Tenho TOC, consigo parar de fazer rituais de TOC caso eu não comece um ritual ou termine ele, mas quando

4 respostas
Tenho TOC, consigo parar de fazer rituais de TOC caso eu não comece um ritual ou termine ele, mas quando eu começo um e faço errado, minha mente diz que fiz algo errado e tenho que refazê-lo, parar de fazer esse ritual sem refazê-lo é pior ou tem o mesmo efeito no cérebro de não começar o ritual?
O que você está nos narrando é exatamente os sintomas do toc.angustias,conflitos. Essa pergunta você mesmo pode se fazer. Você sente a mesma angústias nas duas situações? Você tem os mesmos tipos de pensamento em ambos? Acho importante que você compreenda melhor seus sintomas e consiga lidar com eles, enfrentá -los. Para isso não deixe de procurar ajuda psicológica e psiquiátrica. Boa sorte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O sofrimento surge da expectativa da realização de algo, mas não foi concluído conforme esperado.
O seu sofrimento pode ser minimizado através do tratamento medicamentoso e da Psicoterapia para autoconhecimento.
Assim, você pode entender seus aspectos Psico Emocionais, que o levam a essa repetição, e adquirir maior equilíbrio para a vida pessoal e profissional.
Abraços
Olá, Boa tarde! Eu imagino o quanto deve incomodar quando as regras dos rituais não são realizadas, assim como imagino o alívio quando você realiza o que a sua "mente" diz que deve fazer. E aí se torna um ciclo sem fim. É importante que saiba que para ver uma ilha, precisamos sair da ilha. Os rituais, as regras, a rigidez são partes do transtorno que você consegue sentir mas existem muitos elementos na sua história de vida a serem trabalhadas para que você possa ter ganhos na sua qualidade de vida. O acompanhamento com Psicólogo(a) e Psiquiatra são essenciais para a sua saúde emocional. E, lembre-se que acreditar que a força de vontade basta e, que sozinho pode lidar com os sintomas é arriscado e aumenta a chance da piora do quadro. Estou à disposição caso precise! Atenciosamente, Psicóloga Rayana Brito.
Olá! O ideal para a cura do TOC é não fazer os rituais, pois são os rituais que mantém as obsessões, e por consequência, o transtorno. Mas caso você não consiga deixar de fazer os rituais, você pode trabalhar a dessensibilização deles de maneira a reduzi-los gradualmente. Ex: Se você tem o costume de lavar as mãos por 20 minutos, vá diminuindo esse período gasto, gradualmente, de maneira que da próxima vez que for lavar as mãos gaste 15 minutos e assim por diante, até conseguir chegar a um tempo razoável e suficiente para as suas mãos estarem limpas. Recomendo que você procure um psicólogo com especialização em Terapia Cognitivo Comportamental, que hoje é a abordagem que apresenta maior taxa de eficácia no tratamento do TOC, para te auxiliar a eliminar os seus rituais.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 262 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.