Tenho 15 anos e desde os 12 apresento gagueira e tiques motores. Meu pai também é gago e tenho tio

4 respostas
Tenho 15 anos e desde os 12 apresento gagueira e tiques motores. Meu pai também é gago e tenho tio e primo diagnosticados com turete (ñ sei como escreve). A partir disso, estou c/ a seguinte dúvida: o que está ocorrendo comigo pode ser genético ou seria fruto apenas do convívio com meus familiares?
 Vanessa Leme
Fonoaudiólogo
Taubaté
Em primeiro lugar é necessário realizar uma avaliação cuidadosa para investigar a origem de sua gagueira. Segundo Borsel e Taillieu (2001), a gagueira pode ser classificada em idiopática (ou de desenvolvimento) ou adquirida (neurogênica ou psicogênica). No caso da primeira, que é mais comum, estudos recentes mostram que sua origem é multifatorial, ou seja, possui uma origem genética (alguns genes relacionados à gagueira já foram localizados), contudo, a hereditariedade sozinha não responde por sua manifestação, sendo necessário um fator ambiental para seu desencadeamento. Recomendo leitura sobre causas da gagueira no site abragagueira.org.br, lembrando que existem diferentes linhas de pesquisas. Recomendo os tópicos: Neurofisiologia da gagueira - alguns estudos e Perfil familiar e gagueira. Espero que ajude!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prof. Ageu Heringer Lisboa
Psicólogo
Campinas
Recomendo antes de tudo buscar um ou uma fonoaudiólogo/a. Este/a/s são o/a/s mais especializados/a/s nesta questão e dispõem de recursos diagnósticos e terapêuticos adequados. Se necesário indicarão um neurologista para confirmação diagnóstica,
 Sefi Strengerowski
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Não acredito que seja genético, pois se fosse, você já deveria ter esse sintoma antes. Também não deve ser convívio, pois isso não provoca gagueira. Exames são sempre importantes para verificar a parte orgânica. Porém, parece, pelo curto relato, que possa ser um sintoma psíquico. Assim, aconselho também, a procura de um(a) psicólogo(a) para investigar a origem do sintoma e a possibilidade de tratá-lo.
 Geime Rozanski
Psicólogo
Porto Alegre
Não é fruto do convívio familiar, nem é um problema hereditário. Sem dúvida, é um transtorno afetivo.
Procure um bom Psicoterapeuta.

Especialistas

Patricia Morais Amaral

Patricia Morais Amaral

Fonoaudiólogo

São Paulo

Andréa Conceição Lopes de Souza

Andréa Conceição Lopes de Souza

Fonoaudiólogo

São Gonçalo

Marianne Moraes Santos Andrade

Marianne Moraes Santos Andrade

Fonoaudiólogo

Salvador

Blenda Castro

Blenda Castro

Fonoaudiólogo

Belo Horizonte

Leidy Cristian Miranda

Leidy Cristian Miranda

Fonoaudiólogo

Rolândia

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Gagueira
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.