Uma criança deficiente intelectual leve pode ter também síndrome de Irlen?

22 respostas
Uma criança deficiente intelectual leve pode ter também síndrome de Irlen?
Sim, uma criança DI pode ter a Síndrome de Irlen.

Sim. O neuropediatra que acompanha a criança pode fazer essa avaliação também. Inclusive solicitando exame para levantamento de sindtomes.
Olá! Uma criança com DI não pode ter também a chamada Síndrome de Irlen, pelo simples fato dela já possuir o diagnóstico de DI. O que acontece as vezes é que uma criança com DI pode apresentar sintomas parecidos com os sintomas de outras patologias, mas são somente consequência da DI. Cuidado com pseudodiagnósticos, pois, caso contrário seu filho vai começar a colecionar diagnósticos: TDAH, Transtorno de Aprendizagem, Irlen, etc... Procure profissionais com experiência para uma avaliação correta de seu filho. Abraços.
Bom dia! sim, uma criança com déficit intelectual pode ter Síndrome de Irlen. O ideal seria procurar um oftalmologista para fazer o diagnóstico e dependendo do grau da alteração pode-se precisar de uma equipe multidisciplinar como psicopedagogo, fonoaudióloga, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. Eu sugeriria você começar pelo oftalmologista e psicopedagogo. Boa sorte!
Bom vamos lá.
A criança pode apresentar um DI em função da síndrome de Irlen, porque essa síndrome trata-se de uma dificuldade relacionada a manutenção da Atenção , compreensão e Memorização e a atividade ocular durante a leitura cuja a consequência é deficit de Aprendizado que pode comprometer o comportamento do individuo e suas Relações Sociais .há pesquisas que indicam que cerca de 46/( por cento)das pessoas com dificuldades escolares tem Síndrome de Irlen.O ideal é pedir que se faça o exame .
Um gde abraço
Concordo plenamente com o que falado pela Sandra Rangel e acrescento que o contrário tb é verdadeiro, ela pode ser DI e ter como comordidade a sindrome de Irlen. Quanto ao exame ele é feito por profissionais que fizeram o curso em Minas Gerais na Clinica de Hollos , e não são oftalmologistas, poucos os que aceitam e fizeram o curso. As pessoas que fizeram o curso se chamam screeners. A pessoa procura no site da clinica lá tem o nome e fone dos screeners em todo o Brasil.
Eu faço esta avaliação.
Sim. Pode ter.
Olá. Sim. O necessário é saber qual é o diagnóstico primário, para adequar a terapia que ajude a desenvolver as duas necessidades.
Indico que procure um profissional que tenha formação, os chamados Screeners.
Muitas patologias podem se confundir, e não raro existem indivíduos que possuem comorbidades, que são sintomas associados de diferentes patologias. Portanto tenha cuidado ao escolher seu avaliador.
Boa sorte.
Sim, são fatores independentes e que podem ser apresentados em um indivíduo como comorbidade!
Olá, existem controvérsias no diagnóstico da síndrome de Irlen. A síndrome de Irien ainda não consta no CID 10 e os tratamentos propostos não tem comprovação científica.
Uma criança com DI leve, pode aumentar seu QI trabalhando com uma equipe multidisciplinar, o irá gerar uma ótima qualidade de vida!! Um grande abraço
A Síndrome de Irlen é uma alteração visuoperceptual provocada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação a luz. Pode ser detectada
através de teste, efetuado por um profissional habilitado. Encontra-se no CID 10 código 81.0
É interessante fazer o referido teste para ter certeza se a criança é portadora da Síndrome.
É possível uma criança ter deficiência intelectual e ter a Síndrome de Irlen. Porém, faz-se necessário uma boa avaliação, por existir uma variedade de transtornos, e as intercorrências subjetivas.
Sim, pode! São avaliações e diagnósticos distintos e independentes, mas que podem se apresentar em comorbidade, ou seja, a criança pode ter dois ou mais diagnósticos.
É recomendável a avaliação por profissionais experientes,
sim, entenda que algum transtorno ou deficiência podem vim com alguma comorbidade, a síndrome de Irlen pode vim tanto em DI quanto a qualquer outro transtorno associado, pois é um problema na visão.
A comorbidade pode acontecer sim, e são causados por fatores independentes. A síndrome de írlen é uma alteração visuoperceptual, causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura.
Sim, não estão diretamente associadas, ou seja, nem toda pessoa com DI vai apresentar a síndrome, mas, pode acontecer de ter as duas coisas. Somente um exame realizado por oftalmologista especializado em Irlen, poderá levar à fechar um diagnóstico.
Boa tarde!
São diagnósticos completamente diferentes, que deverão ser avaliados com muita cautela. Entretanto, uma criança com DI , pode sim apresentar a Sidrome de Irlem. Sugiro procurar profissionais capacitados e experientes para fazerem o diagnóstico do seu filho.
Observa-se que nos comentários acima o principal é que se procure um bom profissional, e que ha possibilidades sim de DI também ter a síndrome. Sabemos também que Síndrome de Irlen é hereditário, pois então seria bom que você pesquisasse se na família há alguém com esses sintomas e ou que já foi diagnosticado.
O mais indicado é um psiquiatra , para avaliar qual o impacto desta síndrome na vida da criança . Se há necessidade de medicação para melhorar sua qualidade de vida .
Sim, pode.7
Olá!
Eu estou me dedicando aos estudos dessa patologia agora, pois, como sou da área da deficiência visual esse caso acaba chegando depois de passar por diversas outras terapias. As patologias que camuflam a síndrome de Irlen geralmente são o TGD transtorno Global do Desenvolvimento (dislexia, TDAH, enxaquecas), quanto à restrição intelectual, está é a primeira hipótese dada pelo professor até chegar ao psicopedagogo. O tratamento é neuropsiquiátrico, psicopedagógico e oftalmo. Existem lentes corretoras coloridas de acordo com o grau de correção, porém são bem caros, é possível conseguir pelo SUS. Desejo sucesso! Abraço virtual!
Olá! A Síndrome de Irlen ou distúrbio do processamento perceptual que pode afetar qualquer indivíduo, mesmo sendo um bom leitor. A severidade dos sintomas e as manifestações de comportamento podem variar como a sensibilidade à luz e má percepção espacial. Assim, a a pessoa com TDI pode ter SI.