Tomei dexametasona 4mg por 4 meses, devido um tratamento odontológico. Inchei 6 kgs da noite pro dia

2 respostas
Tomei dexametasona 4mg por 4 meses, devido um tratamento odontológico. Inchei 6 kgs da noite pro dia e já encerrei o tratamento há 40 dias e mesmo fazendo dieta hipocalórica permaneço inchada e com muita fadiga. Ha dias que perco 3 kgs e no dia seguinte recupero novamente. Gostaria de saber em quanto tempo volta ao normal. Obrigada
Sua situação reflete um desafio que muitas pessoas enfrentam após o uso de corticosteroides, como a dexametasona, especialmente quando utilizados por períodos prolongados. A dexametasona é um potente anti-inflamatório e imunossupressor, e seu uso pode levar a diversos efeitos colaterais, incluindo o aumento de peso, retenção de líquidos e alterações no metabolismo. Esses efeitos são devidos à sua ação no organismo, que pode afetar o equilíbrio de fluidos e a distribuição de gordura, além de influenciar o metabolismo dos açúcares e gorduras.

A boa notícia é que, na maioria dos casos, os efeitos colaterais são reversíveis após a interrupção do medicamento. No entanto, o tempo necessário para que o corpo retorne ao seu estado normal pode variar significativamente de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como a dose utilizada, a duração do tratamento e as características individuais do seu metabolismo.

A fadiga e as flutuações de peso que você está experimentando podem ser parte do processo de ajuste do seu corpo após a interrupção da dexametasona. É importante considerar que, enquanto seu corpo trabalha para reequilibrar-se, pode haver dias em que você perceba mais retenção de líquidos e outros em que essa retenção diminua.

Dentro da medicina integrativa, é essencial abordar não apenas esses sintomas isoladamente, mas considerar o seu bem-estar geral. Isso inclui uma alimentação balanceada, rica em alimentos naturais e pobres em sódio, para ajudar a reduzir a retenção de líquidos, além de práticas que podem auxiliar na redução da fadiga, como exercícios físicos leves a moderados, técnicas de relaxamento e uma boa hidratação.

Além disso, é crucial o acompanhamento médico para monitorar sua recuperação e ajustar qualquer necessidade de tratamento adicional. Um especialista em endocrinologia e nutrologia pode oferecer orientações personalizadas, considerando as particularidades do seu organismo e como ele responde após o tratamento com dexametasona. Este acompanhamento pode incluir ajustes na dieta, suplementação, se necessária, e estratégias para manejo da fadiga.

Embora seja desafiador prever um prazo exato para a normalização completa do seu estado, é razoável esperar melhoras graduais nas semanas e meses seguintes à interrupção do tratamento. A chave é o acompanhamento médico atento e um plano de cuidados integrativos que considere todas as facetas da sua saúde.

Lembre-se, cada pessoa é única, e a recuperação pode variar. O importante é cuidar de si mesma e seguir as orientações de profissionais de saúde que entendam suas necessidades individuais.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

O uso de corticoides (dexametasona e prednisona) por mais de 3 semanas pode levar a supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, levando a uma insuficiência adrenal. Essa insuficiência, dependendo do tempo de uso do corticoide, pode permanecer por 6 a 12 meses.

Mas existem medicações e suplementos que dão suporte a adrenal para normalização do eixo e retorno a produção normal. Estou à disposição caso veja como necessário suplementação.

Dr. Vitor Almeida
CRM 80514