Tenho ansiedade e sinto sensação de fraqueza nos braços e pernas. Essa sensação pode ser provocada

34 respostas
Tenho ansiedade e sinto sensação de fraqueza nos braços e pernas.
Essa sensação pode ser provocada pela ansiedade?
A ansiedade não causa a fraqueza muscular em si, mas acarreta constante sensação de cansaço ou enfraquecimento dos membros.

A ansiedade é uma maneira do corpo e da mente reagirem a uma situação considerada intimidadora, sendo que esta pode ser interna ou externa. Isso gera alteração no funcionamento geral do nosso corpo que agora está se preparando para alguma situação que demandará mais dele. Por isso a ansiedade em excesso é tão desgastante ela se relaciona a momentos de stress e sentir isso por muito tempo fadiga o organismo e consequentemente tem efeitos na nossa saúde mental.

Se você está experimentando essas sensações muito intensas ou com muita frequência busque um profissional de saúde mental. Apenas relacionando os sintomas à sua história pessoal é possível pensar nos significados e potenciais intervenções para redução desses sintomas e alcançar um maior bem estar.

Imagino como essa sensação deve ser péssima. A ansiedade é uma emoção natural da gente, sabia? Algumas vezes, por causa de eventos que a gente passa, essa emoção pode ficar desregulada. Quando a gente fica ansioso, um monte de coisa muda no nosso corpo, a frequência cardio-respiratória, dilatação da pupila, em alguns casos até se amplifica alguns processos atencionais, acredita? Então, muita coisa no teu corpo pode ser afetada pela ansiedade, mas eu sempre gosto de olhar mais de perto pra essas questões pra gente não fazer uma análise simplista. Me manda uma mensagem pra gente conversar um pouco melhor sobre o que você está sentindo. Tenho umas ideias interessantes que gostaria de compartilhar com você
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Por apresentar sintomas físicos, é importante avaliar junto ao médico, podendo ser um clínico, para se descartar qualquer possibilidade de alteração de ordem biológica. Após a avaliação clínica, não havendo a constatação de nenhuma alteração orgânica, então pode-se tratar como uma ansiedade. Nesta ocasião, basta marcar uma consulta como um Psicólogo para iniciar o seu processo terapêutico. Ressalto que, nada a impede de iniciar com a terapia. Espero ter contribuído de alguma maneira.
Olá, é importante buscar por um médico e avaliar suas condições físicas para descartar hipóteses biológicas, a ansiedade pode levar a um estado de cansaço inexplicável ou não condizente com o esforço real aplicado a determinados exercícios comuns do dia a dia, é indispensável buscar por um profissional da psicologia que possa te orientar e investigar melhor seus sintomas e perceber o quanto essas dores físicas estão atreladas ao emocional, que também é uma hipótese, reforço que é necessário uma avaliação médica, assim como um acompanhamento psicológico para te auxiliar no manejo da ansiedade e de sintomas associados ou de qualquer outra origem emocional.
Pode sim. Vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível ansiedade que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
É interessante descartar questões clinicas, desse modo, oriento agendar com um clínico. Em relação a ansiedade, é esperado que como reação fisiológica, você sinta uma tensão muscular, o que pode acarretar essa sensação de fraqueza após o episódio.
Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 230
É possível que sim, mas nesse caso também é recomendada a avaliação médica para descartar outras causas de natureza orgânica, já que envolve sintomas que são comuns a outros quadros clínicos para além de quadros de ansiedade.
Olá, sim é possível que a ansiedade tenha uma relação com estes sintomas físicos, porém é importante ter uma avaliação medica para analisar a causa deste problema se é biológico ou emocional, se for o caso de ser um problema emocional, seria recomendado um acompanhamento psicológico, para apreender a lidar com a ansiedade e ter uma boa qualidade de vida.
Olá! É importante que você marque uma consulta médica para descartar qualquer problema físico. Caso seja descartado, procure um Psicólogo.
Olá! Pode ser um sintoma de ansiedade sim.
Porém, é interessante que vc procure o seu médico para que ele possa lhe examinar e verificar se há algo de origem orgânica. Caso essa hipótese seja descartada, podemos pensar na possibilidade de que o seu psicológico esteja sim, afetando o seu corpo.
Mas penso que: se vc associou essa sensação à ansiedade, é pq vc vem se sentindo ansioso(a) além do normal, certo?
Então, se vc sente ansiedade além do que é aceito como saudável, recomendo buscar ajuda profissional para que vc possa falar sobre isso que está lhe causando tanta ansiedade a ponto de afetar o seu corpo.
Lembrando que o emocional também afeta a imunidade do sujeito.
Se desejar, podemos agendar uma primeira sessão para que vc possa falar sobre o que tem lhe deixado ansioso(a).
Olá, como vai? Sensações corporais de fraqueza e respiração encurtada podem estar associadas a questões de ansiedade. Cabe salientar que existem tratamentos específicos para casos de ansiedade e pânico. Por isso, aconselho a buscar ajuda psicológica qualificada para iniciar um tratamento que identifique as diversas variáveis envolvidas nesse processo ansiógeno e, assim, consiga traçar o melhor trajeto terapêutico para sanar essa questão. Espero tê-la(o) ajudado!
Uma das formas eficazes de se perceber a ansiedade é através das respostas fisiológicas (sintomas), ou seja, aquelas que sentimos em nosso corpo, assim como alguns sentimentos como por exemplo o medo.
Então sim, essa sensação pode ser provocada em uma crise de ansiedade.
Olá. Faço votos de que esteja sentindo-se melhor. Os sintomas que você relatou podem ser vistos sob duas perspectivas. A primeira é a de que eles fazem parte do que se pode chamar uma condição nervosa, a qual será composta por ansiedade ou nervosismo, certos distúrbios de humor como depressões não melancólicas e não psicóticas, manifestações corporais mais ou menos associadas a estresse, e, por fim, fadiga. Trata-se do que se chama correntemente de nervosismo, e corresponde por exemplo ao que foi chamado de psicastenia por Janet ou de neurastenia por muitos autores. Nenhuma classificação utilizada atualmente engloba esses sintomas e a tendência é a de classificar cada um deles em "doenças" diferentes (coloco o termo entre aspas porque não se trata de doenças bem delimitadas, mas de um fenômeno de multiplicação de pseudo-entidades clínicas decorrente do afã da psiquiatria contemporânea em medicar). Do ponto de vista, entretanto, de uma perspectiva classificatória que se valha de conjuntos de sintomas, pode-se sim dizer que as dificuldades que você relata costumam andar juntas, embora não se possa fazer afirmações mais fortes a propósito por exemplo de relações de causa e efeito. Há, agora, uma segunda perspectiva, que passarei a descrever. Ela advém não da tradição psiquiátrica, mas da psicanalítica. Parte-se da ideia de que sintomas têm um sentido na vida do indivíduo e que deve ser dada a este a palavra a propósito de seu sofrimento. Esse ponto de partida redunda em um método de tratamento por meio do qual vem à tona que os sintomas (em especial coisas como depressões, ansiedades e certas dores) são uma como que resposta encontrada pelo sujeito para lidar com conflitos que não podem ou não puderam ser dissolvidos por outros meios. Outra coisa que é constatada por esse método é que esses sintomas desaparecem uma vez formuladas e colocadas em palavras as dificuldades que lhes deram ensejo. Essa perspectiva é muito mais "psicológica" do que a psiquiátrica anterior, já que toma em consideração o indivíduo não como mero organismo, mas como ente dotado de subjetividade e de uma capacidade reflexiva poderosa, a qual, se bem conduzida, repercutirá no corpo ele mesmo. Deste ponto de vista, pode-se dizer que os sintomas que você mencionou, para além de relacionarem-se entre si, relacionam-se cada um à totalidade da sua vida subjetiva ou anímica (o termo não é importante), noutras palavras, relacionam-se ao conjunto de sua história individual.
Olá! Primeiramente uma avaliação médica é sempre pertinente para descartar qualquer alteração de ordem orgânica! Os teus sintomas relacionadas a fraqueza muscular podem estar relacionadas a um quadro de ansiedade , porém a avaliação médica no início é a mais indicada.
Olá! Procure um médico para descartar problemas orgânicos. Descartada essa possibilidade, busque um psicólogo. O que vc relata pode ser sintoma de ansiedade sim, mas é preciso passar pela avaliação de um profissional. Busque colocar no seu dia-a-dia atividades que lhe deem prazer e façam relaxar. Procure ter momentos de pausa. Sei que com a correria do nosso cotidiano é difícil, mas isso ajuda a reduzir a ansiedade e fazem muita diferença em se tratando de saúde mental e qualidade de vida. Um abraço!
Olá, em primeiro lugar precisa verificar ser isso não é uma doença que não esteja ligada ao seu emocional. Então procure um medico para identificar se é questões fisiológicas. Caso, se constada descartada o diagnóstico de alguma doença física, o próprio médico te encaminhará para a psicoterapia. Se cuide!!
Olá, como esta se sentindo neste momento? Bom, sobre a ansiedade ela é caracterizada por preocupação excessiva, persistente e de difícil controle, e é acompanhado por alguns sintomas físicos ou psicológicos que causam sofrimento e prejuízo no desempenho, incapacitando a pessoa de realizar inúmeras coisas.
Junto a isso tem a preocupação e o medo que te paralisam, ocupam grande parte do seu tempo, consomem sua energia e diminuem o seu rendimento, isso faz com a produtividade e qualidade do seu corpo e mente diminuam.
O acompanhamento com um psicólogo neste caso é super importante, e também em conjunto marcar uma consulta medica caso os sintomas físicos persistam.
Fique a vontade e pode contar comigo para uma conversa. Um abraço.

Esses podem ser sinais de que a ansiedade ultrapassou o nível normal.
A resposta é sim. A ansiedade pode sim causar as sensações que você relata devido ao efeito da adrenalina no Sistema Nervoso Central, porém é importante antes de afirma que é relacionada a ansiedade, procurar o seu médico e descartar causas orgânicas.
Olá, bom dia, tudo bem?

A ansiedade, em si, não é uma causa para a sensação física de fraqueza, porém, é um sintoma que é importante se estar atento, já que quando o organismo se encontra, de forma persistente e recorrente, exposto à ansiedade, a consequência é o cansaço, a fadiga e o esgotamento.
A tensão prolongada causa esgotamento, e pode ser que essa sensação de fraqueza muscular esteja sim, relacionada à ansiedade, no seu caso. No entanto, é importante realizar exames médicos que descartem possibilidades de algum transtorno físico, e procure ajuda psicológica, para trabalhar o estresse a ansiedade e investigar os seus sintomas.

Espero ter ajudado, estou à disposição.

Abraço.
Ola.... De inicio seria necessário procurar uma avaliação medica para descartar questões orgânicas ou mesmo falta de vitaminas e nutrientes. No aspecto emocional procurar um psicologo se tornaria necessário para avaliar quadro de ansiedade ou outro. A ansiedade tem como principais sintomas comuns: preocupação excessiva e, muitas vezes, irrealista;
ver perigo em tudo; alterações no sono; sensação de tontura, falta de ar e taquicardia; insegurança; problemas digestivos; suor frio . Cada sujeito pode manifestar ou não determinados sintomas, sendo necessariíssimo acompanhamento psicológico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Sim, a sensação de fraqueza nos braços e pernas pode ser um sintoma de ansiedade. A ansiedade pode causar uma variedade de sintomas físicos e emocionais, incluindo fadiga, tensão muscular, dificuldade para se concentrar e, às vezes, sensação de fraqueza nas extremidades. No entanto, é importante notar que esses sintomas podem ser causados por uma variedade de outras condições médicas e psicológicas, incluindo desidratação, desequilíbrio de minerais, problemas de saúde subjacentes e transtornos de ansiedade. Se você estiver experimentando sintomas de fraqueza, é importante consultar um profissional de saúde para avaliar a causa subjacente e receber o tratamento adequado.
Olá! Pode sim. Inclusive demais outros sintomas. O importante é saber se esta condição ansiosa é parcial, circunstancial ou generalizada e após compreender os gatilhos das quais levam você a ficar neste estado. Uma escuta qualificada pode ser benéfica para juntos, traçarem estratégias de investigação, fortalecimento e principalmente de compreensão.
Um abraço!
Olá! Pode sim, mas é muito importante avaliar com um médico para saber se existe alguma questão física. Descartando isso, seria bom avaliar sobre fazer terapia para tratar a ansiedade e outros incômodos ok? Espero ter ajudado. Fico a disposição.
Sim, a sensação de fraqueza nos braços e pernas pode ser um sintoma da ansiedade. Durante episódios de ansiedade, o corpo libera uma série de hormônios do estresse que podem causar diversos sintomas físicos, incluindo tensão muscular, tremores e sensação de fraqueza. Esses sintomas são reações normais do corpo ao estresse, mas se persistirem ou piorarem, é importante procurar um profissional de saúde para avaliar a causa e orientar o tratamento adequado.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
A ansiedade não causa a fraqueza nos membros em si, mas, sim, promove constante sensação de cansaço ou enfraquecimento dos membros. Esta é intensificada durante uma crise ou ataque de ansiedade.
Olá! Acho importante realizar uma avaliação clinica com um médico para identificar se há alguma causa física. Descartando essa possibilidade pode-se iniciar um tratamento com psicólogo - a ansiedade pode causar variados sintomas como a sensação de peso, cansaço ou enfraquecimento nos membros. Procure ajuda.
Oi. Sinto muito pelo que está passando. Mas que bom que você está em busca de ajuda hein? Isso demonstra uma preocupação e cuidado consigo. A ansiedade, em si, não é UNICAMENTE uma causa para a sensação física de fraqueza. Seria interessante você buscar ajuda médica para descartar problemas físicos também. Procure também um psicólogo que você se identifique para juntos entendermos sua história, sintomas e o que mais pode estra causando ansiedade (que pode ser de várias formas). Me coloco à disposição. Abraço!
Sim, essa sensação pode ser associada a ansiedade sim.
Olá, como está?
Essas sensações, entre muitas outras, podem estar associadas a momentos de ansiedade, por isso é interessante buscar um psicólogo para você ter um espaço e poder falar mais sobre esses momentos de fraqueza nos braços e pernas.
Um psicólogo poderá te ouvir melhor sobre como são esses momentos, como mais você se sente, o que mais você sente, as origens e poderem construir saídas e soluções para esse incômodo e sintomas.
Espero ter ajudado.
Olá, pode ser associada a ansiedade sim, indico iniciar uma terapia para começar tratar a ansiedade e conseguir lidar com ela, também para descartar problemas físicos, seria interessante a busca por um medico. Fico à disposição, abraço.
Sim, a sensação de fraqueza nos braços e pernas pode ser um sintoma comum associado à ansiedade. Durante episódios de ansiedade, o corpo tende a entrar em estado de alerta, o que pode levar a uma resposta de "luta ou fuga" e causar sintomas físicos, como tensão muscular e sensação de fraqueza. Esses sintomas são uma manifestação do impacto da ansiedade no corpo. No entanto, é importante sempre consultar um profissional de saúde para obter uma avaliação adequada e descartar outras possíveis causas médicas.
Olá! Compreendo suas preocupações em relação à sensação de fraqueza nos braços e pernas e como isso pode estar relacionado à ansiedade. É importante ressaltar que é importante investigar outras questões de saúde que podem estar contribuindo para esses sintomas. Recomendo que você consulte um profissional de saúde, como um médico, para realizar uma avaliação completa e descartar quaisquer causas físicas para estes sintomas.
Uma vez que questões médicas tenham sido descartadas ou tratadas, podemos direcionar nossa atenção para a ansiedade. Como psicóloga, acredito na importância de compreender a ansiedade em um contexto mais amplo, incluindo suas manifestações físicas. A ansiedade pode, de fato, desencadear sensações de fraqueza nos braços e pernas, bem como outros sintomas físicos, como tremores, sudorese e palpitações cardíacas. Além de sintomas emocionais, tais como: preocupação excessiva, pensamento acelerado, entre outros.
Durante a psicoterapia é possível compreender as causas da sua ansiedade, incluindo fatores de estresse, experiências passadas e preocupações atuais que possam contribuir para esses sintomas físicos. Além disso, o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento para lidar com a ansiedade e suas manifestações físicas. Isso pode incluir técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, e a identificação de gatilhos de ansiedade.
Também se trabalha em psicoterapia o reconhecimento de padrões de pensamento e comportamento que podem aumentar a ansiedade. Os benefícios da psicoterapia também envolvem a promoção do bem estar geral.
Lembre-se de que a ansiedade é uma condição tratável, e a psicoterapia é um espaço seguro para explorar suas preocupações, compreender suas causas e aprender estratégias para lidar e superar a ansiedade. Caso decida avançar com a psicoterapia ou tenha mais perguntas sobre como podemos trabalhar juntas para enfrentar sua ansiedade, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo. Estou aqui para apoiar você em sua jornada de bem-estar emocional. Sucesso naquilo que busca e até breve!
Ola, boa tarde. Espero que esteja melhor! A ansiedade pode vir junto com alguns sintomas físicos, incluindo fraqueza e cansaço, porém sugiro que você faça uma avaliação médica para descartar causas físicas/orgânicas. E o acompanhamento psicologico para cuidar da ansiedade que tem trago prejuizos para sua vida. Cuide de você, você nao precisa passar por isto sozinha, Conte comigo. @psiluanamarys
Olá, boa tarde! A ansiedade pode se manifestar de diferentes formas em cada ser humano. Ela pode causar uma variedade de sintomas físicos, incluindo sensação de fraqueza nos braços e pernas, sugiro que procure uma ajuda psicológica. Embora a ansiedade possa causar esses sintomas físicos, é sempre recomendável procurar um profissional de saúde para avaliação adequada. Outras condições médicas também podem causar sintomas semelhantes, e um profissional de saúde pode ajudar a determinar a causa específica dos seus sintomas e recomendar um plano de tratamento adequado.