Tenho um filho com Sindrome de Down com 37 anos. Não consigo levar ele ao médico para qualquer consulta.

23 respostas
Tenho um filho com Sindrome de Down com 37 anos. Não consigo levar ele ao médico para qualquer consulta. Ele esteve doente e não deixou o médico consultá-lo.
Também não consigo levá-lo ao dentista. Enfim é tudo muito difícil. O que posso fazer?

Obrigado
Boa noite! Alguns profissionais da saúde trabalham com Acompanhamento Terapêutico, também conhecido como AT.
O AT é um trabalho clínico que visa promover a autonomia e a reinserção social, em espaços públicos e privados. Claro que cada situação deve ser avaliada considerando as particularidades de cada paciente. Mas é uma técnica extremamente eficaz, que tem auxiliado cada vez mais os pacientes e familiares com dificuldades semelhantes as que você citou. Espero ter ajudado. Fico à disposição qualquer coisa.

Olá! Essa é uma situação difícil, pois não se pode forçar um adulto a fazer o que ele não quer. Você pode facilitar essas situações aprendendo algumas técnicas da terapia cognitivo comportamental para melhorar a comunicação, comunicação assertiva, uso de elogios e não de críticas, etc. Uma consulta com uma psicóloga da abordagem cognitivo comportamental poderia te ajudar a usar essas técnicas.
Olá,
Seu filho começou com estes comportamentos recentemente ou sempre esquivou-se dos médicos? Simplesmente recusa-se a sair de casa? Veja se consegue definir melhor. Se é recente repare no que mudou e se pode associar a algum evento.
Neste meio tempo, busque ajuda de especialistas (médicos ou psicólogos) com experiências com SD, pois o caso que você relata pode ser apenas comportamental ou alguma evolução neurológica não rara em SD adultos.
Forte abraço
Boa tarde!
Procure um médico de sua confiança, ele vai dar os esclarecimentos necessários.
Olá.Boa tarde.Primeiro deve ser tratado seu filho no espaço domestico familiar com pessoas conhecidas para abaixar o estresse e a ansiedade. Depois introduzir um especialista em AT.
Olá !
É importante buscar um psicólogo que realize atendimentos home Care ( atendimento em casa) , pois inicialmente ele precisa criar recursos internos em um ambiente que ele se sinta seguro e acolhido, para que ele possa se sentir mais confortável ao sair de casa. Nesse primeiro momento o mais importante é o acolhimento para que haja uma intervenção terapêutica mais eficaz para o seu filho.
Estou a disposição para ajudá-los.
Abraços
Olá, tem duas situações conflitantes. Uma por ele ser maior de idade, mas pode ser que você tenha a guarda de totalmente incapaz e daí ele não responde pelos atos deles e consequentemente também não goza dos direitos de uma pessoa maior de idade. A segunda situação conflitante é que o que ocorre com ele é uma resistência e desobediência em ir ao médico ou odonto, neste caso vejo que a ajuda de um psicólogo não tem esse alcance para com ele, somente pode ofertar psicoterapia para você (mãe ou pai). Acho melhor buscar ajuda de um assistente social ou outra ajuda, do tipo CAPS Centro de Atendimento Psico Social para buscarem juntos uma solução caso ele realmente tenha que ir ao médico ou odonto e seja impossível, neste caso quando o risco à saúde e à vida dele for maior que a intervenção de uma força maior, profissionalmente falando.
Olá, a busca de um profissional que trabalhe com técnicas de persuasão como o psicólogo que atue com Programação Neurolinguística ou Hipnoterapia e com atendimento Home Care pode ajudá-la. Estou a disposição caso seja no Rio de Janeiro. Fique à vontade.
Olá! Vocês já tentaram um acompanhante terapêutico? Um AT, ao iniciar um trabalho de aproximação e confiança, ajudará em atividades diárias e diversas. Um ponto bem importante é o cuidado com cuidador. Você e seus demais familiares se cuidam, frequentam ou já frequentaram psicoterapia? Um trabalho terapêutico pode ajudá-la a encontrar meios de tornar um pouco mais fácil seu cuidado, pois não só irá cuidar das suas angústias como poderá encontrar outros caminhos para abordá-lo no dia a dia.
Você pode tentar levá-lo a um Psicólogo mas como se fosse a um lugar que fosse somente conversar com alguém, sem fazê-lo entender que irá a um "médico". Caso não funcione, você pode iniciar uma terapia como uma espécie de orientação que irá te ajudar a lidar melhor com seu filho.
A ansiedade e a residência que ele apresenta diante da necessidade de ir ao médico pode ter diversas causas. Estas questões podem sim ser tratadas com psicólogo visto que há um agente de fobia, hospitais e clínicas e os efeitos Desencadeados no comportamento dele. Um acompanhante terapêutico pode realizar uma exposição gradativa e eliminar a fobia.
Boa noite!
É muito importante para seu filho um suporte e apoio de um profissional de saúde mental que venha atuar sobre o comportamento do mesmo e que, de preferência na área cognitivo comportamental pra ajudá-lo a saber lidar com algumas situações que para ele são difíceis. Busque ajuda profissional.
Compreendo o quanto seja complicado a dinâmica. O Acompanhamento terapêutico para esses casos é algo bem efetivo. Busque também ajuda em sua rede de apoio familiares e amigo. Busque orientação de profissionais de sua confiança.
Boa noite!
É muito importante compreender as determinações da resistência do seu filho ir às consultas. O processo de formação de vínculo e estabelecimento de uma comunicação efetiva depende muito de cada pessoa. Mas é compreendendo o histórico detrás da dificuldade dele e pensando com ele, à medida da abertura, possibilidades de buscar ajuda para tal dificuldade que é possível pensar em desenvolvimento de recursos para que ele compareça às consultas que precisa bem como a outros eventos necessários!
Olá, poderia ser interessante um Acompanhamento Terapêutico (AT). Um AT pode ajudá-lo a compreender os motivos de não conseguir circular pela cidade e ir aos poucos o ajudando a poder sair. Fico à disposição para qualquer dúvida
Olá, bom dia!
Veja a possibilidade do seu filho ser assistido por um psicólogo, para auxilia-lo a lidar com situações que para ele são desafiadoras.
Espero ter ajudado. Forte abraço.

Olá. Vou te sugerir procurar um psicólogo que realize psicoterapia familiar.
Este profissional pode lhe ajudar identificar o que leva seu filho a recusar ajuda medica. Desenvolver métodos de abordagem que lhe ajude a lidar com as necessidades de seu filho, proporcionando a você e sua família qualidade de vida.
Olá, pessoa! Como alguns colegas disseram acima, não é possível obrigar um adulto a fazer qualquer coisa, por necessária que você ache - a menos que por qualquer outro motivo haja uma interdição. Ao que parece, no entanto, você pergunta mais por sua preocupação com seu filho e, pela sensação de incapacidade. Não deixe de checar a possibilidade de ele ser atendido no ambiente de casa - o que também vai depender dele - mas, em primeiro lugar, busque ajuda para a 'sua' situação. Visite um psicólogo, reflita sobre estas preocupações e os limites delas e, busque acolhimento destas sensações também na família e amigos. Preocupar-se com a sua saúde (mental) acaba agindo, também, sobre as atitudes do seu filho - seja como um modelo ("dando exemplo") ou, como consequência das suas próprias mudanças.
Olá! Sugiro um acompanhamento terapêutico se possível. Caso não seja viável, um psicólogo iria te ajudar a lidar com essas questões.
Boa sorte!
Esta situação realmente é difícil. Se possível procure ajuda de profissionais da saúde para avaliação local.
Sugiro solicitar ao médico dele qual o melhor manejo ou procedimento, para que ele possa ser atendido em tempo, para que sua saúde acompanhada. Também pode estar perguntando isso a um dentista pediátrico. Devido a idade mental.
A psicanálise pode ajudar a compreender melhor as motivações e necessidades do seu filho, bem como ajudar a desenvolver estratégias para lidar com as dificuldades que você está enfrentando. É importante que você procure um profissional qualificado para ajudar a entender melhor o que está acontecendo com o seu filho e como você pode ajudá-lo. O profissional pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com as dificuldades, como a criação de um ambiente seguro e estruturado para o seu filho, bem como ajudar a desenvolver habilidades de comunicação eficazes para que você possa se comunicar com ele de forma mais eficaz. Além disso, o profissional pode ajudar a desenvolver estratég ias para lidar com as emoções e sentimentos do seu filho, bem como ajudar a desenvolver habilidades de autocontrole e autoconhecimento.
Olá. Receio que não exista uma resposta para sua pergunta. É preciso investigar, entender porque seu filho não deixa e conhecê-lo para poder construir recursos para lidar com a questão. Um psicólogo pode te ajudar com esses processos. Abraço.