Tive Lúpus e artrite a uma 7 anos. E desde 2001, não toma mais nenhum medicamento, pois foi constatado

3 respostas
Tive Lúpus e artrite a uma 7 anos.
E desde 2001, não toma mais nenhum medicamento, pois foi constatado minha cura.
Fiz exames a dois anos atrás e não constou nada.
Posso tomar a vacina febre amarela?
Olá! A vacina da febre amarela é composta por vírus vivo atenuado. Está contraindicada em pacientes lúpicos em uso de imunossupressão ou glicocorticoide. Primeiramente, consulte seu reumatologista para que ele possa avaliar seu real status da doença e se está em remissão da doença - se este for seu caso (e espero que sim), não há problemas em receber a vacina. O lúpus é uma doença crônica, que tem controle e necessita de acompanhamento constante. Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, o lúpus pode ter diversas apresentações clínicas desde formas com menor risco (as chamadas cutâneo-articulares), até aquelas que demandam terapias mais complexas (como acometimento renal, cerebral ou cardíaco). A vacina de febre amarela é composta por vírus atenuado e é contra-indicada em pessoas com déficits imunológicos transitórios ou permanentes. No site da Fiocruz encontramos as contra-indicações: crianças com menos de seis anos, imunodepressão transitória ou permanente, provocada por doenças (neoplasias, HIV/AIDS), ou por tratamentos (corticoides por mais de duas semanas na dose de 02mg/kg/dia ou mais, radioterapia, imunobiológicos), gestação e alergia a ovo de galinha. No mais deve-se sempre consultar o seu médico para maiores esclarecimentos.
O termo "cura" não se aplica ao lúpus. A terminologia que usamos para a fase em que o paciente se encontra sem sintomas e com exames normais é a a fase de "remissão". Nessa fase a vacina da febre amarela poderia ser usada, mas apenas se você passou recentemente por uma consulta reumatológica e somente o seu reumatologista poderia atestar se você continua nessa remissão. É importante esclarecer que o fato de estar em remissão não significa que esteja curada. Você precisa visitar o seu reumatologista regularmente!

Especialistas

Talita Yokoy de Souza

Talita Yokoy de Souza

Internista, Reumatologista

Brasília

Ana Paula Vecchi

Ana Paula Vecchi

Pediatra

Goiânia

André Ozela

André Ozela

Reumatologista

São Paulo

Ana Paula Beckhäuser

Ana Paula Beckhäuser

Reumatologista

Curitiba

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 396 perguntas sobre Lúpus Eritematoso Sistêmico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.