Tenho hipersensibilidade na visão , tato, paladar, olfato, audição.É possível que eu tenha TPS ou é

3 respostas
Tenho hipersensibilidade na visão , tato, paladar, olfato, audição.É possível que eu tenha TPS ou é possível que eu tenha Tea mesmo me socializando?
Infelizmente, não é possível fazer qualquer diagnóstico com as informações de que você tem "hipersensibilidade na visão, tato, paladar, olfato, audição". Você deve consultar um psiquiatra, que vai entrevistar você e, primeiramente, constatar o que é esta "hipersensibilidade", pois nem sempre que as pessoas observam algo, isto corresponde a um sintoma. Adicionalmente, o psiquiatra fará todas as perguntas para verificar se você tem algum transtorno e, se tiver, qual o diagnóstico mais provável. Mesmo que a hipersensibilidade seja confirmada, pode ter muitas causas diferentes, inclusive daquelas duas que você cita. Isto, sem levar em conta que o "TPS" (transtorno de processamento sensorial) não é um diagnóstico cuja existência é unanimemente aceita.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Ronney Eustorgio Machado
Psiquiatra, Médico perito
Guará
Saudações! A hipersensibilidade a sons, luzes, cheiros, sabores ou ao toque pode estar presente em diferentes condições. No Transtorno de Processamento Sensorial (TPS), o cérebro tem dificuldade em organizar os estímulos, o que gera respostas exageradas ou atípicas, mas isso nem sempre vem acompanhado de dificuldades de socialização. Já no Transtorno do Espectro Autista (TEA), as alterações sensoriais são frequentes, mas costumam vir junto com outros aspectos, como diferenças na comunicação social, padrões repetitivos de comportamento e interesses específicos. Muitas pessoas acreditam que, por se socializarem, não podem ser autistas, mas existem indivíduos no espectro que desenvolvem estratégias para interagir socialmente, mesmo que isso exija maior esforço e cause desgaste. Assim, só a hipersensibilidade não é suficiente para indicar se se trata de TPS ou de TEA. É possível ter TPS sem ser autista, mas também é possível ter TEA mesmo conseguindo socializar. A diferença só pode ser esclarecida com uma avaliação clínica detalhada, feita por profissionais especializados. Espero ter contribuído.
Pergunta difícil, mas para poder responder é melhor que seja avaliado por um psiquiatra ou neurologista de confiança. Apesar de ter uma queixa específica, é necessário avaliar o paciente de maneira global, isto é o que faz a diferença.

Especialistas

Carolina Powell

Carolina Powell

Terapeuta ocupacional

Salvador

Andréa Saraiva de Andrade

Andréa Saraiva de Andrade

Terapeuta ocupacional

Recife

Karina Queiroz de Roma

Karina Queiroz de Roma

Terapeuta ocupacional

Belo Horizonte

Fernanda Spinola G P de Oliveira

Fernanda Spinola G P de Oliveira

Terapeuta ocupacional

Rio de Janeiro

Camila Grecco

Camila Grecco

Terapeuta ocupacional

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Transtorno de processamento sensorial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.