Uma criança pode ter só o TDA? Precisa de medicação ?

8 respostas
Uma criança pode ter só o TDA? Precisa de medicação ?
Olá. O TDA ou TDAH podem ser sintomas de outras questões ou quadros que os estejam causando. Nos casos mais graves, em que não ocorre melhora com o tratamento psicoterápico pode ser necessário o uso da medicação. Porém, deve ser avaliado caso a caso, de forma que não prejudique o desenvolvimento da criança. Atualmente, presenciamos a uma "Síndrome de Diagnósticos", em que vários comportamentos que fogem um pouco à norma são imediatamente diagnosticados como patologias e consequentemente medicados. Daí a importância de uma escuta que permita distinguir o que é de cada um, ou o que pode estar trazendo prejuízos.

Sim é possível uma criança só apresentar TDA, sem sintomas de hiperatividade. Muitas vezes não se faz necessário a medicação, só com acompanhamento psicoterápico a grandes melhoras. É importante procurar um terapeuta que avalie a necessidade e , caso precise de medicação encaminhe para um psiquiatra ou neurologista infantil . Espero ter te ajudado.
Sim, uma criança pode ter predomínio dos sintomas de desatenção e não manifestar a hiperatividade. Pode ser feito tratamento sem a medicação, mas algumas vezes ela é necessária e traz grande melhora na qualidade de vida do paciente. Recomendo que procure um psiquiatra da infância para uma melhor avaliação e orientações específicas para o caso. Espero ter ajudado. Um abraço.
Sim pode, porém é bom observar com mais cuidado outros sintomas que podem indicar afetações em decorrência do problema em curso, como queda de autoestima, alterações no humor e afetividade. Avaliação psiquiatra é muito importante, assim como, uma avaliação neuropsicológica, sendo recomendado também tratamento psicológico. Espero ter ajudado para melhor compreensão do problema.
O fato de ter alteração em TDA e não em TDH, não exclui o diagnóstico de TDAH.

Porém é importante investigar o contexto do paciente a tratar psicologicamente e sistêmicamente relacionando com as pessoas e seu meio. Conflitos emocionais do contexto podem gerar funcionamento alterado. Isso pode ser avaliado e diferenciado com auxílio da entrevista e bateria psicométrica.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica - R$ 120
Normalmente o Déficit de Atenção está associado a Hiperatividade, mas não é uma regra. Desta forma, a criança pode apresentar apenas o DA. No entanto, faz-se necessário o tratamento com o uso dos medicamentos adequados, que devem ser receitados pelo neuropediatra. É importante ainda a realização da psicoterapia, que é realizada pelo psicólogo.
Boa tarde. Sugiro que converse com o profissional, o qual o diagnosticou, para retirada de dúvidas pois, cada caso é um caso e, é preciso verificar a necessidade de forma individual, independente do diagnóstico ser combinado com hiperatividade ou não. Lembrando que, é importante que, junto com a medicação, seja realizado a análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o), para melhores resultados.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Boa noite. É possível que a criança apresente somente o déficit de atenção sem a hiperatividade. Sugiro que antes de entrar com o uso de medicamentos procure um psicólogo para que os sintomas sejam investigados. É importante pensar se se trata mesmo de um déficit de atenção ou a atenção dessa criança está voltada para outra coisa? E porquê é mais fácil prestar atenção em algumas coisas do que em outras? Acredito que descobrir e tratar a causa dos sintomas é mais importante que enquadra-la dentro de um diagnóstico. Caso avaliado a necessidade, o psicólogo pode encaminha-la para outros profissionais.