Tenho medo de enlouquecer, me imagino fazendo coisas de pessoas insanas, me machucando, machucando minha

8 respostas
Tenho medo de enlouquecer, me imagino fazendo coisas de pessoas insanas, me machucando, machucando minha familia, comendo bosta, areia.
Mesmo sabendo que não farei nada disso me sinto muito aflito e angustiado, pois os pensamentos são
automáticos. Se enquadra no TOC.
Isso é toc mesmo?
Não é possível realizar diagnóstico pela internet. Ainda assim a descrição que você fez indica sim a possibilidade de TOC.
Um dos sintomas, os pensamentos obsessivos, são pensamentos, imagens ou impulsos que ficam repetindo várias vezes na mente da pessoa mesmo quando ela não quer pensar naquilo e, mesmo sabendo que os pensamentos são absurdos, não consegue deixar de pensar aquilo.
Apesar de esses não serem os pensamentos mais comuns no TOC (como limpeza, simetria, organização, contaminação), é possível que a pessoa com TOC tenha pensamentos obsessivos relacionados a violência e agressividade.
Não deixe de buscar avaliação e tratamento, tanto com psicólogo como com psiquiatra, para avaliar se esse é mesmo o seu diagnóstico e te ajudarem da melhor forma possível!

O pensamento obsessivo é definido como um pensamento intrusivo (ou seja, mesmo que “não queira” aquele pensamento , ele vem à consciência), o conteúdo do pensamento é bizarro/estranho e a pessoa tem consciência de que aqueles pensamentos não fazem o menor sentido e/ou não são do desejo dela e em algumas vezes são irreais (p ex: acreditar que você). É um criminoso mesmo nunca tendo realizado um crime - diferentemente da psicose a pessoa tem o pensamento, acredita nele e o que a faz sofrer muito é constatar que o pensamento não é real).
Sua descrição é completamente compatível com ideias obsessivas que são um dos aspectos centrais do TOC.
Porém para um diagnóstico correto e portanto um tratamento é necessário que você consulte um psiquiatra.
Atenciosamente.
Olá.
Eu aconselho a buscar ajuda profissional. Sua descrição pode sim se enquadrar nos sintomas do TOC, mas também tem indicativos de outras possibilidades.
Apenas um profissional (psicólogo e/ou psiquiatra) poderão realizar um diagnostico preciso e te orientar em relacao ao melhor tratamento.
Tudo que é em exagero e está incomodando, fazendo sofrer, deve ser observado e cuidado. É normal o ser humano pensar coisas que não deseja pensar, eles aparecem na nossa mente. Mas no seu caso, está ocorrendo o exagero e o sofrimento, então como os colegas já falaram, procure a avaliação médica e psicológica. Você pode e merece ter uma vida melhor. Acredite. Abç
Prezado, o aceleramento dos seus pensamentos estão trazendo muito cansaço mental. Precisa realmente de ajuda médica e psicoterápica. Os dois trabalham juntos e podem lhe ajudar.
Nenhum diagnóstico poderá ser feito pela Internet.
Abraços
Boa tarde! Seria extremamente importante que vocês duas pudessem encontrar um(a) psicólogo(a), e um(a) psiquiatra para poderem trabalharem juntos e as auxiliarem com questões que podem ser difíceis para vocês.
Olá!

Esses pensamentos intrusivos e recorrentes, é um sinal de sofrimento subjetivo. É importante que você busque ajuda profissional para avaliar melhor seu quadro.

Espero ter ajudado!
Olá. Não é possível e nem ético concluir via internet o que está passando com você. Procure um atendimento psicológico para uma melhor orientação. Uma vez que algo lhe traz perturbação, precisa sim de ajuda profissional.