Tenho pedra na vesícula posso tomar café? E em relação a leite qual é o mais indicado?

8 respostas
Tenho pedra na vesícula posso tomar café? E em relação a leite qual é o mais indicado?
 Daniela Bouchet
Nutricionista
Apucarana
Em geral, o consumo de café não está relacionado a piora no quadro de pedras na vesícula, no entanto, seu consumo deve ser moderado e associado ao consumo de boas fontes de nutrientes para um plano alimentar saudável. Em relação a escolha do tipo leite, é importante avaliar o seu diagnóstico nutricional atual - o grau de processamento e teor gorduroso escolhido varia de acordo com o perfil de cada paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, boa tarde! Em relação ao café não teria problema, seria necessário tirar em caso de pedra nos rins ou algum problema relacionado ao estômago, como a gastrite. Já sobre leite, seria mais interessante algum com menos teor de gordura, como o semidesnatado ou o desnatado.
Dr. Raphael Caruso
Nutricionista
Rio de Janeiro
Bom dia! Sobre sua pergunta, vamos lá: o consumo de café a princípio não afeta seu quadro de pedras na vesícula, mas o consumo de café deve ser moderado e associado à um plano alimentar desenvolvido para você , e, que se adeque a suas necessidades. Já quanto ao tipo de leite, é importante avaliar seu quadro clínico e nutricional, mas o teor de gordura do leite pode sim afetar seu quadro de pedra na vesícula, uma vez que o consumo de gordura está diretamente relacionado com esta condição. Então, é importante avaliar o seu diagnóstico nutricional atual. Caso queira posso lhe ajudar.
 Aline Muriel de Paula
Nutricionista
São Paulo
Se você tem pedra na vesícula, é importante seguir as recomendações do seu médico ou nutricionista, pois a dieta pode variar dependendo do tamanho e da gravidade das pedras na vesícula, bem como dos sintomas que você está experimentando.

Em relação ao café, algumas pessoas podem tolerar o consumo moderado de café sem causar sintomas relacionados à vesícula, enquanto outras podem experimentar desconforto ou piora dos sintomas. O café é conhecido por estimular a contração da vesícula biliar, o que pode causar dor ou desconforto em algumas pessoas com pedra na vesícula. Portanto, é recomendado que você converse com seu médico ou nutricionista para obter orientações personalizadas com base na sua condição específica.

No caso do leite, não há um tipo específico de leite que seja indicado ou contraindicado para pessoas com pedra na vesícula. No entanto, algumas pessoas podem ter sensibilidade à lactose, o açúcar naturalmente presente no leite, e podem experimentar sintomas de intolerância à lactose. Se você tiver sintomas de intolerância à lactose, pode considerar alternativas de leite sem lactose, como leite de amêndoa, leite de arroz ou leite de soja.
 Alana Oliveira
Nutricionista
São Paulo
Olá! Se você tem pedras na vesícula, é melhor limitar o consumo de café, pois pode estimular a produção de bile e causar desconforto. Quanto ao leite, prefira opções com baixo teor de gordura, como leite desnatado ou semi-desnatado. Consulte um nutricionista para recomendações específicas.
Pode tomar café com moderação, de preferência sem açúcar. Quanto ao leite, opte pelo leite em pó e quanto menos ingredientes ele tiver, melhor. O ideal do leite é ter apenas leite na composição e no máximo algumas vitaminas.
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Busque atendimento nutricional adequado e tratado com individualidade. Estou disponível para agendamento de consulta.
 Aline Lima
Nutricionista
Rio de Janeiro
Olá! Quem tem pedra na vesícula pode tomar café, sim — mas com moderação. O café pode estimular a contração da vesícula, o que em algumas pessoas causa desconforto ou dor, especialmente se houver cálculos maiores. Se você sente dor depois de tomar café, é melhor reduzir a quantidade ou optar por versões mais leves (como o café coado e sem açúcar). Já em relação ao leite, o ideal é escolher versões magras ou vegetais (como leite de aveia ou amêndoas), que são menos gordurosas e, portanto, menos agressivas à vesícula. Evite leites integrais e creme de leite, que podem aumentar o desconforto.
Se quiser entender melhor como aplicar isso na sua rotina, posso te ajudar em consulta.

Especialistas

Mauricio Giusti Calderon

Mauricio Giusti Calderon

Cirurgião geral, Cirurgião pediátrico

São Paulo

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Generalista

Niterói

Marcelo Miranda

Marcelo Miranda

Cirurgião geral

Barreiras

Manoel Dias de Albuquerque  Filho

Manoel Dias de Albuquerque Filho

Cirurgião geral

Salvador

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Ulyssea Reschke Berquo

Ulyssea Reschke Berquo

Cirurgião geral

Nova Prata

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1624 perguntas sobre Cálculos na vesícula biliar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.