Tenho uma filha que é celíaca, descobri a doença quando ela tinha 10 anos, hoje ela esta com 24.Apouco

7 respostas
Tenho uma filha que é celíaca, descobri a doença quando ela tinha 10 anos, hoje ela esta com 24.Apouco tempo li uma reportagem sobre os celíacos e saúde mental, e identifiquei vários sintomas que minha filha apresenta como: ansiedade, insegurança, dificuldade de memoriação, depressão etc. Qual o tratamento?
Dra. Carolina Froehner
Psiquiatra
Curitiba
Para saber o melhor tratamento para ela é importante ela passar por uma avaliação médica com um psiquiatra antes para ter o diagnóstico correto pois para cada pessoa existe um tratamento individualizado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sugiro que a sra leve a sua filha para uma consulta médica com um clínico geral, ao realizar o exame de sangue, pois, a doença possui sintomas muito variados e associados a outras doenças, por possuírem características semelhantes. Se possível, um acompanhamento nutricional e psicoterápico para ajudar a sua filha a ter uma qualidade de vida mais satisfatório. Estimo melhoras!!! Boa sorte!!!

Forte abraço!!!
 Renan Marques Franklin
Psicólogo
Curitiba
É recomendável primeiramente que passe por uma avaliação de um psicólogo ou psiquiatra, para verificar a presença/intensidade destes sintomas. Só então será possível planejar um tratamento adequado.
Confirmada a necessidade de tratamento, a indicação mais eficaz é pelo tratamento multiprofissional.
 Virginia Fernandes
Psicólogo, Terapeuta complementar
Santo André, SP
Aconselho que vc faça uma visita ao clinico geral para um encaminhamento a um nutricionista se necessário, e juntamente a esses profissionais vc poderá procurar um psicologo que irá avaliar o grau da ansiedade e depressão e se tiver necessidade um encaminhamento a um psiquiatra.
Buscando alternativas para uma condição de vida mais saudável.
Averiguar realmente a presença de um transtorno em relação a sua filha com a ajuda de um profissional psiquiatra, seria um primeiro passo. Posteriormente, o acompanhamento psicoterápico seria a oportunidade dessas questões que incomodam serem trabalhadas da melhor forma possível.
 Aliene Lago
Psicólogo
Ribeirão Preto
Acredito que um dos melhores casamentos que existe é entre um psicólogo e um psiquiatra. Toda doença que nós temos tem um fundo biológico e psicológico. Por isso, temos que tratar ambas partes com profissionais da área médica e psi.
Como no caso da sua filha envolve problemas alimentares, um nutricionista é indicado para a construção de uma dieta específica e personalizada à ela.
Espero que dê tudo certo à vocês.
 Suellen Mengatto
Psicólogo
Itajaí
No tratamento da doença celíaca é interessante a participação e avaliação de um profissional psicólogo, de preferência que atue na área do comportamento alimentar. Este profissional também poderá indicar a participação de um psiquiatra quando necessário para o manejo de alguns sintomas.

Especialistas

Patricia Aleixo

Patricia Aleixo

Pediatra

São Paulo

Juliana Rosseto

Juliana Rosseto

Gastroenterologista

Boa Vista

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Paulo Jose Melo Menezes

Paulo Jose Melo Menezes

Pediatra

Aracaju

José Holanda Parahyba

José Holanda Parahyba

Pediatra

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 226 perguntas sobre Doença celíaca
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.