Tenho TDAH. Eu posso um dia conseguir parar de tomar a medicação?

3 respostas
Tenho TDAH. Eu posso um dia conseguir parar de tomar a medicação?
Dr. Lucas Negrão
Psiquiatra
São João del Rei
Olá, tudo bem? espero que sim! Olha, o TDAH não é propriamente algo que exija tratamento medicamentoso ok? Normalmente o que mais dá resultado é a mudança do estilo de vida e a terapia. Atitudes como organizar a rotina, praticar atividades físicas e fazer a Terapia Cognitiva Comportamental podem mudar sua realidade. Em alguns casos o medicamento pode ser um excelente aliado, então não há porque se preocupar se for prescrito de forma contínua por um profissional qualificado. Ninguém que tem Diabetes ou Hipertensão se preocupa em em algum dia "conseguir" abandonar o tratamento, concorda? O mais importante é viver bem. Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) com medicação é uma decisão individual e pode variar ao longo do tempo. Algumas pessoas podem conseguir reduzir ou interromper a medicação, enquanto outras podem precisar continuar o tratamento a longo prazo. Aqui estão alguns fatores a considerar:

Avaliação Contínua: É importante ter avaliações regulares com um profissional de saúde mental para monitorar os sintomas de TDAH e ajustar o tratamento conforme necessário.


Estratégias Comportamentais: Além da medicação, muitas pessoas com TDAH se beneficiam de terapias comportamentais, coaching ou estratégias de manejo que podem ajudar a melhorar a organização, o foco e o controle dos impulsos. Essas estratégias podem, em alguns casos, permitir uma redução na medicação.


Mudanças na Vida: À medida que a vida das pessoas muda, como ao passar da escola para o trabalho ou ao mudar de ambiente, as necessidades de medicação também podem mudar. Algumas pessoas acham que podem gerenciar seus sintomas sem medicação em certos contextos.


Sintomas Controlados: Se os sintomas de TDAH estiverem bem controlados por um período prolongado, pode ser possível, sob orientação médica, tentar reduzir a medicação para ver se os sintomas permanecem gerenciáveis.


Consulta com o Médico: Nunca interrompa ou altere a medicação sem consultar seu médico. Eles podem orientá-lo sobre como reduzir a medicação de forma segura e avaliar se é uma opção viável para você.

A decisão de parar a medicação deve ser feita em conjunto com seu médico, levando em consideração sua situação pessoal, sintomas e quaisquer outros tratamentos ou estratégias que você esteja usando.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 500
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Sim, é possível que algumas pessoas que tem TDAH consigam parar de tomar a medicação, mas isso depende de vários fatores, como a gravidade dos sintomas, repercussões nas áreas da vida, resposta ao tratamento e as estratégias de manejo desenvolvidas ao longo do tempo. O objetivo da medicação é ajudar no controle dos sintomas enquanto você desenvolve habilidades para lidar com os desafios do TDAH, como organização, planejamento, gerenciamento do tempo, detectar o que gera distração e o que fazer com eles e etc.

Algumas pessoas conseguem reduzir ou suspender a medicação com o tempo, especialmente se combinarem o tratamento medicamentoso com psicoterapia e mudanças no estilo de vida. No entanto, essa decisão deve ser feita sempre com o acompanhamento do psiquiatra, que avaliará se você está preparado para essa transição sem comprometer sua qualidade de vida.

É importante lembrar que cada caso é único, e o tratamento deve ser personalizado às suas necessidades.

Especialistas

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Taís Fontenelle Carneiro

Taís Fontenelle Carneiro

Psicólogo

Parnaíba

Tatiana Del Caro Paiva

Tatiana Del Caro Paiva

Psicólogo

Barão de Cocais

Luciene Silva Faria Ferreira

Luciene Silva Faria Ferreira

Psicólogo, Psicopedagogo

Guarulhos

Angela Aparecida Torres

Angela Aparecida Torres

Psicólogo

Taguatinga

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 470 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.