Tomo desvenlafaxina de 50 mg há um mês, e estou tendo insônia faz uma semana. Gostaria de saber o qu

19 respostas
Tomo desvenlafaxina de 50 mg há um mês, e estou tendo insônia faz uma semana. Gostaria de saber o que posso fazer?
 Alexandre Moisés
Psicólogo
Ribeirão Preto
Bom dia,

Muitas vezes as medicações trazem consigo algum efeito adverso e devemos ponderar se esse efeito adverso é mais incomodo e gera mais sofrimento do que o sintoma que esta sendo tratado com a medicação.

A insônia ocorre em cerca de 10% das pessoas que tomam a desvenlafaxina, assim o que você está experimentando pode ser um efeito adverso da medicação.

Se a insônia gerar muito sofrimento ou perdas importantes para seu cotidiano e isso superar as perdas que estava tendo com os sintomas depressivos ou outra situação que estava vivendo antes da medicação pode ser que o melhor seja mudar de medicação.

A ponderação entre o sintoma a ser tratado e o efeito adverso só pode ser feita no caso singular, ou seja, entre o paciente e seu médico para escolher o caminho com menor sofrimento.

Espero ter ajudado e até mais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Cora Negreiros
Psicólogo
São José dos Campos
Oie! Segundo a bula, a insônia é uma reação muito comum (cerca de 10% das pessoas que utilizam esse medicamento sofrem essa reação). Converse com seu psiquiatra, é muito importante dizer como seu corpo tem reagido ao medicamento. Caso a decisão de ambos seja continuar com a medicação, te oriento a buscar técnicas de relaxamento progressivo, meditação para dormir e ficar longe das telas pelo menos 1h antes de deitar. Não descontinue o uso sem autorização do seu médico. Espero que fique bem!
Olá, pode ser viável você levar essas informações ao seu psiquiatra e ele saberá te ajudar. De todo modo, observe se você já tinha insônia antes do uso da medicação ou se pode ter outros fatores que influenciam que a insônia ocorra. Não pare com a medicação sem a prescrição do seu médico e leve em consideração que se a insônia for por conta da desvenlafaxina, não significa que irá perdurar. Caso continue ocorrendo, uma boa técnica é a de higiene do sono, que é basicamente algumas ações que você pode fazer ou mesmo evitar antes de dormir e deixar o ambiente de descanso o mais confortável possível, sem interferência de luzes ou fatores externos. Espero ter ajudado!
Olá! O que você relata parece ser efeito colateral da medicação, mas sugiro que retorne ao médico e relate o que está acontecendo para que ele possa avaliar. Não para a medicação por conta própria. Pode ser que esse efeito não dure muito. Enfim, o psiquiatra vai orientá-la melhor. Um abraço!
Acredito que os principais pontos já foram esclarecidos pelos colegas. É importante salientar que se o sintoma apresentado é algo novo, pior e/ou está lhe preocupando muito, você deve contactar o prescritor o quanto antes (Pfizer, 2021; Reference ID: 4887132). Além disso, em uma meta-análise publicada no Journal of Clinical Psychopharmacology os achados sugerem que a incidência de insônia é mais alta entre os indivíduos que utilizaram Bupropiona ou Desvenlafaxina.
Olá! Isso pode ser um efeito colateral da medicação. Mas, não interrompa o uso sem acompanhamento médico. Converse com o seu médico e, juntos, busquem uma solução para esta situação.
No entanto, tem algumas coisas que você pode fazer para te auxiliar a dormir mais facilmente, como: Não utilizar o celular , televisão, tablet, computador... pelo menos 30 minutos antes de ir se deitar; Antes de ir para a cama, tomar um banho quente; Não fazer refeições pesadas a noite; Fazer atividade física durante o dia (não a noite);

Espero que essas dicas possam contribuir para o seu sono!
Um forte abraço!
 Letícia Fernandes de Andrade
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá, tudo bem?
É muito importante que possa conversar com o médico que fez o encaminhamento desta medicação. Ele será a pessoa certa para te falar sobre os possíveis sintomas e efeitos colateriais da medicação.
Boa sorte, um abraço.
Letícia Andrade.
Bom dia,
Sugiro informar seu médico.
Dra. Ana M. Capitanio
Psicólogo
São Paulo
Olá! o profissional mais indicado para tirar sua dúvida é o médico que receitou a medicação.
Dra. Mônica Monconill
Psicanalista, Psicólogo
Indaiatuba
Sugiro consultar o médico que te receitou este medicamento, só ele pode te dar todas as informações que precisa.
 Letícia Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
OLa! isso pode ser efeito da medicaçao! mas nao interrompa! veja com seu medico o que e melhor voce fazer para nao prejudicar seu tratamento
É importante considerar que a insônia pode ser um efeito colateral de certos medicamentos, incluindo a desvenlafaxina. Recomendo que você entre em contato com o profissional de saúde que prescreveu o medicamento e relacione essa questão. Eles poderão avaliar sua situação de forma mais abrangente e determinar se é apropriado ajustar a dose, mudar o horário de administração ou explorar outras alternativas. Além disso, lembre-se de manter hábitos de sono saudáveis, como manter uma rotina regular de sono e criar um ambiente tranquilo no quarto, o que pode ajudar a melhorar a qualidade do seu sono.
Falar com o seu psiquiatra urgentemente!
Dra. Mariana Ozório
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Sugiro que retorne ao profissional que te receitou a mediação, para que, junto à ele, possam avaliar o quadro clínico.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, sinto muito que esteja passando por isso.
Durante uso de medicação psiquiátrica é preciso estar atento a como seu corpo reage, e sempre com o acompanhamento médico adequado, para que possa esclarecer suas dúvidas e fazer os ajustes necessários. Segundo a bula, a insônia pode ser uma reação muito comum dessa medicação (cerca de 10% das pessoas que utilizam esse medicamento sofrem essa reação).
Caso juntos, você e psiquiatra, optem por dar continuidade ao medicamento, penso que podem lhe auxiliar nesse processo técnicas como as meditações guiadas para relaxamento progressivo, e optar pela higiene do sono - ficando longe das telas pelo menos 1h antes de deitar. Não é recomendado que pare de utilizar a medicação, sem antes consultar seu médico.
Um abraço :)
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
A insônia que você está enfrentando após iniciar o tratamento com desvenlafaxina pode ser um efeito colateral comum desse medicamento. A desvenlafaxina, um antidepressivo da classe dos inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina, pode causar insônia, especialmente nas primeiras semanas de uso. É importante saber que esses efeitos tendem a melhorar com o tempo, geralmente em cerca de uma a duas semanas.
O que você pode fazer
Considere o horário de administração: Tomar a desvenlafaxina pela manhã pode ajudar a minimizar a insônia, já que um dos efeitos esperados do medicamento é o aumento da energia.
Higiene do sono: Praticar hábitos saudáveis de sono pode ser benéfico. Isso inclui manter um ambiente tranquilo e escuro, evitar eletrônicos antes de dormir e estabelecer uma rotina relaxante.
Alimentação: Tomar a medicação após uma refeição pode ajudar a reduzir alguns efeitos colaterais, incluindo a insônia.
Fale com seu médico: É fundamental discutir esses sintomas com seu psiquiatra, que pode avaliar se é necessário ajustar a dose ou considerar uma alternativa. Nunca altere a dosagem ou suspenda o medicamento sem orientação médica.
Se você estiver interessada em explorar mais sobre como lidar com a insônia e outros aspectos emocionais relacionados ao seu tratamento, estou à disposição para agendar uma consulta. A psicanálise pode oferecer um espaço seguro para discutir suas preocupações e desenvolver estratégias para melhorar seu bem-estar.
 Jose Renato da Silva
Psicólogo, Psicanalista
Itapira
A desvenlafaxina é um antidepressivo que pode causar insônia em alguns pacientes. Aqui estão algumas dicas para ajudar:

Mudanças no estilo de vida

1. Estabeleça rotina: Mantenha horários regulares para dormir e acordar.
2. Crie ambiente propício: Escuro, silencioso e fresco.
3. Evite estimulantes: Café, nicotina e álcool antes de dormir.
4. Exercícios regulares: Mas não antes de dormir.
5. Relaxamento: Técnicas de respiração profunda, meditação ou yoga.

Ajustes na medicação

1. Consulte seu médico: Antes de fazer qualquer mudança.
2. Ajuste da dosagem: Redução ou aumento pode ajudar.
3. Mudança de horário: Tomar a medicação pela manhã.

Estratégias adicionais

1. Técnicas de relaxamento: Progressive Muscle Relaxation (PMR) ou mindfulness.
2. Terapia cognitivo-comportamental: Para lidar com estresse e ansiedade.
3. Suplementos: Melatonina (com orientação médica).

Quando procurar ajuda médica

1. Insônia persistente.
2. Sonolência diurna.
3. Alterações de humor.
4. Dificuldade de concentração.

Fontes

1. FDA (Food and Drug Administration)
2. Ministério da Saúde (BR)
3. Sociedade Brasileira de Psiquiatria (SBP)
4. American Psychological Association (APA)

Consulte seu médico para avaliar sua situação específica e receber orientação personalizada.
Dra. Elenir Paro
Psicólogo, Psicanalista
Fortaleza
É necessário falar com o médico que prescreveu e relatar este efeito colateral.
 Andressa Peralta
Psicólogo
Porto Alegre
Olá, relate para seu psiquiatra sua dificuldade com o sono e se há alguma relação com o uso da sua medicação.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1241 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.