Tenho TOC e tenho um ritual que é difícil de fazer, não consigo terminá-lo, sempre que eu tento

4 respostas
Tenho TOC e tenho um ritual que é difícil de fazer, não consigo terminá-lo, sempre que eu tento fazer esse ritual eu erro algo e minha mente diz que tenho que refazê-lo, é pior tentar acabar com o ritual doTOC enquanto tenho que refazê-lo?
Olá! As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens que invadem a mente de forma recorrente e persistente, indesejados e que causam ansiedade acentuada ou sofrimento. Mesmo que não queira ter esses pensamentos, impulsos ou imagens ou os considere absurdos ou ilógicos, o indivíduo com TOC, por mais que se esforce, não consegue ignorá-los. Assim, passa a suprimi-los ou neutralizá-los com algum outro pensamento ou ação, realizando rituais (compulsões) ou adotando comportamentos evitativos. As compulsões ou rituais são comportamentos repetitivos (ex. lavar as mãos) ou atos mentais (rezar, contar) que o indivíduo se sente obrigado a executar em resposta a uma obsessão. É a utilização das compulsões, evitações e neutralizações que faz com que o TOC perpetue. Então o ideal é não realizar o ritual diante da obsessão. É importante que você busque auxílio através de psicoterapia para compreender o TOC e tratá-lo. A Terapia Cognitivo Comportamental apresenta eficácia reconhecida para o TOC.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde. Os hábitos compulsivos do TOC são, em grande parte, mecanismos desenvolvidos pela mente para o controle temporário da ansiedade. Independentemente do manejo que você consiga aplicar a esse ritual específico, provavelmente será muito difícil obter a remissão do transtorno de um modo mais completo sem ajuda especializada. Visto que você tem um grau considerável de consciência a respeito da sua doença, aproveite o momento e busque auxílio de um psicólogo de sua confiança, para juntos traçarem um programa de tratamento. Com a psicoterapia adequada, as chances de cura são grandes. Abraços, e boa sorte.
O que você narrou são sintomas do Toc,conflitos,angústias. Essa pergunta você mesmo pode se fazer. Você sente a mesma angústia , o mesmo tipo de pensamento? Você precisa conhecer melhor como esses sintomas se manifestam e trabalha- los e existe técnicas para isso. Procure um psicólogo e um psiquiatra,te ajudatá muito!!
Olá, a terapia comportamental vai instrumentalizar você a aprender a lidar com seu comportamento de ritualizar, seja ele como for. Espero ter ajudado.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 262 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.