Uma pessoa com retardo mental pode viver sozinha ? Qual o medico que pode avaliar o grau de retardo e

7 respostas
Uma pessoa com retardo mental pode viver sozinha ? Qual o medico que pode avaliar o grau de retardo e se a pessoa esta apta a viver sozinha ou nao ?
Olá! O Grau de deficiência intelectual varia muito e por isso é complicado dar uma resposta precisa acerca do tema. Em determinados casos é possível e em outros não.

Aconselho que vocês procurem um profissional da psicologia, assim como um psiquiatra para auxiliar nesse processo de avaliação.

Necessitando de mais informações, fico a sua disposição.

Antes de exigir que um médico ou qualquer outro profissional responda é necessário compreender e avaliar o grau de autonomia da pessoa. A independência não ocorre de uma hora para outra, precisa de treino, amor, paciência, confiança, avaliação constante... Quem melhor pode responder à esta questão são as pessoas que convivem com ela. Se você(s) não consegue(m) definir e dar-lhe a autonomia necessária, recomendo pedir ajuda a um terapeuta com visão sistêmica (família).
Espero ter ajudado.
Forte abraço.
Olá. O retardo mental ocorre em graus, em que a pessoa pode ter maior ou menor autonomia. Então antes de afirmar se a pessoa pode viver sozinha, é necessária uma avaliação neuropsicológica para verificar seu nível de funcionalidade e ai sim determinar se viver sozinha não representa riscos a ela. Há também, em níveis leves e moderados, um trabalho de intervenção que pode contribuir para desenvolver a autonomia da pessoa e possibilitar uma maior adaptação ao mundo. Espero ter ajudado. Abraços.
Olá. É recomendado que se faça uma avaliação neuropsicológica para se mensurar o nível de potencial intelectual dessa pessoa assim como seu grau de autonomia, comportamento adaptativo e funcionalidade ao meio. A família é um agente contribuidor neste processo. Há muitas possibilidades em se tratando de reabilitação neuropsicológico, mas é preciso avaliar caso a caso.
Uma equipe multidisciplinar é a mais indica para ajudar você nessa decisão. Sugiro avaliação neuropsicológica realizada por psicologo com essa especificação, juntamente da avaliação final de um psiquiatra. Possivelmente seja necessário um trabalho maior de reabilitação no paciente para prepara-lo para esse momento. Coloco me a disposição para esclarecimentos.
Olá! Existem vários níveis de retardo mental, o leve, moderado e grave. Os profissionais capacitados para fazer o diagnóstico são o neuropsicólogo e o neurologista. Através de exames neuropsicológicos, todas as funções cerebrais poderão ser testadas e os resultados encaminhados ao neurologista poderão dar a real dimensão do quociente de inteligência e das habilidades que a pessoa possui para lidar com as dificuldades cotidianas, assim como a capacidade em soluciona-las. Nos casos mais leves, é perfeitamente possível que a pessoa consiga resolver várias coisas sozinha. Um acompanhante terapêutico pode ser muito útil para a independência, nestes casos mais leves.
Seria importante ser avaliado por um neurologista ou psiquiatra, e ser acompanhado por um neuropsicólogo que já tem ferramenta para dar um diagnóstico junto com o medico mais efetivo.