Uma pessoa com fração baixa pode engordar sem comer muito? Se isso ocorre o que quer dizer ? As paredes

4 respostas
Uma pessoa com fração baixa pode engordar sem comer muito? Se isso ocorre o que quer dizer ? As paredes do coracao tende a ficar mais grossas e dificultar o bombeamento do sangue ?
A Fração de Ejeção Ventricular é um marcador do grau de comprometimento do coração, frente a uma agressão. Pode ou não haver sintomas associados num determinado momento. O ganho de peso, pode significar que o organismo está retendo líquido e, se isso realmente está ocorrendo, há que se tomar as medidas necessárias, para o controle da situação. Converse com o seu médico, ele pode lhe dar as informações diretamente, evitando a evolução da doença em questão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezada(o), se está ocorrendo aumento de peso, sem comer demais, é possível que esteja acontecendo retenção de líquidos pelo fraco bombeamento do ventrículo esquerdo ( fração baixa), e é sinal que está precisando ajustar o tratamento (medicações, alimentação, hidratação), com a ajuda de seu cardiologista. Assim deverá alcançar um grau melhor de compensação do seu quadro.
Quanto melhor for está compensação, melhor será sua qualidade de vida e menor a chance de uma hospitalização.
Uma vez descartado a ocorrência de retenção hídrica, há que se voltar a questões do metabolismo, ja que o aumento real de peso irá piorar a perfomance cardíaca, e descompensar sua Insuficiência cardíaca.
O aumento de peso por retenção hídrica é um dos sinais utilizados pelos cardiologistas para avaliar a eficácia do tratamento de insuficiência cardíaca (coração fraco/fração de ejeção baixa). Mesmo com tratamento correto a retenção hídrica pode ocorrer e pode causar muito desconforto ao paciente: falta de apetite, edema nas pernas/pés, falta de ar/cansaço fácil e sensação de sufocamento durante a noite. Contudo este é apenas um dos parâmetros utilizados para avaliar a gravidade do quadro. Nos casos de insuficiência cardíaca grave e retenção de líquido, as paredes do coração tpodem até ficar mais FINAS e o coração aumentar muito de tamanho. Isto pode ser revertido com medicação, em alguns casos (remodelamento reverso). Sugiro agendar consulta com um cardiologista para melhor avaliação do caso e ajuste das medicações.

Especialistas

Fábio Bellini Pereira Teixeira

Fábio Bellini Pereira Teixeira

Cardiologista

Bragança Paulista

Rafael Fernandes Martins

Rafael Fernandes Martins

Cardiologista

São Paulo

Tiago Bignoto

Tiago Bignoto

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Auristela Ramos

Auristela Ramos

Cardiologista

São Paulo

Caio Tavares Silva

Caio Tavares Silva

Cardiologista, Médico clínico geral

Franca

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 60 perguntas sobre Insuficiência cardíaca
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.