Tenho dificuldade de me expressar, por isso não consigo ir ao psicólogo. É normal não conseguir se c

15 respostas
Tenho dificuldade de me expressar, por isso não consigo ir ao psicólogo. É normal não conseguir se comunicar com ninguém, nem com um profissional?
Se expressar é primordial para que consigamos nos colocar frente às mais diversas situações que acontecem em nossa vida, assim conseguindo nos relacionar de forma mais saudável e alinhada com o que planejamos a nós mesmo. Atualmente existem vários artifícios para se conversar com um psicólogo, podendo a sessão ser realizada de forma remota; com a câmera desligada; por chamada de voz; por mensagem de texto e afins, aos poucos progredindo para uma sessão completa de com vídeo e áudio ligados ou presencialmente, pelo tempo necessário. O progresso em terapia reflete o progresso no dia a dia, procurar um profissional que te compreenda e possa atender em todos os seus termos seria o ideal. Estou à disposição.

Olá! Mais do que dizer se é normal ou não, penso que o mais importante é avaliar o quanto isso lhe traz de sofrimento. E me parece que há bastante dor, não? Cuidar da sua dor é importante, e o profissional indicado para esse cuidado é o psicólogo. A consulta com o psicólogo não precisa seguir aquele modelo que a gente vê em filmes ou que estamos mais acostumados. É importante que se construa um espaço que seja confortável para você, fazendo as adaptações adequadas. Dê essa chance a você mesmo(a) e não deixe de se cuidar!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento de sofrimento psiquico - R$ 200
Olá! Eu entendi que você está com dificuldades para se comunicar e se expressar de forma assertiva, ou, da forma como gostaria para resolver as situações do cotidiano, nos contextos da vida. Realmente, essa é uma habilidade comportamental essencial em nossas vidas. Para obter a ajuda que precisa, de fato é necessário uma avaliação psicológica com um psicoterapeuta, permitindo que o profissional compreenda o seu padrão de funcionamento, como: entender desde quando está com essa dificuldade e quais os impactos/prejuízos tem causado..., verificar se há algum fator que coincide com o início desse quadro atual... se têm algum aspecto no contexto de ambiente ou pessoas que ameniza ou intensifica essa tensão e desconforto (quando é necessário se expressar)... investigar que palavras ou imagens vêm a sua mente e quais emoções são sentidas nos momentos que precisa se comunicar.
Caso seja alguma mudança abrupta de comportamento que possa ter características quadros de fobia social por exemplo, um psicoterapeuta especializado em Terapia Cognitivo Comportamental conseguirá apoiar através de manejos baseados em tratamentos que tenham evidências de eficácia. Caso seja falta de habilidades, será possível uma evolução gradativa através de autoconhecimento e desenvolvimento das habilidades, após um plano estabelecido no processo de psicoterapia.
Espero ter contribuído de alguma forma, e permaneço à disposição.
Só com o tempo e a relação terapêutica existindo que vc conseguira se expressar. Vc não está sozinho. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível dificuldade de se expressar que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
A dificuldade de se expressar é algo bastante comum e pode estar ligada a vários fatores, dentre eles o modo como você construiu suas crenças, autoestima e como você "viu a vida" na sua criação em seu meio.

É importante entender sobre a sua responsabilidade na desconstrução/construção dessas crenças, para, aos poucos, se sentir seguro pra falar.. seja com um profissional ou com alguém que você ame/confie

Não é mesmo algo fácil de fazer, mas pode ajudar entender sobre a sua responsabilidade em trabalhar para chegar a um nível de conforto ou lidar com o desconforto que te permita falar/pedir ajuda

Também é muito importante entender que iniciar o processo psicoterapeutico é uma caminhada de tentativa e erro.. é preciso começar, ver se você se identifica com um e entender que se não gostar, sempre haverão outros profissionais, outras abordagens, todos disponíveis para te escutar ativa e profissionalmente, até que esse conforto venha.

O espaço terapêutico é o seu espaço, sem julgamentos, sem culpas.. só acolhimento!!

Que tal experimentar?

Espero que consiga e que fique bem!

;)
Olá! A comunicação faz parte do nosso ser,ou seja,tanto a utilizamos como forma de nos colocar no mundo,bem como,integarir com os demais e se faz importante em todos os contextos! Relativo a sua dificuldade em falar até mesmo com o psicólogo é normal,e garanto que um bom profissional conseguira manejar isso de forma que você se sinta a vontade até conseguir se expressar como gostaria,além de poder aprender maneiras mais assertivas de se comunicar e se relacionar! Converse com um psicólogo de forma informal antes de marcar a consulta! Fico à disposição.
Olá. É comum pessoas que não saibam se expressar, mesmo com profissionais. Mas nas sessões de terapia, diferente do que vemos em filme, o psicólogo vai saber te conduzir para que você consiga transmitir o que está sentindo e fazer com que você sinta-se mais a vontade e mais confiante para se expressão. Dê uma chance para a terapia e você verá ótimos resultados! Cuide-Se.
Bom dia
A sua dificuldade lhe atrapalha no dia a dia? Se sim. É necessário procurar ajuda de um profissional experiente para lhe ajudar a desenvolver habilidades sociais
Já atendi muitos pacientes que quando chegaram ao meu consultório disseram que quase tinham cancelado a consulta devido estarem preocupados com o que falar, por terem dificuldades em se expressar etc.. Isto é muito comum, e muitas e muitas vezes a pessoa se expressa muitíssimo bem, só que devido a ansiedades e pensamentos distorcivos acha que não se comunica bem e por isso se trava e com isso sofre muito. Procure um psicólogo que lhe inspire confiança e vai enfrente, acredite em você. Se preferir pode fazer as consultas online, que são super seguras e funcionam perfeitamente bem. Sucesso para você!
Olá! Para o seu caso a Psicologia Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapeuta, poderá lhe ajudar.
Olá! A sua questão me pareceu bastante objetiva e razoável. Imagino que falar de sentimentos seja seu grande desafio. Não vejo como algo fechado, é algo que, conforme melhora o vínculo e a confiança, você fica mais livre e falante também. Tem medo de críticas? Fico à disposição!
Olá! A comunicação é algo fundamental para a nossa sobrevivência. A comunicação com um psicólogo é algo difícil e pode ser desafiadora até para quem não tem dificuldade para se expressar. Mas pelo que você disse, comunicação e expressão é uma dificuldade que você apresenta de modo generalizado. Quais prejuízos essa dificuldade traz pra você? Existem áreas na sua vida que são afetadas por essa dificuldade? Ex.: Trabalho, relacionamentos interpessoais, etc. Se isso for algo que vem trazendo prejuízos a você, seria importante que você trabalhasse essa dificuldade em uma psicoterapia. No começo vai ser difícil, assim como quando aprendemos qualquer habilidade, como por exemplo, falar uma nova língua. Mas com a repetição, ao longo do tempo, vai se tornando mais simples e natural. Existe um motivo para você ter essa dificuldade, é importante que você entenda o motivo, e partir disso trabalhar ferramentas para o desenvolvimento dessa habilidade tão importante que é a nossa comunicação! Isso só será possível através de uma psicoterapia.
Assim como você, muitos pacientes que apresentam dificuldades de se expressar, fantasiam esse primeiro contato com um terapeuta, com o temor da exposição, julgamentos, medo de críticas entre outras questões, provocando angústia, acarretando em resistência ao primeiro encontro. Apenas marque a consulta e compareça no horário programado - permita-se ter o primeiro contato com um profissional.
Olá! É mais comum do que você imagina! Assim como você, muitas pessoas têm dificuldades em se comunicar e se expressar. Mas você vai precisar se permitir ir à terapia até para conhecer e desmistificar algumas crenças. Você vai ver que o profissional tem a capacidade de conduzir o processo e também de se utilizar de técnicas para que essa comunicação aconteça. Não tenha medo, o Psicólogo vai te acolher e te ajudar a entender o que está por trás das suas dificuldades. A comunicação é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Te desejo coragem e sucesso! Um abraço!
É incomum sim. Mas talvez o que você queira dizer é que tem dificuldade de se expressar frente a frente, ao vivo, pois aqui você conseguiu se expressar através da escrita. Talvez você tenha alguma fobia ou alguma ansiedade social elevada. Caso seja muito difícil ter que falar, você pode inicialmente levar tudo escrito ao profissional e ir vendo o quanto consegue, aos poucos, ficar mais à vontade com ele.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!