Tenho tido crises de trico e dermatilomania. Na última semana me senti muito mal como se estivesse dopada,vista embaçada, dificuldade p/falar e tonturas, desencadeado por uma situação no trabalho. Qual profissional devo procurar inicialmente? Nunca fiz tratamento e percebo que cada dia está pior.
 Marcela Carvalho
Marcela Carvalho
Psicólogo
Belo Horizonte
A tricotilomania e a escoriação podem acompanhar emoções variadas, mas o episódio descrito se assemelha ao que as pessoas com ansiedade experimentam. Recomendo que procure um psicólogo e um psiquiatra para tratamento e melhor compreensão da problemática, sobretudo, porque os transtornos descritos podem estar associados a outro quadro psiquiátrico. O dermatologista também é um profissional que realiza o tratamento de tais problemas, tanto na reparação de possíveis danos, como na prescrição de fármacos psicofármacos. Espero ter ajudado.

Ola, pelo que descreveu seria importante buscar uma avaliação psiquiátrica e psicologica.A medicação e importante para aliviar os sintomas referidos. O acompanhamento psicológico lhe ajudara a buscar a causa da sua dor psicológico. E terá um espaço potencial pra olhar pra si. Psicóloga Cristina

Olá. Há dois profissionais a buscar para um trabalho conjunto nesse caso: o psicólogo e o psiquiatra. Um psicólogo poderá auxiliar você a compreender as causas desses comportamentos compulsivos, bem como compreender esse episódio crítico que você descreve. O papel desse profissional é o de ajudar você não só a compreender os fatores que provocam e elevam a ocorrência desses problemas, mas essencialmente a desenvolver habilidades para efetivamente lidar com esses comportamentos e com as emoções decorrentes deles, sendo um processo com resultados que se mantém a longo prazo. Já o psiquiatra poderá intervir com a medicação necessária para estabilizar seu quadro clínico a curto e médio prazo, ajudando a aliviar os sintomas e permitindo que a própria psicoterapia se beneficie com sua melhor condição inicial. Ambos tratamentos devem ter objetivo de uma alta clínica, onde você idealmente se encontrará com autonomia para lidar com esses mesmos problemas.

 Miria Lisania Dibi
Miria Lisania Dibi
Psicólogo
Porto Alegre
Olá! Entendo que é realmente desconfortável essas sensações. Recomendaria inicialmente a busca de um profissional da psicologia para trabalharem estas questões e combinar, se for o caso, até uma intervenção medicamentosa com um profissional da psiquiatria. Abs

 Anelise Mira
Anelise Mira
Psicólogo
Curitiba
Sem dúvida um profissional ajudará você neste momento delicado e de intenso sofrimento emocional.
Conforme outros profissionais relataram, talvez seja necessário acompanhamento psiquiátrico e psicológico.
Cuidar da questão química do cérebro e também da questão emocional e comportamental, para que você volte a ficar bem consigo mesma.

 Elciane Lipski
Elciane Lipski
Psicólogo, Psicopedagogo
Curitiba
É fundamental que procure um psicólogo e também psiquiatra, preocupa o fato que você registrou de sentir que está cada vez pior, casos assim necessitam de acompanhamento completo para que se tenha maior autocontrole e se trate os motivos que fazer existir este comportamento lesivo. Qualquer dúvida estou a disposição!

 Thiago de Sousa
Thiago de Sousa
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Pela descrição pode ser interessante buscar elaborar os motivos dessa angústia que chega ao ponto de lhe buscar a dor do que falar sobre. Não deixe de buscar um profissional da psicologia para lhe escutar e juntos buscarem resolver essas questões que te assolam nesse momento.

Especialistas em Transtornos de Ansiedade

Wesley Hummig

Wesley Hummig

Neurologista, Psiquiatra

Curitiba

Higor Caldato

Higor Caldato

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Maria Clotilde Lima Bezerra de Menezes

Maria Clotilde Lima Bezerra de Menezes

Psiquiatra

João Pessoa

Isis Marafanti

Isis Marafanti

Psiquiatra

São Paulo

Gustavo Quirino

Gustavo Quirino

Psiquiatra

Sorocaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 229 perguntas sobre Transtornos de Ansiedade

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.