Tenho quase certeza que sou portadora de tdah tipo desatento mas quando consultei um psiquiatra falei
8
respostas
Tenho quase certeza que sou portadora de tdah tipo desatento mas quando consultei um psiquiatra falei que ia bem nas matérias escolares porém péssima em jogos e brincadeiras ele descartou a hipótese pois minhas notas eram altas mas tenho todos os outros sintomas desde da infância
Será que tenho?
Será que tenho?
Veja, todos temos sintomas de vez em quando. Talvez o psiquiatra tenha descartado o diagnóstico por considerar que, por não apresentar prejuízo no desempenho acadêmico, não seria necessária à medicação. Mas, caso você se incomode com as outras características, um psicólogo poderá ajudá-la. Lembre-se que toda medicação tem efeitos colaterais, por isso a atitude do psiquiatr me parece adequada.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O mais indicado nesse caso seria uma avaliação neuropsicológica.É necessário observar como um todo e não apenas a questão escolar para esse tipo de diagnostico. Essa avaliação é uma bateria de testes que irão avaliar sua capacidade de atenção, memória curto e longo prazo, inteligencia, raciocinio lógico, linguagem , entre outras coisas. Diante dos resultados fica mais evidente um diagnóstico e a indicação de um tratamento adequado. Boa sorte!
Neste caso, uma avaliação neuropsicológica pode esclarecer a dúvida do diagnóstico e ajudar a definir as melhores estratégias para o tratamento do seu caso. A avaliação neuropsicológica é capaz de apontar exatamente onde estão seus déficts e suas fortalezas. Ela irá avaliar sua capacidade de atenção, concentração, raciocínio, inteligência, memória dentre outras coisas específicas para seu caso que serão definidas durante sua entrevista. Por tanto, sugiro que vc procure um neuropsicólogo (especialidade dentro da psicologia que avalia as funções cerebrais).
A melhor maneira de diagnosticar o TDAH é submeter-se a uma bateria de testes, que investigam a qualidade da atenção, além da presença de hiperatividade e impulsividade. Há que se investigar se há presença de comorbidades, ou seja outras doenças que não são típicas do transtorno. mas se apresentam em conjunto na verificação dos sintomas.
Procure um psicólogo, neuropsicólogo ou neurologista para esta avaliação.
Grande abraço e boa sorte
Procure um psicólogo, neuropsicólogo ou neurologista para esta avaliação.
Grande abraço e boa sorte
Olá! Seria interessante investigar mais a fundo o porque você se relaciona com esse diagnóstico. Não se trataria de uma das mais tradicionais vivências desse transtorno. A dificuldade com brincadeiras e atividades a fins pode estar relacionado ao quanto você se percebe tensa em relação à necessidade de ser perceptiva em relação as brincadeiras dos outros ou coisa do tipo.
Caso queira falar mais a respeito disso, fico à sua disposição.
Caso queira falar mais a respeito disso, fico à sua disposição.
Bom, cuidado com diagnósticos prontos, principalmente esses encontrados pela internet. Há muita controvérsia em relação ao diagnóstico de TDAH, com muitos especialistas se posicionando contra, já que se formos reparar os critérios usados para fechar tal diagnóstico, qualquer pessoa poderia facilmente ser enquadrada no mesmo.
Outra questão importante é em relação ao lugar que se ocupa quando um sujeito diz possuir x ou y transtorno. Será mesmo que é esse o lugar que um sujeito deve ocupar, o de possuidor de um transtorno? Caso realmente isso seja uma questão, procure um/a profissional da área psi para que possa lhe esclarecer melhor.
Outra questão importante é em relação ao lugar que se ocupa quando um sujeito diz possuir x ou y transtorno. Será mesmo que é esse o lugar que um sujeito deve ocupar, o de possuidor de um transtorno? Caso realmente isso seja uma questão, procure um/a profissional da área psi para que possa lhe esclarecer melhor.
Nessa caso, uma possibilidade seria tentar uma segunda opinião médica também, além de procurar um psicólogo (a).
Olá;
Recomendo que realize uma avaliação neuropsicológica, nesse caso o profissional avaliará as suas funções cognitivas: atenção, memória, linguagem, percepção e funções executivas. Mediante a avaliação será possível averiguar quais são as suas potencialidades e se existem déficits nas funções mencionadas. Essa avaliação fornecerá dados para o plano de tratamento do profissional que irá te acompanhar. Além disso, esse processo de avaliação será fundamental para o levantamento das queixas informadas por você, e se de fato essas só ocorrem em situações de jogos/brincadeiras. Se observado que esses sintomas só ocorrem em situações especificas, recomendo que busque uma psicoterapia.
Recomendo que realize uma avaliação neuropsicológica, nesse caso o profissional avaliará as suas funções cognitivas: atenção, memória, linguagem, percepção e funções executivas. Mediante a avaliação será possível averiguar quais são as suas potencialidades e se existem déficits nas funções mencionadas. Essa avaliação fornecerá dados para o plano de tratamento do profissional que irá te acompanhar. Além disso, esse processo de avaliação será fundamental para o levantamento das queixas informadas por você, e se de fato essas só ocorrem em situações de jogos/brincadeiras. Se observado que esses sintomas só ocorrem em situações especificas, recomendo que busque uma psicoterapia.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho 45 anos e fiz um teste que indica alta probabilidade de um diagnóstico positivo de TDAH. Estou considerando prosseguir com o diagnóstico formal, e gostaria de informações sobre o procedimento e custo. 1) Quem faz este diagnóstico formal (com laudo)? 2) Quais os passos para este diagnóstico 3)…
- Olá, fui diagnosticada com tdah a pouco tempo (Mas acho que o diagnostico talvez esteja errado ou algo não saiu certo, não sei dizer, fui diagnosticada também com dois tipos de ansiedade e penso que a minha memória ruim e a minha concentração possa ser pela ansiedade?). Foi prescrito o medicamento…
- Tenho TDAH e Enxaqueca Vestibular. Concerta 18mg está me causando sonolência/cansaço e 36mg está piorando muito minha enxaqueca (parestesias/queimação em lado direito da face e cabeça, com movimentação normal) dá até medo de ter um AVC. Isso é normal?
- Meu filho tem 11 anos ,tem TDAH,vive pegando em sua parte íntima ele diz que não consegue se controlar , isso tem haver com o TDAH ?
- Olá, minha filha tem TDAH diagnosticado desde 2024, a escola adapta as provas dela, porém, ela não tem Pei, e nunca me chamaram para fazer, estou na dúvida pq uma colega me informou que a escola chamou ela pra fazer do filho dela que tem TEA.
- Eu tenho 36 anos, suspeita de TDAH/TAG. Eu tenho ansiedade, dificuldade de foco/concentração, está prejudicando a minha vida acadêmica e profissional. Eu fui para a primeira consulta de psiquiatra, ele receitou Lind 30mg, 1x ao dia e Viverdal, 1x a noite. Eu não comecei a tomar, pois eu tenho…
- Tenho 28 anos e gostaria de iniciar uma investigação para possível TDAH. Tenho muita dificuldade em reter informações: frequentemente esqueço coisas que acabei de ler ou até mesmo conteúdos de videoaulas. Faço exames com frequência e minhas vitaminas costumam estar sempre dentro do normal. Durante…
- Dificuldade de retenção, pensamentos desorganizados e hiperfoco: pode ser TDAH adulto? Olá. Tenho 28 anos e gostaria de saber se meu relato é compatível com um quadro de TDAH na vida adulta e qual o melhor caminho para investigação. Apesar de ter tido um desenvolvimento escolar típico (aprendi…
- Fui diagnosticada com TDAH já na fase adulta (mas os sintomas são desde criança), a médica passou o tratamento com Lidexor 30mg, porém percebo que a medicação só age bem no primeiro dia depois da pausa do fim de semana (na segunda-feira), melhorando meu foco, minha atenção, me ajudando a me distrair…
- a bupropiona e mais eficiente na melhora cognitiva ou o atentah e superior?, obs em relação ao tdah
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 480 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.