Um usuário de maconha a 20 anos que está em tratamento pode beber socialmente? Pode fumar cigarro normal? Deve

8 respostas
Um usuário de maconha a 20 anos que está em tratamento pode beber socialmente?
Pode fumar cigarro normal?
Deve tomar remédio por um tempo ou p toda a vida?
Não é aconselhável que faça uso de bebida alcoólica e fume. Pois existe a possibilidade de troca de droga de abuso e o consumo deixe de ser social e passe a ser contínuo e compulsivo.
Com relação ao uso de medicação, é indicado que a pessoa que está em recuperação faça alguma tipo de terapia. Para que com o tempo a medicação seja retirada e as ferramentas aprendidas sejam colocadas em prática para que não aconteça o lapso ou uma recaída.
Espero ter ajudado!
Grande abraço!

Igor de Oliveira

Se você tem dificuldades aditividas,uma dependencia longa de maconha há muitos anos, precisa considerar que seu perfil possa tender a outras adicções (alcool, cigarro, comida, sexo, compras, etc). Tentando sair de um problema pode derivar a propensão a outras que igualmente lhe prejudicarão. Os grupos de Narcóticos Anônimos ajudam a um auto conhecimento sobre si mesmo, principalmente dos defeitos de caráter. As terapias não tratam dos defeitos. Por ex., se alguém não tem consciencia da mentira, autoengano, procrastinação, etc, pode simplesmente dizer para si mesma que não há problema em tal ou tal prática, quando depois de um exame mais profundo, vai entender q o problema existe sim. Defeitos como arrogancia, orgulho, podem impedir q alguém aceite sua própria condição. Não sei o seu problema, mas traço linhas gerais para ilustração. Com o auxílio de Narcóticos Anônimos e Terapia você poderá tratar da pessoa que é adicta, e não tão somente parar de fumar maconha. A questão vai além.Abços
Como complemento das respostas , digamos que se há o uso cruzado de aditivos ou seja, mais de um tipo de dependência; pode ocorrer, justamente porque a pessoa acometida de vício, tenta compensar em uso de outro componente dopaminergico. Se o paciente realmente quer se tratar, se cuidar, não da para pensar em uso social pela dificuldade de limite quanto ao uso. Procure um especialista da psiquiatria para orientações medicamentosas e tratamento subsequente multidisciplinar .
o abandono da maconha por incrível que pareça não é fácil e jamais deve-se substituir ela por álcool ou qualquer outra droga, pois para dependência química é necessário a abstinência total das substancias químicas. terapia ocupacional é muito necessário e não somente as terapias tradicionais pois auxilia o dependente químico a criar uma rotina de vida, organizar atividades de vida diária, além de ser sugerido que frequente os grupos de auto ajuda como alcoólicos anônimos e narcóticos anônimos para se engajar na recuperação de fato. Além disto as artes também auxiliam por demais na recuperação. Trabalho com terapia ocupacional para dependência química e com artes também. estou a disposição
A maconha deve tê-lhe ajudado a viver. Se você quer se desfazer dela, muito bem. O perigo é grande de você voltar para ela, você sabe. Precisa mudar de vida mesmo para evitar a recaida. O alcool e o tabaco se oferecem como substituto. Por isso, seria melhor você evitar ambos. No entanto, se você decidiu se afastar da maconha por ser ilegal ou ser menos cabível visto a companhia que você frequentou fumando maconha, os substitutos já podem ajudar para você alcançar este objetivo.

A adição, no entanto, do álcool também não é brincadeira. Se você acha que precisava da maconha e não só a fumava pelo prazer, você provavelmente vai se viciar em álcool. Este seria um motiva para tirar as mãos do álcool de vez e totalmente.

Com respeito ao seu desejo de se desfazer de qualquer vício, não tem porque não conseguir se você quiser e conseguir mudar de vida. Lembre, o poder da droga não é só químico. Ele está na fraqueza do usuário.
O uso do álcool pelo dependente químico mesmo que sem uso há 20 anos seja da maconha ou qualquer outra droga, pode acionar a sua zona de prazer no cérebro,remetendo-o ao prazer da droga antiga. Pois não existe ex dependente químico, vai existir sempre o dependente químico em recuperação. Por isso, melhor não arriscar.
Tenho conhecimento de um caso de um homem que após 15 anos sem uso da cocaína, ao brindar o aniversário de um parente com 2 dedos de álcool, só apareceu depois de uma semana sem relógio, sem tênis, todo sujo, pois havia passado cheirando todos aqueles dias.
Quanto ao tempo da intervenção medicamentosa, só o seu psiquiatra pode orienta-lo após uma avaliação.
Seria bom fazer um acompanhamento, além da equipe médica e do psiquiatra, com um bom psicanalista. O intuito seria buscar elaborar esses seus vícios na oralidade, como fumar e beber, pois é uma tendência que a pessoa troque um vício pelo outro, mas que sejam baseados sempre nesta mesma zona de prazer, no caso oral. Se submeta realmente ao tratamento, evite beber e fumar quaisquer substâncias que lhe cause adversidades, cuide bem do seu corpo, busque a terapia e olhe para si mesmo. Acompanhe seu progresso e se sinta feliz por isso, afinal abandonar qualquer vício não é fácil. Não hesite em buscar ajuda!
Acredito que vai depender diretamente de qual tratamento ele está fazendo para livrar-se da droga. Se estiver fazendo uso de medicamentos, melhor informar-se com o médico a respeito da possibilidade de reações adversas com uso do remédio e do álcool, mas se a pessoa está simplesmente tentando parar por conta, sem uso de medicação, acredito que o uso da bebida possa atrapalhar no sentido do autocontrole se tornar difícil, a vontade de fumar pode surgir e ficar muito difícil resistir a ela. Caso o usuário não tivesse o costume de fazer uso de álcool junto de maconha acredito que a interferência e o risco de recaída será bem menor, mas se era rotina beber e fumar, melhor evitar a bebida. Pensando em reduzir os danos, opte por uma cerveja sem álcool ou um refrigerante!