Tenho gastrite a minha e enatematosa quais alimentos posso consumir?

5 respostas
Tenho gastrite a minha e enatematosa quais alimentos posso consumir?
Boa tarde,
Normalmente em um tratamento de gastrite retiramos os alimentos que possam machucar seu estômago como cafeína, álcool, alimentos que fermentam como pães, massas e bolos, doces em geral como goiabada, sorvetes, temperos picantes como pimenta, molhos, gorduras , frituras e excesso de proteína como carnes que necessitam do trabalho do estômago para fazer a digestão. Dependendo do grau da gastrite também é recomendado alimentos mais bem cozidos para facilitar o trabalho do estômago.
Para determinar a alimentação é necessário maiores investigações alimentares, e eu também utilizo a solução de aloe vera antes das refeições para facilitar a recuperação. Porém esta solução eu indico uma marca específica e não o aloe vera do nosso jardim. É necesssário que o produto tenha um tratamento adequado para não aumentar a inflamação no seu estômago. Outro aspecto muito importante é a mastigação. O importante é facilitar o trabalho do estômago nesta fase de recuperação.
Quando penso em gastrite também avalio o aspecto emocional do indivíduo pois o stress dificulta a digestão promovendo dores e dificultando a boa nutrição. Muitas vezer problemas no estômago significam emoções não digeridas, que precisam ser trabalhadas para que essa condição não volte. Então o acompanhamento psicoterápico também é de grande importância para a saúde do indivíduo. Espero ter ajudado.

Uma alimentação mais natural possível, evitando ao máximo industrializados. E algumas condutas específicas, como prescrição de alguns fitoterápicos que iriam ajudar no tratamento.
Olá! O tratamento dietoterápico para a gastrite enantematosa é similar ao da gastrite "comum" e objetiva reduzir a progressão das lesões, além de atenuar os sintomas, tão incômodos. De um modo geral o ideal é que se evite o consumo de alimentos que possam causar desconforto gástrico e lesionar ainda mais a mucosa e o epitélio estomacal: alimentos e preparações gordurosos; bebidas alcoólicas e gaseificadas; enlatados e conservas; estimulantes (ex: café, chá preto, chá verde, chocolates); frutas ácidas (ex: laranja, morango, kiwi, tomate, outros); doces concentrados (ex: goiabada, doce de leite, compotas de frutas, outros); condimentos; temperos industrializados; leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilha, outras). Por outro lado, a recomendação é que se adote uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras, laticínios magros (leite desnatado, queijos brancos, iogurte natural desnatado) e grãos e cereais integrais; fracionar a alimentação, evitando o consumo de grandes volumes por refeição; realizar as refeições sem pressa, mastigando bem os alimentos; optar por alimentos bem cozidos e em temperatura morna/ambiente; preferir carnes brancas, retirando-se a pele antes da cocção; chás calmantes também podem ser ingeridos p/ auxiliar na redução dos sintomas (ex: hortelã, alecrim, camomila). Importante frisar que as recomendações podem variar de paciente para paciente, considerando as particularidades de cada um em termos de tolerância a determinados alimentos e grau de progressão da doença.
Algo que quase ninguém imagina é que a primeira atitude recomendada é cortar leite e seus derivados. Isso, mesmo! Iogurte, queijos, manteiga, sorvetes, entre outros, entram na lista dos proibidos para quem está com gastrite.
o que irá lhe ajudar é tomar 30 minutos antes das refeições chá de alecrim, erva-doce ou hortelã. E, para quem não tem tempo no dia a dia, é possível mandar manipular e fazer em forma de tintura que se transforma em algumas gotinhas das ervas indicadas. Ainda para amenizar a dor, também pode ser tomado suco verde, couve, mamão, maçã ou a *babosa (aloe vera - não é qualquer uma, tenha uma em especifica) em jejum porque são calmantes para o estômago e ajuda no tratamento.
Procure ajuda profissional, assim dá para analisar seu caso e vê qual o tratamento mais indicado para você.
Olá!!Consumir alimentos anti-inflamatórios com frequência como por exemplo, gengibre, canela, açafrão, orégano, alecrim, cebola, alho-poró, o aspargo, repolho roxo, frutas vermelhas, alcachofras, rúcula, couve, brócolis, couve de Bruxelas, repolho, couve-flor e agrião, ovos, abóbora, linhaça ou chia e também o ômega 3 diariamente pode contribuir no alívio dos sintomas.
Outras dicas para se sentir melhor durante as crises é procurar elevar a posição ao deitar-se, colocando a cabeça mais alta que os pés; evitar se deitar após as refeições, aguardando de 2 a 3 horas pelo menos.
• Observe os alimentos que lhe causam desconforto e procure evitá-los. Cuide-se e procure descobrir a verdadeira causa da questão!