Tenho tricotilomania e fui ao dermatologista para ele avaliar, ele me disse que não conseguiu ver as

9 respostas
Tenho tricotilomania e fui ao dermatologista para ele avaliar, ele me disse que não conseguiu ver as falhas no couro cabeludo, somente rarefações no lado esquerdo e que não tem indícios de trico. Como assim, se eu sinto as falhas e arranco por anos. Não concordei. Que fazer?
A tricotilomania é um transtorno do impulso e pode estar ligado à ansiedade. Procure um psiquiatra para o tratamento adequado!

Quando procura ajuda é porque algo causa prejuizos para você, e assim o processo do se auto conhecer. Para que esse transtorno de ansiedade não aumente, procure fazer a psicoterapia para se conscientizar e perceber aquilo que não está dando conta de tomar atitude que vc gostaria.
At.
Monica Araújo!
A pergunta é: Porque você se arranca os cabelos? Tricotilmania é um sintoma de alguma questão emocional e psicológica. Você está enfrentando algum problema inconscientemente que te faz arrancar os cabelos. Vale a pena procurar uma terapia e descobrir o que te faz sofrer e se "mutilar" dessa forma, e então você corta o mal pela raiz, pela origem.
Um abraço,
Léa
Fez certo, pois não sempre temos que concordar com a primeira avaliação, principalmente permanecendo as dúvidas. Dos sintomas apresentados, realmente, a tricotilomania fala muito do estado emocional em que se encontra. Dependendo do quadro real, a avaliação psiquiátrica se fará necessária para a inclusão medicamentosa, ainda e que a avaliação dermatológica que fez, não tenha identificado agravantes. Do acompanhamento psicológico, sugiro e recomendo, independente da abordagem psicológica que procurar, que seja um profissional ao qual se sinta a vontade e possa desenvolver a empatia necessária para lhe auxiliar no tratamento.
Abraços.
Por se tratar de uma doença psiquiátrica o primeiro passo é você passar por uma avaliação com o psiquiatra e/ou com o psicólogo.
Após a avaliação eles poderão indicar o melhor tratamento (medicação, psicoterapia, outros) para lhe ajudar. Boa sorte.
Normalmente, o ato de arrancar cabelos está associado a ansiedade e a pessoa faz impulsivamente, não possuindo controle. Já que você foi ao dermatologista que seria uma opção, outro recurso é buscar ajuda psicológica. Comece a fazer terapia e as coisas poderão ficar mais claras pra você.
Tenho falado aqui da abordagem EMDR, dessensibilização e reprocessamento, como opção para alguns tratamentos de conteúdos não explícitos e comportamentos automáticos devido a ansiedades e angústias. Confirmo que a terapia EMDR pode favorecer a remissão de muitos sintomas com tratamento adequado. Tenho tido avanços com fobias, depressões, ansiedade generalizada e transtorno pós-traumático, assim como casos de impulsividade relacionados a agressividade. Caso tenha conhecimento de algum psicólogo que trata com essa abordagem e possui certificação do Instituto EMDR Brasil, fica a dica. Boa sorte...
O ato de arrancar os cabelos é manifestação de algum sofrimento psicológico, isto por si só já tem indicação para tratamento psicológico e/ou psiquiátrico. A terapia cognitivo comportamental tem mostrado bons resultados para estes casos. Normalmente se associa aos uso de medicamentos.Portanto, aconselho que você busque um psicólogo que poderá avaliar o caso e orientar quanto ao tratamento.
Bom dia !!! Você disse que arranca por anos e que sente as falhas, não concordar com a opinião do especialista já é um indicio de que você foi buscar a certeza. A tricotilomania está relacionada ao estresse e ansiedade que está sentido e que este comportamento tornou-se sua válvula de escape para aliviar o seu sofrimento. Faça uma reflexão sobre si e tente lembrar desde a partir de que idade e qual motivo a levou a começar a arrancar os cabelos. Se não concordou com a opinião do dermatologista, procure outro e se puder, converse com um(a) psicólogo(a) a respeito. A terapia cognitiva comportamental tem sido eficiente para esse tipo de situação. Espero ter ajudado.

Forte Abraço!!!