Tenho tricotilomania e fui ao dermatologista para ele avaliar, ele me disse que não conseguiu ver as

9 respostas
Tenho tricotilomania e fui ao dermatologista para ele avaliar, ele me disse que não conseguiu ver as falhas no couro cabeludo, somente rarefações no lado esquerdo e que não tem indícios de trico. Como assim, se eu sinto as falhas e arranco por anos. Não concordei. Que fazer?
A tricotilomania é um transtorno do impulso e pode estar ligado à ansiedade. Procure um psiquiatra para o tratamento adequado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Quando procura ajuda é porque algo causa prejuizos para você, e assim o processo do se auto conhecer. Para que esse transtorno de ansiedade não aumente, procure fazer a psicoterapia para se conscientizar e perceber aquilo que não está dando conta de tomar atitude que vc gostaria.
At.
Monica Araújo!
A pergunta é: Porque você se arranca os cabelos? Tricotilmania é um sintoma de alguma questão emocional e psicológica. Você está enfrentando algum problema inconscientemente que te faz arrancar os cabelos. Vale a pena procurar uma terapia e descobrir o que te faz sofrer e se "mutilar" dessa forma, e então você corta o mal pela raiz, pela origem.
Um abraço,
Léa
Fez certo, pois não sempre temos que concordar com a primeira avaliação, principalmente permanecendo as dúvidas. Dos sintomas apresentados, realmente, a tricotilomania fala muito do estado emocional em que se encontra. Dependendo do quadro real, a avaliação psiquiátrica se fará necessária para a inclusão medicamentosa, ainda e que a avaliação dermatológica que fez, não tenha identificado agravantes. Do acompanhamento psicológico, sugiro e recomendo, independente da abordagem psicológica que procurar, que seja um profissional ao qual se sinta a vontade e possa desenvolver a empatia necessária para lhe auxiliar no tratamento.
Abraços.
Por se tratar de uma doença psiquiátrica o primeiro passo é você passar por uma avaliação com o psiquiatra e/ou com o psicólogo.
Após a avaliação eles poderão indicar o melhor tratamento (medicação, psicoterapia, outros) para lhe ajudar. Boa sorte.
Normalmente, o ato de arrancar cabelos está associado a ansiedade e a pessoa faz impulsivamente, não possuindo controle. Já que você foi ao dermatologista que seria uma opção, outro recurso é buscar ajuda psicológica. Comece a fazer terapia e as coisas poderão ficar mais claras pra você.
Tenho falado aqui da abordagem EMDR, dessensibilização e reprocessamento, como opção para alguns tratamentos de conteúdos não explícitos e comportamentos automáticos devido a ansiedades e angústias. Confirmo que a terapia EMDR pode favorecer a remissão de muitos sintomas com tratamento adequado. Tenho tido avanços com fobias, depressões, ansiedade generalizada e transtorno pós-traumático, assim como casos de impulsividade relacionados a agressividade. Caso tenha conhecimento de algum psicólogo que trata com essa abordagem e possui certificação do Instituto EMDR Brasil, fica a dica. Boa sorte...
O ato de arrancar os cabelos é manifestação de algum sofrimento psicológico, isto por si só já tem indicação para tratamento psicológico e/ou psiquiátrico. A terapia cognitivo comportamental tem mostrado bons resultados para estes casos. Normalmente se associa aos uso de medicamentos.Portanto, aconselho que você busque um psicólogo que poderá avaliar o caso e orientar quanto ao tratamento.
Bom dia !!! Você disse que arranca por anos e que sente as falhas, não concordar com a opinião do especialista já é um indicio de que você foi buscar a certeza. A tricotilomania está relacionada ao estresse e ansiedade que está sentido e que este comportamento tornou-se sua válvula de escape para aliviar o seu sofrimento. Faça uma reflexão sobre si e tente lembrar desde a partir de que idade e qual motivo a levou a começar a arrancar os cabelos. Se não concordou com a opinião do dermatologista, procure outro e se puder, converse com um(a) psicólogo(a) a respeito. A terapia cognitiva comportamental tem sido eficiente para esse tipo de situação. Espero ter ajudado.

Forte Abraço!!!

Especialistas

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Nunes Pedras

Renata Nunes Pedras

Psicólogo

São Paulo

Edijailson Oliveira da Silva

Edijailson Oliveira da Silva

Psicólogo

Recife

Victória Novais

Victória Novais

Psicólogo

Goiânia

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Tricotilomania
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.