Tive minha primeira crise de ansiedade no inicio da gravidez e agora voltou depois do pós parto

34 respostas
Tive minha primeira crise de ansiedade no inicio da gravidez e agora voltou depois do pós parto, pode ser hormonal? (Não tenho traumas)
Na abordagem junguiana, consideraríamos a interconexão entre corpo e psique. Mudanças hormonais durante a gravidez e pós-parto podem influenciar significativamente o equilíbrio emocional. Além disso, explorar a vivência dessa transição para a maternidade sob uma perspectiva simbólica pode oferecer insights sobre seu estado emocional. Recomendaria buscar apoio profissional para explorar esses aspectos de maneira mais aprofundada.

Boa Tarde. A ansiedade é uma resposta natural do organismo a situações percebidas como ameaçadoras. Pode manifestar-se como preocupação excessiva, tensão muscular, inquietação, aceleramento da respiração e batimentos cardíacos e outros sintomas emocionais. Quando persistente e intensidade pode interferir na vida da pessoa, e pode já indicar um transtorno de ansiedade e não necessariamente precisa (apresentar algum trauma). Pode ter alguma relação com os hormônios, como não, apenas uma descarga de ansiedade com a mudança na rotina. Caso persistir procure ajuda, faça exercícios de respiração, procure manter o seu ambiente o mais tranquilo possível. Obrigado pela pergunta. Fique bem.
Olá! Os hormônios estrogênio e progesterona sobem durante a gravidez, mas caem drasticamente após o nascimento. O resultado dessa queda pode ser tristeza, insônia, irritabilidade, ansiedade e choro. O período de 45 a 60 dias após o nascimento do bebê é chamado de puerpério, sendo popularmente conhecido como “resguardo”. Ele é caracterizado por mudanças físicas, hormonais e psicológicas no corpo da mãe para que ele retorne à forma anterior à gestação.
Receber o diagnóstico é o primeiro passo para encontrar a melhor maneira de controlar o transtorno. A partir de uma avaliação psicológica, é possível identificar as causas do problema e, com a terapia, aprender a lidar com elas para amenizar os sintomas que podem atrapalhar a rotina. Procure um profissional (psicólogo), este vai avaliar a necessidade de complementar o tratamento com medicamentos para ajudar a controlar os sintomas e ter estratégias para lidar com pensamentos antecipatórios.
Olá. Para a psicanálise é entendido como trauma todo evento, experiência de grande intensidade que não conseguimos lidar, atribuir sentido, ou seja, diferente do que muitas pessoas imaginam não precisa ser algo impactante, uma grande tragédia. Portanto, é possível perceber que todo indivíduo tem conflitos e os sintomas, como por exemplo, a ansiedade são expressões disso. Por isso, aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um lugar de escuta sensível e acolhimento, possibilitando assim, trabalhar as questões que surgiram com a maternidade. Caso queira marcar uma entrevista e iniciar seu processo de autorreconhecimento, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Boa tarde!
A gravidez interfere muito nos hormônios, o que pode fazer com que a pessoa tenha crises de ansiedade ou fique depressiva. É de extrema importância olhar para dentro e tentar indentificar se existe alguma questão emocional que precisa ser elaborada. Procure ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.
Olá! Talvez seja importante não separar o teu corpo de tua manifestação subjetiva, ou seja, sendo hormonal ou não, tu colocas o início da gravidez e o pós parto como marcos dos teus sintomas. Neste sentido, um acompanhamento psicológico pode contribuir para olhar para teu momento de vida e dos novos papéis que tu assumirá com a maternidade.
Olá! A parte hormonal influencia e agrava questões emocionais e de humor que já existiam, mas estavam latentes. Então o ideal seria fazer uma psicoterapia para entender o significado da sua ansiedade. Causa, gatilhos, sua nova fase de vida, a relação maternidade com sua infância. Crises de ansiedade não necessariamente estão ligadas a traumas. Existe toda uma demanda humana a ser avaliada: Mulher, mãe, profissional. Fazer psicoterapia 'e uma oportunidade muito rica de desenvolvimento pessoal e prevenir adoecimento. As crises de ansiedade revelam um emocional adoecido. A disposição.
Olá! Realmente, existe a possibilidade de alterações hormonais na gestação e pós parto, no entanto, compreender quais mudanças nesse momento estão lhe causando sintomas ansiosos podem te auxiliar em se readequar a um novo período da vida. Sugiro que busque um acompanhamento profissional que poderá ser pontual para essa fase.
Espero ter ajudado.
Olá Boa tarde, a questão hormonal pode estar atrelada ao desconforto emocional, mas como você teve crise de ansiedade anteriormente o ideal seria procurar ajuda Terapeutica para compreender seus anseios e angústia.
Fico a disposição para maiores esclarecimentos!
As questões hormonais da gravidez e puerperio têm impacto no corpo mas a questão da ansiedade pode acontecer nestes momentos devido a todo aspecto emocional e psíquico que envolvem a gravidez e o nascimento do bebê.

Situações novas, desafiantes, mudança de status quo, de vida e a reorganização da família traz medo, insegurança portanto pode aumentar a ansiedade.

Busque ajuda terapêutica, a TCC é ótima e muito indicada.
Posso te ajudar

A chegada de um bebê é quase sempre um momento de muita felicidade e expectativa na vida da mulher. Mas nem sempre são somente os sentimentos e emoções tão prazerosos que surgem. Muitas vezes, esse período, assim como pode ocorrer durante a gestação, é marcado por uma intensa ansiedade,.conhecida no primeiro caso como ansiedade pós-parto. É preciso avaliar mais detidamente os seus sintomas de ansiedade. Mas os mais comuns são insônia, irritabilidade, intensa preocupação pelo fato de o bebê depender inteiramente da mãe, sensação de cansaço, de solidão, de estar sendo mal compreendida. Em suma, as responsabilidades da nova vida materna e as alterações na rotina, costumam ser as responsáveis por essa ansiedade. Em certo grau, é normal um nível de ansiedade com tanta mudança e expectativa. Mas se ela persiste e se intensifica, começa a interferir nas atividades da mãe e é nesse caso que merece atenção e que se busque uma intervenção com um profissional. Não se sabe muito bem as causas da ansiedade pós-parto, mas é possível que seja uma combinação de fatores biológicos, hormonais, psicológicos sociais. Assim, as alterações hormonais como a queda nos níveis de estrogênio e progesterona podem sim ser causa, mas geralmente não somente elas. Os demais fatores geralmente estão combinados. O estresse vivenciado antes e durante o parto também podem provocar os sintomas desse tipo de ansiedade. Buscar ajuda profissional pode ajudar muito nesse momento.
Olá! Responder com precisão sua pergunta é bastante delicado ao meu ver. Penso que o mais adequado é procurar um profissional para compreender, de forma mais aprofundada, o que está acontecendo.
A tendência, contudo, é que seja uma combinação de fatores, não apenas uma alteração hormonal.
Olá. A intensa variação hormonoal, que se inicia na gravidez e se desenrola por toda o período de parto, pós, se há ou não amamentação, pode mobilizar as emoções, comportamentos e, portanto, elevar significativamente níveis de ansiedade. Há diversas outras possibilidades para o surgimento de uma crise, dentre elas, em seu contexto, o estresse com o momento novp, contar ou não com suporte (rede de apoio), haver ou não alguma dificuldade de adaptação com a criança. Enfim, são muitas as possibilidades. Se possível, converse com pessoas de sua confiança, fale com a ou o profissional de ginecologia que te assiste desde o parto e, mesmo que só possa na versão online, uma consulta psicológica poderia contribuir muito.
Sempre é importante considerar as causas físicas, sem dúvidas. No entanto, é importante perceber que você marca um período que podemos considerar traumáticos na vida da mulher. Nós, seres humanos, temos ao longo da vida, vários momentos que podemos considerar no mínimo muito marcantes ou até traumáticos, dependendo do histórico de vida de cada um. O nascimento é o primeiro e sem dúvidas, a maternidade um deles. Considere que por algum motivo inconsciente, sua mente reagiu a um momento com um sintoma. E as causas estão num “lugar “ ( instância psíquica), que não é da consciência. Apenas se reflete nela. Pense em fazer um processo terapêutico para aprender a dominar a si mesma através do auto conhecimento. Um abraço!
Olá, bom dia! Todos temos traumas. Além de ser uma questão hormonal, a maternidade desperta na mulher sentimentos, sensações inconscientes da nossa relação com a própria mãe. Sugiro realizar um processo terapêutico para trabalhar essas questões.
Olá! Tudo bem? Que tudo esteja bem! Parabéns pela chegada do seu bebê! Felicidades! É compreensível que momentos significativos como a gravidez e o pós-parto possam desencadear mudanças emocionais, e a ansiedade é uma resposta comum a essas fases.
É interessante observar que as flutuações hormonais podem, de fato, como você mencionou, desempenhar um papel significativo nos sintomas de ansiedade durante a gravidez e o pós-parto. As mudanças hormonais podem afetar o equilíbrio emocional, aumentando a vulnerabilidade a sintomas ansiosos. Para isso, é recomendado que você possa avaliar com seu médico(a) de confiança como está sua saúde física neste sentido.
Além disso, a ansiedade pós-parto é uma preocupação comum, e muitas mães experimentam sentimentos intensos e variados durante esse período. Não só por conta dos hormônios, mas por toda a mudança e adaptação necessária. Com relação ao que você comentou sobre traumas lhe explico que não ter traumas prévios (isso já é excelente, não é?) não exclui a possibilidade de experienciar ansiedade.
Se você está se sentindo desconfortável ou percebe que há um impactando na sua qualidade de vida, a terapia pode ser uma ferramenta valiosa para explorar esses sentimentos, compreender as dinâmicas emocionais envolvidas e desenvolver estratégias de enfrentamento eficazes.
Considere marcar uma sessão para falarmos desses seus desafios com mais profundidade. Estou aqui para oferecer suporte e auxiliar no seu caminho em direção ao bem-estar emocional. Aguardo seu contato para que possamos explorar juntas estratégias para você lidar com essa fase e promover ainda mais seu equilíbrio emocional. Parabéns novamente e estou aqui para lhe ajudar. Aguardo por você!
Sim, é possível que as mudanças hormonais durante a gravidez e o pós-parto estejam contribuindo para as crises de ansiedade. Essas alterações podem impactar significativamente o equilíbrio emocional. Recomendaria iniciar um acompanhamento psicológico para explorar e tratar essas questões. Um profissional pode oferecer suporte para lidar com os desafios emocionais associados à gravidez e ao pós-parto, auxiliando na gestão da ansiedade e proporcionando estratégias para promover o bem-estar emocional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Boa tarde! Não temos como afirmar que as mudanças hormonais na gravidez por si só possam causar essas crises até porque o ser humano é complexo e o corpo age na mente assim como a mente age no corpo! O período de gravidez pode ser bastante estressante devido as mudanças no corpo,pressão social,crenças e medo da mulher e se faz muito importante ter atendimento durante e após a gestação para melhor administrar a ansiedade. Fico à disposição no online ou presencial.
o ato de pensar é muito importante para a saúde e o funcionamento adequado do cérebro, sobretudo verbalizar o pensamento é libertador para cura das doenças do corpo.
Olá, sinto muito que tenha passado por essa crise no início da gravidez! Espero que tenha tido uma rede de apoio, bem como profissionais da saúde te acompanhando nesse momento. É possível sim haver uma maior labilidade emocional nesse momento, contudo para além de uma alteração emocional é importante pensar como a chegada do bebê lhe impactou e como tem sido. Você descreveu que "agora voltou" (sic). Como a crise voltou? Tem sido frequente? Em quais momentos? Como você reage quando elas aparecem? Um acompanhamento com uma psicóloga perinatal e da parentalidade pode ser útil nesse momento para te ajudar a lidar com essas questões. Espero que fique bem. Abraço!
Olá. Pode ser, mas também pode não ser. O melhor é investigar com médico e psicólogo. Abraço.
Olá, como vai?

A questão hormonal pode sim estar presente nesse momento, e para isso seria importante o acompanhamento médico para avaliar tal. Porém seria fundamental também que em conjunto com os exames médicos fosse realizado um acompanhamento psicológico, pois apesar de considerar não ter vivenciado traumas, muitas questões emocionais podem estar contribuindo para tais crises.
Fico à disposição para auxiliar nesse processo!
O transtorno de ansiedade generalizada ocorre quando a pessoa sente nervosismo e preocupação excessivos em relação a diversas atividades ou acontecimentos. O número de dias em que a pessoa tem ansiedade é superior ao número de dias em que não tem, por um período de seis meses ou mais.
A pessoa fica ansiosa e preocupada com diversos problemas, atividades e situações, e não apenas com um tipo.
Para que esse transtorno seja diagnosticado, vários outros sintomas (por exemplo, a tendência de se cansar facilmente, dificuldade de concentração e tensão muscular) precisam acompanhar a ansiedade.
O tratamento envolve uma combinação de farmacoterapia (normalmente à base de ansiolíticos e ocasionalmente antidepressivos) e psicoterapia.
A gestação é uma experiência de fato muito transformadora na vida de uma mulher: provoca mudanças profundas no corpo e na esfera psíquica. Sabemos que hormônios tem grande influência no humor de uma mulher que acabou de dar a luz.
Porém, normalmente este não é o único fator que sozinho explica a angústia que pode ser vivida no puerpério. A partir do nascimento de um filho, são necessárias diversas mudanças concretas na vida de uma mulher, além de despertar inseguranças e questionamentos sobre como se reajustar a este momento, como cuidar de um ser totalmente dependente...
Além disso é comum que as mulheres neste momento sintam-se muito sozinhas, mesmo que com o apoio da família e companheiro, pois tornar-se mãe trata-se de uma jornada muito pessoal. Com isso vemos que trata-se de um momento complexo da vida que deve ser tratado como tal, cuidando sim das possíveis alterações hormonais quando necessário, mas principalmente podendo olhar para os efeitos desta experiência na vida de uma mulher que passa por um novo momento de sua vida! Por isso faz-se muito importante também uma atenção para o campo da saúde mental neste momento da vida.
É possível que as alterações hormonais durante a gravidez e o pós-parto tenham contribuído para as crises de ansiedade. A análise do comportamento sugere explorar fatores ambientais e contextuais para compreender melhor as condições que desencadeiam essas crises e desenvolver estratégias comportamentais para lidar com elas. Recomendo buscar orientação profissional para um suporte mais específico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Boa tarde. Costumo pensar que uma coisa nunca vem só, existe um solo fértil para que aconteça. A ansiedade não precisa aparecer somente em situações de trauma, muitas vezes vem como uma alerta para alguns limites que podem estar sendo ultrapassados. Recomendo que busque um profissional para te orientar nesse processo.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 400
Sim, é possível que as flutuações hormonais durante a gravidez e o pós-parto estejam contribuindo para suas crises de ansiedade, já que as alterações hormonais podem afetar o equilíbrio emocional. É importante buscar apoio médico para entender e gerenciar essas mudanças durante esse período delicado, assim como um atendimento psicológico para te ajudar a compreender melhor o que está acontecendo, possibilitando sua melhora.
Fico a disposição!
Att
Olá, como tem passado?
É importante pensar sobre o que significou a gravidez para você e outras coisas associadas a esse momento, o relacionamento, o desejo de ter filho, a família, como você se vê como mulher, como mãe e agora depois do parto, talvez algumas questões surjam novamente e estejam aparecendo de outras formas, como nessa ansiedade, nem sempre ansiedade é uma questão hormonal, pode ser também uma questão de vivências, experiências, expectativas, desejos e outras coisas mais de alguns momentos da vida.
Espero ter ajudado.
Primeiramente, é válido reconhecer que a gravidez e o pós-parto são fases da vida repletas de mudanças significativas tanto no corpo quanto na mente de uma mulher. Durante a gravidez, as alterações hormonais e físicas podem desencadear uma ampla gama de reações emocionais, incluindo ansiedade.
Além disso, a transição para a maternidade traz consigo uma série de desafios psicológicos e emocionais. A expectativa da chegada de um novo membro na família, as preocupações com o parto, o cuidado com o recém-nascido e as mudanças nos papéis familiares podem gerar um aumento do estresse e da ansiedade.
Na ausência de traumas específicos, a ansiedade durante a gravidez e o pós-parto pode ser compreendida como uma resposta existencial à experiência de transição e transformação que a maternidade implica. A ansiedade pode surgir como uma forma de lidar com as incertezas e os desafios dessa nova fase da vida, bem como um reflexo das expectativas sociais e culturais associadas à maternidade.
Portanto, é possível que a ansiedade durante a gravidez e o pós-parto seja influenciada por fatores hormonais, bem como por aspectos psicológicos e contextuais.

Atenciosamente, Ana Garcia Psicóloga

Olá! Esse momento do puerpério é super delicado e merece ser vivido de uma forma tranquila! Espero que tenha uma rede que lhe auxilie nessa readaptação, e, caso você possa, inicie um processo psicanalítico para falar sobre esses seus não-traumas, como você pontuou .
Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 100
É compreensível que você esteja buscando entender o que pode estar causando suas crises de ansiedade, especialmente durante um momento tão significativo como a gravidez e o pós-parto. Embora a ansiedade possa ser influenciada por fatores hormonais durante esses períodos, é importante considerar que a ansiedade também pode ser desencadeada ou exacerbada por uma variedade de fatores psicológicos e situacionais.

Na terapia cognitivo-comportamental (TCC), nós olhamos para a interação entre os pensamentos, emoções e comportamentos, e como esses elementos podem contribuir para a ansiedade. Mesmo que você não tenha traumas específicos, pode haver outros fatores psicológicos em jogo, como preocupações relacionadas à maternidade, mudanças na identidade, pressões sociais ou preocupações com o bem-estar do bebê, que podem contribuir para suas crises de ansiedade.

Durante a gravidez e o pós-parto, as mudanças hormonais podem certamente desempenhar um papel na regulação das emoções, mas também é importante reconhecer que fatores como o estresse, a falta de sono, as preocupações com o parto e a adaptação à nova rotina podem afetar significativamente o seu estado emocional.

Na terapia, trabalhamos para identificar os pensamentos e padrões de comportamento que podem estar contribuindo para as crises de ansiedade, assim como o desenvolvimento de estratégias para lidar com elas de forma eficaz. Isso pode envolver aprender técnicas de relaxamento, identificar e desafiar pensamentos negativos ou catastróficos, estabelecer rotinas de autocuidado e buscar apoio social.

Além disso, é importante que você tenha um acompanhamento médico adequado para avaliar qualquer influência dos fatores hormonais e garantir que você esteja recebendo o suporte necessário para cuidar da sua saúde física e emocional durante este período.

Espero ter ajudado com a informação e fico à disposição!
Olá, como você está? Sim, é possível que as mudanças hormonais associadas à gravidez e ao pós-parto estejam contribuindo para as crises de ansiedade que você está enfrentando. Durante a gravidez, os níveis hormonais, como os de progesterona e estrogênio, sofrem variações significativas, o que pode afetar o equilíbrio emocional e o bem-estar mental.

Além disso, o período pós-parto, conhecido como "blues puerperal" ou "baby blues", é caracterizado por flutuações hormonais intensas, ajustes emocionais e mudanças na rotina de sono, o que pode desencadear ou intensificar sintomas de ansiedade.

É importante que você compartilhe essas experiências com seu profissional de saúde, como um obstetra, ginecologista ou psicólogo, para que eles possam avaliar adequadamente sua situação. Eles podem oferecer orientações específicas, suporte emocional e discutir opções de tratamento, se necessário.

Além disso, manter uma rede de apoio e buscar ajuda sempre que necessário é fundamental durante esse período. Me coloco à disposição! Abraços @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
Olá, importante compreendermos que mudanças físicas e ambientais podem trazer alterações no funcionamento do nosso corpo, contudo, é relevante uma avaliação com especialista psicólogo para o entendimento dos atravessamentos dessa mudança, é interessante considerar o sujeito (paciente) como "um todo" não apenas como sujeito em sua biologia. Ao longo das sessões o especialista avalia a necessidade de incluir outras especialidades como a psiquiatria para o um processo de tratamento mais efetivo.
Olá! Com certeza a gestação e o pós parto provocam várias mudanças hormonais, em nosso corpo e em nossas emoções ao mesmo tempo. O que muda é como cada mulher lida com essas mudanças, seja no corpo, seja no emocional. Gestar uma vida e cuidar de um bebê são tarefas altamente complexas e que nos colocam diante de muitas questões, mobilizando nosso emocional. Seria muito bom se você pudesse contar com a escuta de um profissional para entender o que essas crises de ansiedade dizem sobre você.