Uma criança pode ter só o TDA? Precisa de medicação ?
8
respostas
Uma criança pode ter só o TDA? Precisa de medicação ?
Olá. O TDA ou TDAH podem ser sintomas de outras questões ou quadros que os estejam causando. Nos casos mais graves, em que não ocorre melhora com o tratamento psicoterápico pode ser necessário o uso da medicação. Porém, deve ser avaliado caso a caso, de forma que não prejudique o desenvolvimento da criança. Atualmente, presenciamos a uma "Síndrome de Diagnósticos", em que vários comportamentos que fogem um pouco à norma são imediatamente diagnosticados como patologias e consequentemente medicados. Daí a importância de uma escuta que permita distinguir o que é de cada um, ou o que pode estar trazendo prejuízos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim é possível uma criança só apresentar TDA, sem sintomas de hiperatividade. Muitas vezes não se faz necessário a medicação, só com acompanhamento psicoterápico a grandes melhoras. É importante procurar um terapeuta que avalie a necessidade e , caso precise de medicação encaminhe para um psiquiatra ou neurologista infantil . Espero ter te ajudado.
Sim, uma criança pode ter predomínio dos sintomas de desatenção e não manifestar a hiperatividade. Pode ser feito tratamento sem a medicação, mas algumas vezes ela é necessária e traz grande melhora na qualidade de vida do paciente. Recomendo que procure um psiquiatra da infância para uma melhor avaliação e orientações específicas para o caso. Espero ter ajudado. Um abraço.
Sim pode, porém é bom observar com mais cuidado outros sintomas que podem indicar afetações em decorrência do problema em curso, como queda de autoestima, alterações no humor e afetividade. Avaliação psiquiatra é muito importante, assim como, uma avaliação neuropsicológica, sendo recomendado também tratamento psicológico. Espero ter ajudado para melhor compreensão do problema.
O fato de ter alteração em TDA e não em TDH, não exclui o diagnóstico de TDAH.
Porém é importante investigar o contexto do paciente a tratar psicologicamente e sistêmicamente relacionando com as pessoas e seu meio. Conflitos emocionais do contexto podem gerar funcionamento alterado. Isso pode ser avaliado e diferenciado com auxílio da entrevista e bateria psicométrica.
Porém é importante investigar o contexto do paciente a tratar psicologicamente e sistêmicamente relacionando com as pessoas e seu meio. Conflitos emocionais do contexto podem gerar funcionamento alterado. Isso pode ser avaliado e diferenciado com auxílio da entrevista e bateria psicométrica.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Normalmente o Déficit de Atenção está associado a Hiperatividade, mas não é uma regra. Desta forma, a criança pode apresentar apenas o DA. No entanto, faz-se necessário o tratamento com o uso dos medicamentos adequados, que devem ser receitados pelo neuropediatra. É importante ainda a realização da psicoterapia, que é realizada pelo psicólogo.
Boa tarde. Sugiro que converse com o profissional, o qual o diagnosticou, para retirada de dúvidas pois, cada caso é um caso e, é preciso verificar a necessidade de forma individual, independente do diagnóstico ser combinado com hiperatividade ou não. Lembrando que, é importante que, junto com a medicação, seja realizado a análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o), para melhores resultados.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Boa noite. É possível que a criança apresente somente o déficit de atenção sem a hiperatividade. Sugiro que antes de entrar com o uso de medicamentos procure um psicólogo para que os sintomas sejam investigados. É importante pensar se se trata mesmo de um déficit de atenção ou a atenção dessa criança está voltada para outra coisa? E porquê é mais fácil prestar atenção em algumas coisas do que em outras? Acredito que descobrir e tratar a causa dos sintomas é mais importante que enquadra-la dentro de um diagnóstico. Caso avaliado a necessidade, o psicólogo pode encaminha-la para outros profissionais.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho 31 anos, suspeitas de TDAH. Em uma consulta online e breve, o psiquiatra receitou atentah 18mg, essa dose é o suficiente para um adulto?
- Bom dia,tenho uma filha de 11 anos está no 6 ano do fundamental,ela estuda pras provas e atenciosa nas aulas e na hora de fazer os testes e as provas não consegue responder,fica muito nervosa a mão começa suar,o que pode ser,aí resultado não consegue tirar notas boas o que faço.estou muito preocupada…
- Meu filho de 7 anos, está tomando o Venvanse a 10 dias, e seu sono está péssimo. Há algo que possa ser feito para ajudá-lo a dormir? Apesar da pouca idade ele é extremamente consciente do que acontece e diz que a medicação o ajuda muito na escola e acalma sua cabeça. Ele tem TDAH e TOD, já com laudo.
- Eu tenho TDAH, e eu estava tomando ritalina por alguns meses, era ótimo, meu dia era muito produtivo,mas depois de um tempo eu vinha sentindo como se o efeito estivesse passando 3 horas depois, conversei com minha psiquiatra e ela trocou para a Ritalina LA, mais eu não sinto o mesmo efeito que a ritalina,…
- ola me chamo monique e tenho 27 anos, minha pergunta é, qual profissional tenho que procurar para saber se tenho TDAH, pois trenho dificuldade nas areas de todas digo todas as materias, nao consigo absorver nada .
- olá, gostaria de saber se tem como realizar o diagnostico de tdah sem a avaliação neuropsicologica?
- Faz um tempo que sinto problemas de esquecimento, diminuição do meu raciocínio, sinto isso desde que comecei a tomar gabapentina e pregabalina pra fibromialgia. Tem sentido isso? Como resolver?
- Sempre suspeitei de ter TDAH, pois tenho muitos sintomas semelhantes e agora com a internet as pessoas começaram a conhecer sobre e todos que trabalham comigo, uma amiga que o esposo tem, falam que eu tenho... O único sintoma que acho que não tenho seria o hiperativo, não me considero uma pessoa assim,…
- Levei meu filho na neurologista por indicação da escola estar desconfiando dele ter TDAH (eu tbm já suspeitava por diversos motivos). A neurologista pediu um mapeamento (eletroencefalograma) dizendo que era pra descartar outras patologias... Mas eu pesquisando vi que o diagnóstico do TDAH é clínico e…
- O que pode ser mesmo entendendo bem o significado das palavras e frases no dia a dia, percebo que quando assisto a séries, filmes ou animes dublados em português, demoro para processar o que os personagens estão dizendo e para entender o sentido das falas. Isso pode estar relacionado a autismo, TDAH,…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 468 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.