Tenho ansiedade. A desrealizaçao pode causar pensamentos irreais? Tipo de eu não ser real, o que fi

20 respostas
Tenho ansiedade. A desrealizaçao pode causar pensamentos irreais?
Tipo de eu não ser real, o que fiquei "louco"?
 Bárbara Lira
Psicólogo, Psicanalista
Barueri
Olá! Pelo que entendo da sua pergunta, com 'desrealização' talvez queira dizer frustrações. Se for isso mesmo, sintomas ansiosos tendem a ficar mais intensos diante de situações e vivências frustrantes, levando a questionamentos maiores. Minha sugestão é buscar uma psicoterapia, nesse ambiente poderá se sentir seguro para elaborar esses sintomas e questões, desenvolvendo elaborações que o auxiliem nas suas vivências. Se cuide.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Gabrieli Antonieli Doimo
Psicólogo
São José do Rio Preto
Sim. A desrealização é um dos sintomas dos transtornos de ansiedade. A Terapia Cognitivo-comportamental é padrão ouro no tratamento da ansiedade, assim é trabalhado a os pensamentos automáticos que você citou, com objetivo de te ensinar a avaliá-los de maneira realista, melhorando a ansiedade. Espero ter ajudado!
 Bruna B. de Oliveira
Psicólogo
São Paulo
Procure ajuda profissional, falar dos seus pensamentos, como eles te afetam e qual o sentido deles vai te ajudar muito.
A desrealização é uma alteração da consciência que se refere à sensação das coisas, pessoas e ambientes não serem reais. É um estranhamento em relação ao âmbito externo. Quando esta sensação se direciona para o próprio sujeito, o nome correto é despersonalização, e nesse caso, há uma sensação de anestesiamento geral, como se a pessoa não mais se reconhecesse e até sentisse como se estivesse fora do corpo. Alguns estudos mostram que a maior parte das pessoas tem experiências assim em algum momento da vida, mas podem indicar também a existência de quadros ansiosos.
Olá! A ansiedade é presente em nossa vida a todo momento. Porém, existem graus que levam a um transtorno onde a pessoa passa a sofrer uma relação abusiva com a ansiedade. Esse sintoma que vc mencionou é bem característico. Vc se perde no mar da ansiedade que te faz projetar um presente e um futuro catastrófico. Somente um acompanhamento psicoterapêutico e às vezes psiquiátrico poderá te ajudar. Sinta-se acolhida.
Terapia EMDR pode te ajudar.
 Denise Azevedo
Psicólogo, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
Olá,
Pode causar sim.
Mas outras questões também podem levar a isso.
É muito importante fazer Terapia para saber de fato o que está acontecendo e poder te ajudar na melhora.
Fico a disposição, caso queira tirar mais dúvidas e agendar um horário comigo.
Abraços
Olá, a ansiedade pode trazer os mais diversos sintomas, a desrealização pode estar associada a mesma, porém é importante investigar mais a fundo o que você entende pelo termo e os sintomas mais detalhados da mesma para tomar as providências necessárias, buscar por um profissional qualificado é a melhor forma de entender e trabalhar esses sintomas, espero que fique tudo bem!
Não ficou. São sintomas típicos de transtornos de ansiedade, mais especificamente transtorno de pânico. Procure um psicólogo cognitivo comportamental experiente para ajudá-lo
Olá! Pode ocorrer. A ansiedade é uma emoção natural, todos nós a vivenciamos de alguma forma. A desrealização ou a despersonalização são sintomas comuns em quadros ansiosos mais graves. Eles costumam surgir em períodos de estresse muito grandes. Como Psicóloga, recomendo que você dê início ao processo de psicoterapia para entender melhor os gatilhos e trabalha-los, regulando assim a sua ansiedade, para que possa ter mais qualidade de vida. Caso já esteja sendo acompanhado por um profissional de psicologia, não deixe de levar essa questão para a sessão. Cuide-se bem!
 Stefano Caberlon
Psicólogo
Porto Alegre
Pode. Contudo, por "pensamentos irreais", o que realmente quer dizer? Nem tudo o que pensamentos é de fato realidade. Pensamentos são apenas pensamentos, imagens, lembranças, fantasias ou ideias. Podem estar de acordo com a realidade ou não. E entender essa diferença entre pensamentos e fatos já é um grande passo para aprender a lidar de modo eficaz com a ansiedade.
olá, não está enlouquecendo não. Você mostrou com sua pergunta que ainda tem o senso entre o real e o imaginário. Ansiedade e experiências traumáticas podem levar a um quadro desses. Procure uma terapia pra por pra fora tudo que te incomoda.
Olá. A sensação de irrealidade em relação ao mundo ao seu redor e até mesmo em relação a si mesmo, pode incluir sentimentos de que você não é real ou de que o mundo ao seu redor não é real, episódios de desrealização ou despersonalização.
No entanto, é importante entender que esses pensamentos são sintomas da ansiedade e não indicam insanidade ou "loucura" por si só. Eles podem ser perturbadores e assustadores, mas são uma resposta temporária do seu cérebro ao estresse e à ansiedade. Buscar apoio de um profissional de saúde mental pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com esses sintomas e recuperar um senso de realidade e estabilidade emocional. Sempre à disposição.
 Camila Mackert
Psicólogo
Ubatuba
Olá, como vai?
A desrealização é um fenômeno no qual a pessoa sente que o ambiente ao seu redor não é real ou parece distorcido. É uma experiência perturbadora e muitas vezes é associada a estados de ansiedade ou outras condições como transtornos dissociativos.
Na terapia cognitiva comportamental (TCC), um princípio central é que os pensamentos, as emoções e os comportamentos estão interligados. Pensamentos irreais ou distorcidos podem levar a emoções negativas e comportamentos problemáticos. Portanto, a sensação de desrealização pode contribuir para pensamentos irracionais, como acreditar que você ou o mundo não são reais, ou pensar que está "ficando louco".
A TCC pode ajudar a lidar com esses pensamentos ao identificar padrões de pensamento negativos ou distorcidos e substituí-los por pensamentos mais realistas e saudáveis.
Fique bem e um abraço.
 Felipe Kubin Rosa
Psicólogo
Florianópolis
Se você está na dúvida de que está louco, é porque não está.
Observe as situações ansiogenicas do seu cotidiano, e veja se não é você mesmo que está se colocando nela.
 Ludmila Nogueira
Psicólogo
Curitiba
Sim, a desrealização, que é uma sensação de desconexão da realidade ou de que o mundo ao redor parece irreal, pode causar pensamentos irreais, como sentir que você mesmo ou o ambiente não são reais. Esses pensamentos podem ser muito perturbadores, mas não significam que você está "louco". Eles são sintomas comuns de ansiedade e podem estar associados a transtornos como o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) ou o Transtorno de Pânico. É importante buscar apoio de um psicólogo ou psiquiatra para entender melhor esses sintomas e receber o tratamento adequado, que pode incluir terapia e, em alguns casos, medicação para ajudar a controlar a ansiedade.
Dr. Rafael Peixoto
Psicólogo, Terapeuta complementar
Petrópolis
Obrigado pela sua pergunta! A desrealização, frequentemente associada à ansiedade, pode causar pensamentos irreais, como a sensação de que você ou o mundo ao seu redor não são reais. Esses sintomas, descritos no DSM-5 como parte do Transtorno de Despersonalização/Desrealização, não significam que você está "ficando louco", mas sim que o cérebro está tentando lidar com níveis elevados de estresse ou ansiedade. A Terapia Cognitivo-Comportamental pode ajudar a reduzir esses pensamentos ao ensinar estratégias para manejar a ansiedade, enquanto a Hipnose Clínica pode explorar e ressignificar as causas emocionais subjacentes. Evite automedicação sem orientação médica. Estou à disposição para ajudá-lo a superar esses desafios e recuperar o bem-estar emocional!
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
A desrealização é exatamente é uma distorção da percepção que pode ocorrer em determinadas situações como em caso de estresse extremo (resposta do cérebro para se proteger de emoções fortes e cria uma distancia emocional), ansiedade intensa ou depressão ou em alguns quadros psiquiatricos. Pode ocorrer a sensação de que o mundo, as pessoas ou até ela mesma não são reais; os objetos podem ter aparencia distorcida. Essas sensações podem levar a pessoa a pensar que está ficando louca ou perdendo o controle. A desrealização e despersonalização são reações que passam após algum tempo onde o cerebro processa as informações de forma diferente. Busque um terapeuta para te auxliar a lidar com essa sensação de modo mais produtivo.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem? A desrealização pode ser uma experiência assustadora, mas é mais comum do que parece, especialmente em momentos de ansiedade intensa. É como se o mundo ao seu redor perdesse um pouco da nitidez, as coisas ficassem estranhas, e você tivesse uma sensação de estar “desconectado” da realidade ou de si mesmo. Isso acontece porque, em estados elevados de ansiedade, o cérebro ativa mecanismos de defesa para lidar com o estresse extremo, e um deles pode ser essa sensação de distanciamento, como se você estivesse vendo tudo através de um vidro fosco.

Agora, sobre os pensamentos irreais, sim, a desrealização pode vir acompanhada de pensamentos como “e se eu não for real?” ou “e se eu estiver enlouquecendo?”. Mas aqui está a parte importante: pensamentos não são fatos. O cérebro ansioso tem uma tendência a entrar em espirais de questionamento, como se tentasse encontrar uma resposta para algo que não precisa de resposta. O medo de estar “louco” é um clássico da ansiedade, mas não significa que isso esteja acontecendo de verdade. Na verdade, o simples fato de você estar refletindo sobre isso já mostra que ainda há um nível de percepção crítica sobre o que está sentindo, o que é um bom sinal.

O que pode ajudar nesse momento é trazer o foco de volta para o presente. Tocar objetos ao seu redor, sentir diferentes texturas, descrever mentalmente tudo o que está vendo e ouvir sons próximos podem ajudar seu cérebro a se reorientar. Técnicas de grounding, como segurar gelo nas mãos por alguns segundos ou sentir o peso do próprio corpo na cadeira, podem ser úteis para "aterrar" essa sensação.

Se essas experiências estiverem frequentes e angustiantes, vale a pena explorar isso em um processo terapêutico para entender melhor os gatilhos e desenvolver estratégias para lidar com essa sensação de forma mais tranquila. Caso precise, estou à disposição!
Olá,
- Não, não ficou louco. Inclusive essa pergunta é real e se puder nos dar mais detalhes sobre o seu caso, poderemos ser mais precisos também.
- A desrealização pode causar diversos tipos de pensamentos sim, mas temos que entender que tipo de desrealização é no momento, se é uma Desrealização Cultural, Afetiva, Familiar, Religiosa, Profissional, tem vários tipos.

Abraços.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.