Tenho 23 anos, ansiedade elevada, variações de humor, picos de depressão, hipocondria e eventuais

6 respostas
Tenho 23 anos, ansiedade elevada, variações de humor, picos de depressão, hipocondria e eventuais ataques de pânico. Um profissional me deu a hipótese de bipolaridade. Fui a um psiquiatra e este receitou-manhã:2 comp de venlafaxina75mg+1rivotril 2mg e outro Rivotril a noite. É uma dose muito alta?
Apesar de ter descrito uma variedade de sintomas, creio que é provável que seja Transtorno do Pânico. Para fechar o diagnóstico de Transtorno Bipolar é necessário outros sintomas que não foram descritos. Basicamente seus sintomas são ansiedade mesmo. Venlafaxina é uma ótima medicação. Já o Rivotril, logo que possa aconselho a diminuir as doses e treinar técnicas de relaxamento meditação Mindfullnes e Psicoterapia. Cordialmente, Dra Rita Cytryn

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Considero importante você iniciar imediatamente um atendimento terapêutico para falar um pouco mais desses sintomas apresentados e saber o que está para além da superfície dos mesmos. Procure agendar uma consulta com um psicanalista na sua região.
Conforme dito anteriormente reforço que é imprescindível você fazer um acompanhamento terapêutico aliado à medicação. Você mencionou uma certa variedade de sintomas aparentemente "destintos" que podem ser compreendidos e elaborados em um processo contínuo de terapia, que no caso, eu indico a abordagem psicanalítica.
Continuando às recomendações da Dra Rita, é fundamental aliar a medicação a um bom processo terapêutico. A TCC ( terapia cognitivo Comportamental ) é muito bem indicada no seu caso aliada à técnicas de mindfullness como já foi sugerido. Os transtornos de ansiedade respondem muito bem ao processo. A TCC é um processo de curta duração, na maioria das vezes, pois trabalha com as cognições, emoções e comportamentos tornando-os mais funcionais. Mudar a forma de pensamento disfuncional, a forma de encarar emoções e a forma de se comportar diante dos fatos é fundamental para uma vida equilibrada e saudável.
Olá. Quando se tem muitos diagnósticos como tu descreveste, penso ser ponderável que se revise tudo novamente. Ansiedade, depressão, Hipocondria e Bipolaridade? Nada impede que se tenha esses quatro diagnósticos comórbidos (concomitantes), mas talvez seja apenas 1 ou 2 que causem tudo o que tu sentes. Não vou entrar na questão da medicação, pois talvez seja necessário primeiro consultar novamente um bom psiquiatra, vocês elaborarem um plano terapêutico, baseado na tua história, nos teus sintomas, nos tratamentos que tu já tentaste, e assim, chegar nas hipóteses e medicações mais adequadas. Ainda assim estas doses não estão altas. Converse melhor com quem te prescreveu isso, repensem bem a hipótese diagnóstica e siga bem o plano estabelecido. Boa Sorte. Leonardo.
A venlofaxina é uma boa medicação e essa dose é a padrão, pelo que venho na minha prática clínica. Ela pode chegar até 150 mg, a depender do caso e gravidade dos sintomas. O Rivotril apesar de ser uma excelente ferramenta de alívio de ansiedade em momentos pontuais, já sabemos hoje dos riscos importantes que ele causa ao organismo a longo prazo. O ideal era que vc estabilizasse seu quadro somente com um bom antidepressivo e procurasse uma psicoterapia para auxiliar sua melhora geral!

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Raphael Palmeira

Raphael Palmeira

Psicanalista

Itatiba

Felipe de Nadai

Felipe de Nadai

Psicanalista

Curitiba

Rogerio Carneiro

Rogerio Carneiro

Psicanalista

Brasília

Guilherme Monteiro

Guilherme Monteiro

Médico clínico geral

Montes Claros

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 285 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.