Topiramato causa muitos efeitos colaterais? Tem reação adversa de tirar a libido?

4 respostas
Topiramato causa muitos efeitos colaterais? Tem reação adversa de tirar a libido?
Dr. Alber Morais Dias
Psiquiatra
São Paulo
Boa tarde! Os efeitos colaterais do topiramato dependem de vários fatores, dentre eles a dose e o uso de outras medicações ao mesmo tempo. Na prática, o que mais observo são parestesias (formigamento), perda de peso, fadiga, dificuldades de memória, lentificação do pensamento.
Disfunção sexual não é comum.
Caso seu médico tenha indicado esta medicação, converse com ele e discuta a melhor alternativa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Luar Violeta Perez
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Qualquer medicamento podem ocorrer efeitos colaterais, visando que um remédio psiquiátrico ele tem mais chances de efeitos colaterais isso vai depender de N fatores por ex a dosagem a quanto tempo está tomando a frequência e etc, é comum tbm alguns medicamentos causarem disfunção sexual porém entenda que isso tbm vai depender muito de cada sujeito, sugiro caso esteja insuportável esses pontos relatar ao seu médico e ver uma melhor forma de ministrar
Apesar de não ser comum alteração de Libido, é necessário conversar com um ginecologista a respeito de métodos anticoncepcionais, visto que o Topiramato pode reduzir a eficácia de anticoncepcionais, por exemplo.
O topiramato pode causar efeitos colaterais, sobretudo no início do tratamento ou quando a dose é aumentada rapidamente. Os mais comuns são formigamento nas mãos/pés, sonolência ou cansaço, tontura, dificuldade de concentração e memória, alteração do paladar, perda de peso e náusea; muitos diminuem com o tempo ou com ajuste gradual da dose.

Quanto à libido, pode haver redução em parte dos pacientes, mas não é um efeito universal; quando ocorre, costuma estar relacionada à dose, ao tempo de uso ou à associação com outros medicamentos. Se a queda da libido ou outros efeitos forem importantes, o ideal é reavaliar com o médico para ajuste de dose ou alternativa terapêutica.

Especialistas

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Thiago Alcantara

Thiago Alcantara

Psicólogo

Goiânia

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 972 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.