Tive minha primeira crise em 2011, já tratei com remédios, terapia e afins. E não consigo me livrar
4
respostas
Tive minha primeira crise em 2011, já tratei com remédios, terapia e afins. E não consigo me livrar das crises de pânico, do medo de ter medo. O que eu faço?
O transtorno de pânico pode ter diversas causas. Tratar somente o sintoma não dissolverá o conflito interno responsável por esse quadro clínico. Não amenizará também, por completo, o desconforto psicológico oriundo desse estado psíquico. Conflitos internos geram o transtorno e o transtorno geram conflitos internos. Foi pontuado que já perpassou por tratamentos diversos, tanto psicoterápicos como medicamentosos e, mesmo assim, ainda sofre com a falta de estabilidade psicológica. Compreendo o "medo do medo", pois não é possível prever quando será acometida(o) por algo que foge do seu controle, fonte de tamanho desconforto. É preciso associar o tratamento medicamentoso ao tratamento psicoterápico e ter paciência consigo mesmo(a). Demorou toda uma vida para nos constituirmos como somos hoje. Não digo que precisará do mesmo tempo de tratamento, mas precisará dar tempo ao tempo, amparada por profissionais.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A Terapia Cognitivo-Comportamental é a terapia com mais eficácia no tratamento do Transtorno do Pânico, de acordo com a literatura científica. Procure um psicólogo que trabalha com essa abordagem.
Independente da abordagem terapêutica, talvez seja importante você buscar novo espaço de psicoterapia, uma vez que parece estar sofrendo com tais crises novamente. A crise de pânico já é em si uma crise ansiosa, de alta intensidade, e deve estar ligada ao que você está vivendo ou ao que te causou estresse/angústia no passado. Exercícios físicos regulares e atividades como meditação e yoga também são bastante eficientes na lida com a ansiedade.
Olá, o "medo de ter medo" que você citou refere-se a insegurança devido ao fato de ter vivenciado crises de pânico. Não prever quando a crise vai acontecer gera essas ansiedade antecipatória e consequentemente insegurança. O tratamento mais indicado é medicamentoso e terapia comportamental para aprender a lidar com a exposição a situações em que provocam pânico. A terapia para exposição faz com que o paciente tenha capacidade para habituar-se ao estresse.
Abraço.
Abraço.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa noite meu caso é meu coração ele ultimamente depois da covid fica palpitando muito até tenho medo de ter um infarte mas esses dia tive uns sintomas esquisito parecia que quando eu estava dormindo eu estava caindo e quando acordei fiquei o dia todo com a cabeça tonta e meio se equilíbrio ,fiquei assim…
- Para transtorno do pânico foi receitado Luvox 50mg por 15 dias e depois 100mg. Faz 3 semanas que estou tomando 100mg e ainda estou bem mal. O prazo das 4 a 6 semanas para o efeito conta de quando comecei com ele, há mais de 1 mês, ou ao contar do aumento da dose. Esse remédio demora mesmo para agir?
- Olá Estive passando mal com frequência, batimentos acelerados, um desespero.. iniciei com o citalopram tem uma semana, mas acordo no meio da noite com mal estar muito forte. Agora não sei se do remédio ou outra questão. Fiz vários exames de sangue, Eletro e todos normais… Será que a medicação…
- Bom dia! Gostaria de saber se é normal sentir taquicardia e elevação da PA após comer uma boa quantidade de carboidratos? Ex: bolacha, pão, bolos, etc Sou ansioso, e trato do transtorno de pânico.
- Logo após a morte dos meu avós maternos. Comecei a ter pavor da morte dos meus pais, medo da minha mãe morrer e como seria depois, sem poder falar com ela, não ter o carinho dela e nunca mais poder ver ela, da mesma maneira meu pai. Mas em relação ao meu pai, sei que se intensificou pq ele passou 1 ano…
- Boa tarde. Desde a morte de meu irmão a quase 20 anos atras tenho tido pânico. Do nada acho que não vou conseguir respirar, parece que vou perder o controle, quero sair correndo, as mão tremulas e geladas. Mas o pior é puxar o ar e ele não vir. Só que td isto demora mais ou menos umas duas horas. Passei…
- eu do nada fico batendo o pé e a perna, fico mexendo as mãos ou batendo elas em algo(mas devagar) meu coraçao acelera e eu fico nervosa, isso seria ansiedade?
- As vezes depois de comer sinto uma dor no ombro, repentina que depois passa, mas hoje aconteceu e fiquei a pensar nisso então fiquei com mt ansiedade, comecei a ficar com o coração muito acelerado e com vontade de chorar, e sinto o corpo mole. O que pode ser?
- Quem faz uso de desvenlafaxina pode tomar nitazoxanida
- tenho muita sensação de sufocamento e falta de ar, várias vezes ao dia sinto necessidade de respirar fundo e quando não consigo parece o fim do mundo, tudo piora!
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 155 perguntas sobre Transtorno do pânico
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.