Tenho mania de olhar as pessoas, fico encarando as, mas sem nenhuma segunda intenção. Porém tenho

7 respostas
Tenho mania de olhar as pessoas, fico encarando as, mas sem nenhuma segunda intenção. Porém tenho medo de ser interpretada mal(como já fui), mas é mania em que eu não consigo me livrar, sou casada e amo meu marido, por isso tenho tanto medo! O que fazer? Desculpa gente, por essa pergunta, mas isso me martiriza!
Olá! Seria preciso entender melhor o que esta "mania" significa para você. O que pensa quando está fazendo isto? Por que o seu olhar está tão direcionado para a vida dos outros? Se possível, procure um psicólogo para te auxiliar no entendimento destas questões. É totalmente possível você perder este hábito se assim desejar, mas se puder contar com o auxílio de um profissional o processo pode ser mais rápido e assertivo. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se você não consegue se livrar deste comportamento é possível que haja ai alguma satisfação. Para que você possa compreender melhor do que se trata esses olhares é preciso falar mais. É preciso que você possa localizar esses eventos num contexto, numa história. Se é algo que tem te causado muito incomodo a psicoterapia é recomendada.
Muito a se pensar... O que você tanto olha nas pessoas? Quais as suas fantasias por trás do que vê nelas? É importante também pensar que já que seu olhar é algo perceptível para os outros e você sabe disso, ser vista olhando também pode fazer parte desse ''sintoma". Entendo que você racionalmente não queira ter prejuízos sociais, mas há algo muito forte aí dentro, que torna o seu desejo de olhar maior que a consciência do que está fazendo. Tratam-se das motivações inconscientes. Sugiro que procure um psicanalista para investigar o que se passa.
Boa noite! A curiosidade pelo outro, pelas coisas e pela vida do outro é comum no cotidiano. Mas, como disseste tu mesma percebe que tem nisso uma insistência, frequência e até um certo prazer. Precisas refletir, com a ajuda de um profissional da psicologia o que tem por trás desse olhar insistente e que tipo de satisfação encontras ali. Boa sorte na tua busca
Bjs
Olá! Todos nós temos "manias" e, é importante distinguir as manias enquanto hábitos e as manias quando adquirem as características de doença. São comportamentos que, muitas vezes, não fazem sentido para as demais pessoas mas que são prazerosas para nós. Tornam-se patologias quando passamos a ter a NECESSIDADE de realizar o ato. Se a sua "mania" está interferindo na sua vida, é necessário que busque ajuda profissional para compreender seu comportamento e buscar as mudanças necessárias.
Olá, procure prestar atenção em pensamentos que passam em sua cabeça, quando vc tem essa curiosidade, e descobrir o que ,o aguça sua atenção. Se isso a incomoda, ou traz algumas coonsequencias negativas, é importante buscar uma psicoterapia, proporcionará a vc um auto conhecimento
Como citado pelos colegas, é importante você se atentar para os pensamentos que estejam alinhados a essa prática. Talvez uma terapia com psicólogo voltada mais para estratégias comportamentais seja o mais adequado para essa questão.

Especialistas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Fabiana Loureiro de Araújo

Fabiana Loureiro de Araújo

Terapeuta complementar

Juiz de Fora

Herbeth Almeida

Herbeth Almeida

Terapeuta complementar

Macapá

Daniela Souza

Daniela Souza

Psicopedagogo

Belém do Pará

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 63 perguntas sobre Transtorno da conduta
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.