Tenho TOC e estou fazendo terapia com um psicólogo especializado em psicanálise. Será que as técnicas

6 respostas
Tenho TOC e estou fazendo terapia com um psicólogo especializado em psicanálise. Será que as técnicas utilizadas por ele serão de valia para o meu tratamento?
Boa noite, é comum termos dúvidas em relação ao diagnóstico. Nesse casos, é necessário falar com o profissional.

No entando, me parece que você está apresentando um controle dos sintomas devido a um sucesso no tratamento. Mas, sugiro conversar e esclarecer todas essas dúvidas com seu psiquiatra. Poder conversar sobre essas questões com seu médico é fundamental para que você possa confiar no trabalho dele.
Um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É apropriado você fazer uma análise sobre a evolução do seu tratamento, para isto é muito importante que seja feito juntamente do seu terapeuta, assim, juntos vocês podem analisar e entender se está obtendo sucesso com o tratamento ou não, caso a resposta seja negativa, este profissional lhe encaminhará para um outro profissional no qual você poderá se adaptar melhor ao estilo terapêutico.
Vale ressaltar que é comum ficar em dúvida quanto ao tratamento, pois em muitas situações, dependendo da evolução do caso, pode-se demorar para enxergar os primeiros sintomas de evolução do tratamento.
Boa noite , geralmente não , as médicacoes que sofrem com tolerância geralmente são os benzodiazepínicos ("tarjas pretas"), existem relatos de tolerância com a sertralina , mas com a paroxetina não , o que poderia ocorrer seria uma piora da gravidade da doença , necessitando de doses maiores , ou mesmo o uso incorreto da medicação , esquecendo tomadas , com a redução do efeito. Grande abraço.
Sim, a psicanálise pode te ajudar muito.
O diagnóstico de TOC na teoria freudiana tem outro nome, neurose obsessiva, mas não é isso que importa. Não se prenda a um rótulo.
Você provavelmente tem muitas dúvidas o tempo todo.
Converse com seu analista, fale de sua inquietação sobre a escolha da psicanálise. E boa sorte.
É importante que você reflita sobre o tratamento. Para além da abordagem, um vínculo positivo, de confiança com seu psicólogo são primordiais para a melhora do quadro. Além disso, muitas vezes, casos de TOC são mais facilmente vencidos com a ajuda de medicamentos. Converse com seu psicólogo sobre a necessidade de acionar um psiquiatra para seu caso.
Você deve avaliar como se sente com o tratamento, se está se identificando e se fica confortável com seu analista, pois tanto a psicanálise quanto outras abordagens da psicologia podem te ajudar. É importante ressaltar que o tratamento do TOC deve ser realizado também com o psiquiatra, uma vez que há a necessidade do uso de medicamentos específicos.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 262 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.