Uma criança pode ter só o TDA? Precisa de medicação ?

Sim é possível uma criança só apresentar TDA, sem sintomas de hiperatividade. Muitas vezes não se faz necessário a medicação, só com acompanhamento psicoterápico a grandes melhoras. É importante procurar um terapeuta que avalie a necessidade e , caso precise de medicação encaminhe para um psiquiatra ou neurologista infantil . Espero ter te ajudado.

Sim, uma criança pode ter predomínio dos sintomas de desatenção e não manifestar a hiperatividade. Pode ser feito tratamento sem a medicação, mas algumas vezes ela é necessária e traz grande melhora na qualidade de vida do paciente. Recomendo que procure um psiquiatra da infância para uma melhor avaliação e orientações específicas para o caso. Espero ter ajudado. Um abraço.

Olá. O TDA ou TDAH podem ser sintomas de outras questões ou quadros que os estejam causando. Nos casos mais graves, em que não ocorre melhora com o tratamento psicoterápico pode ser necessário o uso da medicação. Porém, deve ser avaliado caso a caso, de forma que não prejudique o desenvolvimento da criança. Atualmente, presenciamos a uma "Síndrome de Diagnósticos", em que vários comportamentos que fogem um pouco à norma são imediatamente diagnosticados como patologias e consequentemente medicados. Daí a importância de uma escuta que permita distinguir o que é de cada um, ou o que pode estar trazendo prejuízos.

Sim pode, porém é bom observar com mais cuidado outros sintomas que podem indicar afetações em decorrência do problema em curso, como queda de autoestima, alterações no humor e afetividade. Avaliação psiquiatra é muito importante, assim como, uma avaliação neuropsicológica, sendo recomendado também tratamento psicológico. Espero ter ajudado para melhor compreensão do problema.

O fato de ter alteração em TDA e não em TDH, não exclui o diagnóstico de TDAH.
Porém é importante investigar o contexto do paciente a tratar psicologicamente e sistêmicamente relacionando com as pessoas e seu meio. Conflitos emocionais do contexto podem gerar funcionamento alterado. Isso pode ser avaliado e diferenciado com auxílio da entrevista e bateria psicométrica.
Porém é importante investigar o contexto do paciente a tratar psicologicamente e sistêmicamente relacionando com as pessoas e seu meio. Conflitos emocionais do contexto podem gerar funcionamento alterado. Isso pode ser avaliado e diferenciado com auxílio da entrevista e bateria psicométrica.
Especialistas em Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)






Perguntas relacionadas
- Tenho 20 anos e comecei o tratamento de TDAH com Ritalina a 4 meses, passei ontem para o Venvanse 50mg (sempre com acompanhamento psiquiátrico). Não tenho histórico de alcoolismo na minha família e nunca fui muito fã de beber, mas de vez em quando quero beber numa festa. O risco pode ser grande?
- Realizar o Teste da universo tdah e tdah net ajuda em alguma coisa ?pode dar um pré diagnostico para levar ao medico ? É possivel uma pessoa quando criança pelo bulling que sofreu, ver brigas entre pais e isso o deixar ansiosa, atrapalhando na concentração dos estudos ? ou seja, parecer um tdah.
- Vi na internet a seguinte frase.. O tipo desatento do TDAH é também conhecido como sonhador (daydreamer). Mas fica a dúvida. Que tipo de sonhos se incluem no conhecido como " Sonhador " ? Poderiam dar Exemplos práticos ?
- Gostaria de saber se quem faz tratamento para TDAH, pode parar com a medicação nas férias ou isso pode prejudicar o tratamento? Obrigada
- Olá tenho 28 anos , desde a infância na escola as vezes ficava meio distraída na aula por questões de segundos. As vezes as pessoas me chamavam e era como se tivesse no mundo da lua. E isso ocorre até hoje , dura alguns segundos e passa. Isso pode ser uma crise de ausência? Acabei aprendendo sobrevoa…
- Se eu já tomo Ritalina e tenho que mudar de médico psiquiatra por que o meu foi transferido pra outro lugar,tendo uma receita que comprove que já faço uso,preciso ser reavaliada novamente?
- Olá! Tenho TDAH, sou muito ansiosa, e passei por episódios de depressao, hoje em dia eu tomo Bupropiona e Rivotril, mas por conta da minha memória decidi parar, pretendo ir num médico mas queria uma opinião do que seria especialidade indicada para mim? Muito obrigada☺️
- Efexor XR de 75 mg para o tratamento do TDAH é comum? O meu médico não deveria ter me receitado um estimulante para me ajudar a ter foco e concentração e para conter o meu déficit de atenção e a minha hiperatividade?
- Olá pessoal. Uma pergunta.. Vi no site do TDAH.Org. A seguinte frase.. O tipo desatento do TDAH é também conhecido como sonhador (daydreamer). Mas fica a dúvida. Que tipo de sonhos se incluem no conhecido como " Sonhador " ?
- Boa tarde ! Meu filho tem 11anos e tem tdah e foi indicado tomar Concerta 36mg e Donaren . Está correto tomar os dois juntos?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 230 perguntas sobre Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.