Tomo sertralina 50mg amais de10 anos e o Rivotril também. De um mês pra cá tô com a boca seca e ama

16 respostas
Tomo sertralina 50mg amais de10 anos e o Rivotril também. De um mês pra cá tô com a boca seca e amarga.pode ser causada pelos medicamentos?
As chances são pequenas, porque você faz uso da mediação há 10 anos e o sintoma tem início bem recente. Sugiro que procure um clínico para investigar outras causas. Espero ter ajudado. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Geralmente os efeitos colaterais (como boca seca dentre outros) se manifestam no início do tratamento. Logo sugiro buscar atendimento médico para melhor avaliação do quadro.
Se os medicamento já eram usados há dez anos e o sintomas da boca seca e amarga estão aparecendo de um mês pra cá é bom investigar as causas não somente com o medico mas também com um psicologo para te ajudar a perceber se tem fatores emocionais que estão interferindo neste estado físico.
Se os sintomas são recentes, enquanto o uso dos medicamentos são de longo prazo, é bem provável que não seja. Sujeito consultar um clínico e também um psicólogo para saber se tem questões emocionais envolvidas. Boa sorte. Grande abraço.
Se os sintomas são recentes é melhor consultar um psiquiatra.
A sra precisa procurar o medico que prescreveu a medicação para fazer uma reavaliação.
Qualquer medicamento psiquiátrico necessita de acompanhamento sistemático. Em sua grande maioria os medicamentos são absorvidos pelo fígado, principalmente quando são remédios que tem efeito cumulativo. Usar por tantos anos as mesmas drogas me parece indispensável uma avaliação psiquiátrica, assim como um hemograma completo para avaliar a função hepática.
Olá!
Todo uso de medicamento deve ser acompanhado e reavaliado periodicamente. Os medicamentos que você descreve com uso contínuo há tanto tempo tem efeitos no seu organismo como um todo e não somente em seus sintomas indesejados. Somos todos seres humanos com características únicas e pessoais e precisamos considerar este fator em qualquer avaliação medicamentosa ou terapêutica. Por isso sempre recomendamos os retornos às consultas. Minha sugestão seria que você fosse ao seu psiquiatra e colocasse suas dúvidas, para poder checar (principalmente através de exames laboratoriais - hemograma, ecografia abdominal) com que mudanças na sua vida, hábitos ou saúde emociaonal possam estar relacionados a esta sua queixa. Uma outra observação que não posso deixar de fazer é, são muitos anos com estas medicações. Você tem sido acompanhado em Psicoterapia? Este acompanhamento é fundamental para os melhores resultados em sua saúde. Sempre sinalizo aos meus pacientes que a medicação intervem nos sintomas, mas existem outras estratégias para intervenção na causa deles. Qualidade de vida é muito importante! Se você ainda se vê vinculado à medicação mesmo após tanto tempo de tratamento, vale a pena refletir sobre novas estratégias! Te desejo melhoras! Qualquer dúvida, sigo a disposição! Um abraço!
Boa tarde! É provável que a boca seca e amarga é devido há problemas de saúde e/ou fatores emocionais atuais, não sendo ocasionados por efeitos colaterais, pois se fosse das medicações psicoativas teria ocorrido no início do tratamento, há dez anos atrás. Sugiro fazer uma avaliação com clínico geral e com psicólogo ou psicóloga.
Concordo com os colegas
Olá! Conforme os colegas acima já citaram, pode ser efeito colateral do medicamento ou não. Sugiro que você procure seu medico para melhor esclarecimento!
Olá, estesefeitos colaterais normalmente surgem no início de uma medicação dada pelo seu psiquiatra.Importante remarcar uma consulta com o mesmo para uma reavaliação. Procure seu psiquiatra.
Concordo com os colegas acima, geralmente esses sintomas se manifestam no inicio do tratamento, recomendo você procurar seu médico para te ajudar com isso e reavaliar seus hábitos.
Olá! É um prazer lhe responder!
Os sintomas são recentes e o uso dos medicamentos não, sendo assim e de qualquer outra maneira, a melhor forma de você verificar o que realmente pode lhe causar tais desconfortos é a orientação do médico responsável pelo seu tratamento!
Sugiro que procure seu médico e informe sobre os sintomas recentes. Embora você já faça uso deste medicamento por muito tempo, é necessário avaliar a dosagem e seus efeitos periodicamente.
Bom, esses medicamentos podem sim causar sintomas gastrointestinais como os descritos. No entanto os sintomas apresentaram-se anos após o início do uso. Dessa forma é interessante a avaliação de um médico qualificado para avaliar outros fatores que possam estar contribuindo para as queixas. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Espero ter ajudado!
Abraços

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1127 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.