Tomei por 2 anos 150mg de Desvenlafaxina, faz 1 mês e meio que troquei para aymee 20mg e estou com m

Tomei por 2 anos 150mg de Desvenlafaxina, faz 1 mês e meio que troquei para aymee 20mg e estou com muita insônia. É normal?

3 respostas


SÃO 2 MEDICAÇÕES COM POTENCIAIS ANTIDEPRESSIVO OU ANSIOLITICO DISTINTAS, DESVENLAFAXINA TEM AÇÃO EM 2 RECEPTORES ENQUANTO AYME TEM AÇÃO SEROTONINERGICA E H1+, AYME TEM MENOS EFEITOS COLATERAIS PORÉM COM UMA "POTENCIA" MENOR, 150 MG DE DESVENLAFAXINA TEM POTENCIAL MAIOR DO QUE SUA MEDICAÇÃO ATUAL, ELA PROVAVELMENTE DEVE SER AUMENTADA

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


É bastante provável que a insônia que você está vivendo seja uma reação normal do corpo à mudança de Desvenlafaxina para Vilazodona (Aymee). Quando usamos Desvenlafaxina por dois anos, nosso sistema nervoso se adapta aos efeitos dela – nos receptores de serotonina e noradrenalina, nos circuitos que regulam alerta, humor e sono. Trocar o remédio altera esse equilíbrio: a descontinuação, mesmo parcial, da Desvenlafaxina provoca uma queda ou modificação nos níveis desses neurotransmissores, o que pode gerar sintomas de “withdrawal” ou transição – entre eles, insônia, ansiedade, agitação, alterações nos sonhos. Estudos mostram que, quanto mais tempo de uso da medicação anterior, maior a probabilidade de esses sintomas aparecerem. Ao mesmo tempo, a nova medicação (Aymee, que contém vilazodona) tem perfil próprio de ação, efeitos colaterais específicos, e exige um período de adaptação. A bula informa que a insônia é um dos possíveis efeitos adversos comuns da vilazodona. Ou seja: além do que sobra da mudança da Drogação anterior, há efeitos diretos do novo remédio que podem piorar o sono nos primeiros dias ou semanas. Quanto ao tempo: pode durar algumas semanas até alguns meses. Nas primeiras semanas, os sintomas tendem a ser mais fortes, depois vão se suavizando à medida que o corpo se acostuma. Se depois de um mês e meio ainda está intenso, pode estar dentro do esperado, mas é sinal de que ajustes podem ser feitos – da dose, do horário em que toma o remédio, ou de medidas comportamentais para melhorar o sono. Para tentar aliviar, é bom evitar estimulantes à noite (café, energéticos, usar eletrônico com luz forte próximo da hora de dormir), ter rotina fixa para dormir, ambiente escuro e confortável, relaxamento antes de deitar. Também pode ser avaliado se o horário em que você toma o Aymee pode influir – tomar pela manhã às vezes reduz efeitos de ativação noturna.

Dr. Pablo Leal

Dr. Pablo Leal

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Sim, a insônia pode estar relacionada à troca da desvenlafaxina para o escitalopram e pode ser esperada no período de adaptação. Mas como já faz 1 mês e meio e você ainda está com insônia marcante, é importante revisar isso com seu médico para ajustar o tratamento.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.