tenho o transtorno do TOC a terapia cognitiva comportamental aguda a tratar isso?

13 respostas
tenho o transtorno do TOC a terapia cognitiva comportamental aguda a tratar isso?
A terapia cognitiva comportamental, ajuda sim, mas se o paciente não estiver disposto, nenhuma técnica se torna eficaz. É importante querer se ajudar para ser ajudado!!! Boa sorte!!!

Forte abraço!!!

A Psicoterapia Cognitiva Comportamental é extremamente eficaz e pontual em diversas psicopatologias , incluindo os casos de TOC .
Trata-se de uma psicoterapia breve que auxilia o paciente a identificar os padrões de pensamentos automáticos disfuncionais ,trabalhando para uma nova conjectura vivencial e consequente superação da queixa inicial.
Recomendo.
Sim, a Terapia Cognitivo Comportamental ajuda de diversas formas ao cliente a tratar seu transtorno, através de métodos utilizados pelo terapeuta que seja formado por esta técnica. Existem outras técnicas que também ajudam , mas independente da técnica utilizada pelo terapeuta, o cliente/paciente deve se sentir vinculado e acolhido pelo profissional para que se tenha um efetivo tratamento.
como disseram os colegas acima, a TCC tem grande índice de sucesso nesse tratamento, devido à sua forma diretiva de trabalhar e técnica utilizada.
Com certeza. O transtorno Obsessivo Compulsivo, mais conhecido como TOC interfere na vida diária dessa pessoa, principalmente nas rotinas diárias, como no trabalho, em casa e em sua vida social, causando sofrimento psíquico acentuado. O tratamento da Terapia Cognitivo Comportamental apresenta-se em quatro etapas, ou seja, na primeira realizamos uma avaliação desse paciente; na segunda etapa abordamos com esse paciente a motivação do tratamento, psicoeducação, identificação, avaliação da hierarquização e intensidade dos sintomas, introdução dos exercícios EPR , monitoramento dos registros de atividades diárias (tarefas de casa) e técnicas cognitivas.Na terceira etapa, damos continuidade aos exercícios de EPR e cognitivos, além do monitoramento e reforço das tecnicas cognitivos comportamentais e a quarta e ultima etapa seria a alta com a orientação e prevenção de supostas recaídas e a sua manutenção.
Bom dia! A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ajuda a tratar o TOC, sim. Porém, não apenas ela, mas outras abordagens psicológicas também ajudam. Vale lembrar que não basta apenas uma boa ferramenta, mas boas mãos para usarem essa ferramenta. Boa busca e bom tratamento!
Na TCC entendemos que há indivíduos que, em razão de disfunção neuroquímica, herança genética, aprendizagens errôneas, ambiente familiar, ou crenças adquiridas ao longo da vida, são muito sensíveis a determinados temas, como risco,
responsabilidade, culpa, falha, etc. Nesses indivíduos, pensamentos invasivos normais transformam-se em obsessões. A presença desses pensamentos é
interpretada como um indicativo da possibilidade de o indivíduo provocar dano aos outros ou a si mesmo ou de falhar em sua
responsabilidade em preveni-lo.Tal interpretação produz ansiedade, medo ou culpa, levando o indivíduo a fazer algo que o livre do desconforto.Assim a ansiedade é neutralizada pela realização de rituais, compulsões mentais ou comportamentos
evitativos, o que perpetua o TOC.
O tratamento em TCC é realizado por psicoeducação e elaboração da lista dos exercícios de exposição e prevenção de respostas. Assim é realizada a exposição comportamental com a introdução de técnicas cognitivas e técnicas de relaxamento, até a eliminação completa dos sintomas, sendo assim muito eficaz para o TOC.
Para o tratamento de TOC, a Terapia Cognitiva Comportamental é a mais indicada porém como todo tratamento não depende apenas e exclusivamente do terapeuta ou abordagem, pois é necessário que o paciente/cliente esteja aberto para colocar em prática todas as técnicas em prática.
Sim, a Terapia Cognitiva Comportamental, é a mais adequada para estar atuando no tratamento de TOC, por trabalhar focada na demanda que o paciente trás, e através de técnicas auxilia-lo e torno a dizer o que meus colegas disseram acima, é necessário que o paciente esteja disposto à fazer a terapia e se dispor a realizar as tarefas que lhe forem propostas.
Olá! A terapia cognitivo-comportamental pode ajudar sim, mas o engajamento do paciente é fundamental na execução das tarefas necessárias para o sucesso do tratamento.
Sim, a terapia cognitivo comportamental tem resultados bem eficientes para o tratamento do TOC. Procure um psicólogo para sanar suas dúvidas sobre funcionamento desse modelo de terapia, tenho certeza que um bom profissional terá satisfação em sanar suas dúvidas mais específicas sobre o processo terapêutico.
Olá, a terapia comportamental cognitiva pode auxiliar na melhora de um diagnostico de TOC, procure um profissional com referencias e com pós graduação nessa abordagem. Espero ter ajudado.
Sim, a TCC têm demonstrado bastante eficácia em tratamentos de TOC, mas é preciso salientar a importância do paciente se implicar no tratamento. Espero ter ajudado, Abraços.