Tomo 17gotas de Êxodus, estou com muita dor na lombar e tenho alergia a antiinflamatório, caso eu to

3 respostas
Tomo 17gotas de Êxodus, estou com muita dor na lombar e tenho alergia a antiinflamatório, caso eu tome tramal 1 ou 2 dias há risco de síndrome serotoninergica?
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
O Êxodus (escitalopram) é um antidepressivo da classe dos ISRS (inibidores seletivos da recaptação de serotonina), e o Tramal (tramadol) é um analgésico opioide que também possui leve ação serotoninérgica. Quando usados juntos, há sim um risco potencial de síndrome serotoninérgica, embora isso não ocorra em todos os casos e o risco seja maior com doses elevadas ou uso prolongado.

A síndrome serotoninérgica é uma condição rara, mas séria, causada pelo excesso de serotonina no sistema nervoso central. Os sintomas incluem agitação, sudorese excessiva, tremores, confusão mental, taquicardia, febre e rigidez muscular. O risco tende a ser mais baixo com uso pontual (1 ou 2 dias), como no seu caso, mas a possibilidade não deve ser ignorada, especialmente se houver outros fatores associados, como sensibilidade a medicamentos ou uso de outras substâncias.

Diante da sua alergia a anti-inflamatórios e presença de dor lombar, o mais prudente é consultar o médico que te acompanha (ou um clínico de confiança) para avaliar alternativas seguras de analgesia. Evite automedicação, mesmo por poucos dias.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim existe a possibilidade, porém como a dose do escitalopram é baixa e o tempo que pretende usar o tramal é curto a chance é baixa, mas não é nula, depende da sensibilidade que você tem as medicações.
No geral, não há risco significativo de síndrome serotoninérgica com o uso eventual de Tramal (tramadol) por 1 ou 2 dias junto ao Êxodus (escitalopram), mas essa combinação pode aumentar discretamente o risco em casos de uso prolongado ou em doses altas.

Se for apenas para controle pontual da dor e sob orientação médica, o risco é muito baixo.
Ainda assim, fique atenta a sintomas como tremores, sudorese, agitação, confusão ou rigidez muscular — se surgirem, suspenda o uso e procure atendimento.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.