Tenho um filho de 13 anos e ele apresenta várias características de altismo, não.quer sair de casa,

3 respostas
Tenho um filho de 13 anos e ele apresenta várias características de altismo, não.quer sair de casa, inclusive não está estudando pois não suporta barulho nem interage com os colegas, sente dor de cabeça com frequência.ja foi no psiquiatra, neuro, fez vários exames da cabeça e não deu nada, inclusive o neuro falou que ele tem a mentalidade de um adulto, é altamente inteligente. O que devo fazer me ajudem por favor? Devo procurar alguma outra especialidade?
Olá! A investigação e acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) deve ser multidisciplinar. Logo, além das consultas com os médicos, é imprescindível que seja feito um seguimento com a psicologia, fonoterapia, terapia ocupacional e o que a equipe julgar necessário no caso do seu filho.

Além disso, conversar com a escola e buscar junto a ela medidas que possam ajudar a criança a se estabelecer nesse ambiente

Nessa suspeita deve ser realizada consulta com médico que tenha experiência no acompanhamento de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. Os médicos que possuem maior conhecimento em autismo geralmente são neuropediatras e psiquiatras da infância e adolescência.
O diagnóstico é realizado através da história do desenvolvimento e da avaliação das dificuldades apresentadas na atualidade. Não há nenhum exame complementar de imagem, laboratorial ou eletroencefalográfico que contribua para o diagnóstico.
Olá! Entendo sua preocupação em relação ao seu filho e suas dificuldades. O autismo é um transtorno complexo e muitas vezes pode ser difícil de diagnosticar. É importante ressaltar que cada pessoa é única e pode apresentar diferentes características. Além disso, existem outras condições que podem apresentar sintomas semelhantes ao autismo.

Recomendo que você busque uma avaliação multidisciplinar, com profissionais de diversas áreas, como neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. Essa equipe poderá avaliar seu filho de forma mais ampla e oferecer um diagnóstico preciso, além de indicar um tratamento adequado e individualizado.

Também sugiro que você busque informações e suporte em grupos de pais de crianças com autismo, pois pode ser útil compartilhar experiências e trocar informações com outras pessoas que passam por situações semelhantes.

Lembre-se que o importante é buscar ajuda e apoio profissional para ajudar seu filho a lidar com suas dificuldades e desenvolver seu potencial. Em nossa plataforma, temos diversos profissionais especializados em autismo e que podem oferecer orientações e acompanhamento adequado para a sua família. Desejo tudo de melhor para você e sua família.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800