Tenho 35 anos. Há10 anos trato depressão e ansiedade sem sucesso. Já tentei o desmame mas acabo retornando

8 respostas
Tenho 35 anos. Há10 anos trato depressão e ansiedade sem sucesso. Já tentei o desmame mas acabo retornando aos antidepressiv. Há pouco fiz exames pois desconfiava ter alguma disfunção hormonal. A serotonina deu alta e o cortisol 6,7 ndl. Será que a depressão pode ter começado por causa do cortisol?
Recomendo associar ao tratamento medicamentoso a Psicoterapia para autoconhecimento, isso vai lhe proporcionar entender seus aspectos psico emocionais, e assim adquirir maior equilíbrio para sua vida pessoal e profissional.
Abraços

A depressão até pode ser causada por um desequilíbrio químico no organismo, mas pela experiência tenho visto muitos casos de conflito entre aquilo que devo e aquilo que desejo. Como somos orientamos a atender as ordens dos mais velhos desde pequenos, acabamos sufocando e mesmo nem reconhecendo nossos desejos mais íntimos e secretos. O tempo nos cobrará com juros na fase adulta, sendo que a conta será apresentada na forma de depressão, ansiedade e até doenças físicas.
Olhe mais para você mesma, procure reconhecer mais o que sente. Isso tudo vem de dentro, não basta olhar pra fora, terceirizar a solução para um médico e seus remédios. Enquanto for difícil fazer isso sozinha, procure ajuda de um profissional que te ajude a questionar os por quês e pra quês dessa depressão.
Enquanto isso, insira no seu dia, pelo menos uma atividade que realmente te dê prazer.
Forte e carinhoso abraço.
Sugiro associar o ato medicamentoso a psicoterapia, com intuito de buscar o fator desencadeante dessa depressão. Tendo como intuito trabalhar a causa tanto da depressão como das crises de ansiedade. Indico que procure um psicólogo que atue na abordagem cognitiva comportamental. A disposição!!
Pouco provável! Se tiver alguma influência não justifica a depressão de 10 anos com tratamento sem sucesso. Mas a ideia é essa tentar descobrir a causa: corpo x alma!
Sugiro psicoterapia reichiana e lowen.
Boa sorte é que você fique bem!
O que é "insucesso"? Se a depressão não foi controlada, houve insucesso. Se tentou ficar sem antidepressivos e os sintomas voltaram isto não é insucesso: depressão é como hipertensão arterial, asma ou artrite reumatoide, no sentido de requerer tratamento muitas vezes contínuo.

Pacientes sem controle frequentemente não tomaram medicações em doses suficientes ou por tempo suficiente ou suficientemente potentes. Também não se deve esquecer os tratamentos menos usuais como eletroconvulsoterapia e terapia cognitivo-comportamental, que podem funcionar onde os remédios não funcionaram ou complementar os remédios. Finalmente, há alternativas menos usuais (e menos comprovadas) como estimulação magnética transcraniana, suplementações hormonais, nutracêuticos e mesmo psicocirurgia.

Não se dosa serotonina para diagnosticar ou tratar depressão.

Há alterações dos níveis de cortisol em ansiedade e depressão, mas dosar o cortisol não tem nenhuma utilidade no diagnóstico ou tratamento da depressão.
Em minha prática de 15 anos com pacientes depressivos nunca recebi um encaminhamento de psiquiatras com justificativa de correlação de cortisol X depressão. Acredito que não deve haver evidências em pesquisas clínicas. A depressão resulta de uma combinação de fatores. As causas da depressão não são apenas por um desequilíbrio de substâncias químicas do cérebro, e não é curada somente com medicamentos. As causas estão associadas a uma combinação de fatores biológicos (hereditariedade por exemplo), psicológicos (pode ser secundária ou a manifestação a outros transtornos, por exemplo, bipolaridade, TOC, fobias, etc), e fatores sociais (desemprego, conflitos familiares e no trabalho, relacionamento amoroso). O padrão ouro de tratamento é a medicação (sugiro fazer reavaliação com outro profissional) e psicoterapia, de preferência na abordagem cognitivo comportamental. Boa sorte!
Olá! Realmente faz muito tempo de tratamento e você reconhece que não tem tido bons resultados. Não sei se alguma vez você procurou outro profissional para uma segunda opinião. Seria muito bom que você fizesse acompanhamento psiquiátrico e psicológico.
O tratamento psiquiátrico ajudará nos sintomas mas a terapia ajudará na causa, o que levou a depressão, o motivo da sua ansiedade.
É muito tempo de tratamento sem resposta. Minha orientação é que você procure ouvir outras opiniões e incluir no seu tratamento a psicoterapia, que poderá ajudá-la a descobrir o que pode estar por trás da doença. Tratar depressão só com uso de medicação, pode aliviar apenas os sintomas, em se retirando a medicação, pode haver a reincidência de todo o quadro inicial ou mesmo a piora.