Tenho deficiência de vitamina b12, 78% foi o resultado do último exame. Que devo fazer?
3
respostas
Tenho deficiência de vitamina b12, 78% foi o resultado do último exame. Que devo fazer?
Boa tarde! Melhora no consumo de alimentos fonte são a principal forma de corrigir e previnir o retorno lá na frente, dependendo do caso, a suplementação pode se fazer necessária também. Pode ser encontrada em fontes animais como fígado, atum, truta, salmão, leite e ovos. Caso você tenha alguma restrição em relação à esses alimentos, o ideal é suplementar mesmo e precisará de um profissional para individualizar a sua dose. Espero ter ajudado, grande abraço!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Infelizmente não podermos orientar condutas e fazer prescrições sem uma avaliação individualizada sua.
Sugiro que busque atendimento com o profissional que solicitou os exames ou outra de sua confiança para uma avaliação sobre seu histórico, queixas e exames.
Infelizmente não podermos orientar condutas e fazer prescrições sem uma avaliação individualizada sua.
Sugiro que busque atendimento com o profissional que solicitou os exames ou outra de sua confiança para uma avaliação sobre seu histórico, queixas e exames.
Ola! Preciso esclarecer o resultado para ajudar melhor.
Quando voce menciona "78%", provavelmente o resultado do exame foi de 78 pg/mL (picogramas por mililitro), que e a unidade mais comum para vitamina B12. Esse valor e considerado deficiente, ja que os valores de referencia normais geralmente ficam acima de 200-300 pg/mL.
A deficiencia de vitamina B12 e uma condicao que merece atencao medica, pois pode causar sintomas como cansaco, formigamento nas maos e pes, perda de memoria, anemia e outros problemas neurologicos.
O que voce deve fazer:
- Consulte um medico o quanto antes para avaliar o resultado e prescrever o tratamento adequado.
- O tratamento pode ser feito com suplementos de vitamina B12 por via oral (cianocobalamina ou metilcobalamina) ou, em casos de ma absorcao, por injecao intramuscular, dependendo da causa da deficiencia.
- O medico tambem investigara a causa da deficiencia (dieta pobre em B12, uso de metformina, gastrite atrofica, doenca de Crohn, etc.).
Nao inicie suplementacao por conta propria sem orientacao medica, pois e importante tratar a causa e nao apenas o sintoma. Agende uma consulta com urgencia relativa.
Quando voce menciona "78%", provavelmente o resultado do exame foi de 78 pg/mL (picogramas por mililitro), que e a unidade mais comum para vitamina B12. Esse valor e considerado deficiente, ja que os valores de referencia normais geralmente ficam acima de 200-300 pg/mL.
A deficiencia de vitamina B12 e uma condicao que merece atencao medica, pois pode causar sintomas como cansaco, formigamento nas maos e pes, perda de memoria, anemia e outros problemas neurologicos.
O que voce deve fazer:
- Consulte um medico o quanto antes para avaliar o resultado e prescrever o tratamento adequado.
- O tratamento pode ser feito com suplementos de vitamina B12 por via oral (cianocobalamina ou metilcobalamina) ou, em casos de ma absorcao, por injecao intramuscular, dependendo da causa da deficiencia.
- O medico tambem investigara a causa da deficiencia (dieta pobre em B12, uso de metformina, gastrite atrofica, doenca de Crohn, etc.).
Nao inicie suplementacao por conta propria sem orientacao medica, pois e importante tratar a causa e nao apenas o sintoma. Agende uma consulta com urgencia relativa.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Existe alguma contra indicação do polivitamínico “Centrum Silver Homem 50+” para pessoas com diverticulite? E para pessoas ostomizadas ?
- Que exames é necessário fazer para saber que vitaminas seu corpo precisa?
- Qual o sintoma da deficiência de vitamina, no intestino?
- Tenho uma ótima alimentação saudável, tomo vitamina, porém tenho muita fadiga, fui ao médico ele disse que é ansiedade, pode ser?
- Gostaria de saber se Ácido folico causa constipação intestinal?
- Bom dia ,me chamo Ana ,a 16 dias estou tomando a vitamina famifert estou sentindo enjoo seis emchados e doloridos e muita vontade de fazer xixi esses efeitos é normal?
- Bom dia Pessoa com diabetes pode tomar centrum select?
- Bom dia, quem tem problema de fígado, pode tomar Centrum?
- Meu metabolismo é acelerado, não consigo engordar, o que devo fazer para engordar??
- Boa tarde Qual a melhor forma de suplementar a vir D? Vit D ou D3 ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 97 perguntas sobre Deficiência De Vitaminas
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.