Tenho quase certeza que sou portadora de tdah tipo desatento mas quando consultei um psiquiatra falei

8 respostas
Tenho quase certeza que sou portadora de tdah tipo desatento mas quando consultei um psiquiatra falei que ia bem nas matérias escolares porém péssima em jogos e brincadeiras ele descartou a hipótese pois minhas notas eram altas mas tenho todos os outros sintomas desde da infância
Será que tenho?
Veja, todos temos sintomas de vez em quando. Talvez o psiquiatra tenha descartado o diagnóstico por considerar que, por não apresentar prejuízo no desempenho acadêmico, não seria necessária à medicação. Mas, caso você se incomode com as outras características, um psicólogo poderá ajudá-la. Lembre-se que toda medicação tem efeitos colaterais, por isso a atitude do psiquiatr me parece adequada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O mais indicado nesse caso seria uma avaliação neuropsicológica.É necessário observar como um todo e não apenas a questão escolar para esse tipo de diagnostico. Essa avaliação é uma bateria de testes que irão avaliar sua capacidade de atenção, memória curto e longo prazo, inteligencia, raciocinio lógico, linguagem , entre outras coisas. Diante dos resultados fica mais evidente um diagnóstico e a indicação de um tratamento adequado. Boa sorte!
Neste caso, uma avaliação neuropsicológica pode esclarecer a dúvida do diagnóstico e ajudar a definir as melhores estratégias para o tratamento do seu caso. A avaliação neuropsicológica é capaz de apontar exatamente onde estão seus déficts e suas fortalezas. Ela irá avaliar sua capacidade de atenção, concentração, raciocínio, inteligência, memória dentre outras coisas específicas para seu caso que serão definidas durante sua entrevista. Por tanto, sugiro que vc procure um neuropsicólogo (especialidade dentro da psicologia que avalia as funções cerebrais).
A melhor maneira de diagnosticar o TDAH é submeter-se a uma bateria de testes, que investigam a qualidade da atenção, além da presença de hiperatividade e impulsividade. Há que se investigar se há presença de comorbidades, ou seja outras doenças que não são típicas do transtorno. mas se apresentam em conjunto na verificação dos sintomas.
Procure um psicólogo, neuropsicólogo ou neurologista para esta avaliação.
Grande abraço e boa sorte
Olá! Seria interessante investigar mais a fundo o porque você se relaciona com esse diagnóstico. Não se trataria de uma das mais tradicionais vivências desse transtorno. A dificuldade com brincadeiras e atividades a fins pode estar relacionado ao quanto você se percebe tensa em relação à necessidade de ser perceptiva em relação as brincadeiras dos outros ou coisa do tipo.

Caso queira falar mais a respeito disso, fico à sua disposição.
Bom, cuidado com diagnósticos prontos, principalmente esses encontrados pela internet. Há muita controvérsia em relação ao diagnóstico de TDAH, com muitos especialistas se posicionando contra, já que se formos reparar os critérios usados para fechar tal diagnóstico, qualquer pessoa poderia facilmente ser enquadrada no mesmo.
Outra questão importante é em relação ao lugar que se ocupa quando um sujeito diz possuir x ou y transtorno. Será mesmo que é esse o lugar que um sujeito deve ocupar, o de possuidor de um transtorno? Caso realmente isso seja uma questão, procure um/a profissional da área psi para que possa lhe esclarecer melhor.
Nessa caso, uma possibilidade seria tentar uma segunda opinião médica também, além de procurar um psicólogo (a).
Olá;
Recomendo que realize uma avaliação neuropsicológica, nesse caso o profissional avaliará as suas funções cognitivas: atenção, memória, linguagem, percepção e funções executivas. Mediante a avaliação será possível averiguar quais são as suas potencialidades e se existem déficits nas funções mencionadas. Essa avaliação fornecerá dados para o plano de tratamento do profissional que irá te acompanhar. Além disso, esse processo de avaliação será fundamental para o levantamento das queixas informadas por você, e se de fato essas só ocorrem em situações de jogos/brincadeiras. Se observado que esses sintomas só ocorrem em situações especificas, recomendo que busque uma psicoterapia.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 422 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.