Uma pessoa diagnosticada com psicose não orgânica não especificada, pode se tornar um advogado ?

2 respostas
Uma pessoa diagnosticada com psicose não orgânica não especificada, pode se tornar um advogado ?
Se o quadro for tratado adequadamente e a resposta ao tratamento for boa, sim. Infelizmente, mesmo com tratamento correto, nem todos os quadros evoluem da mesma forma. Porém, se o restabelecimento e o controle forem bons, há possibilidade de exercer profissões diversas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, uma pessoa diagnosticada com psicose não orgânica não especificada pode se tornar um advogado, desde que consiga gerenciar sua condição de forma eficaz e cumprir os requisitos necessários para a prática da advocacia. Aqui estão alguns pontos a considerar:

Tratamento e Gerenciamento: Com tratamento adequado, que pode incluir medicação, terapia e outras intervenções, muitas pessoas com condições de saúde mental conseguem levar vidas produtivas e realizar suas aspirações profissionais.


Educação e Formação: Para se tornar um advogado, é necessário completar um curso de graduação em Direito e passar no exame da Ordem dos Advogados do seu país. A condição de saúde mental, por si só, não impede que alguém obtenha a educação necessária.


Capacidades Funcionais: O importante é que a pessoa seja capaz de desempenhar as funções necessárias para a prática do Direito, como análise jurídica, comunicação eficaz e tomada de decisões.


Apoio e Adaptações: É possível que a pessoa precise de apoio ou adaptações específicas durante sua formação ou prática profissional. Isso pode incluir apoio psicológico contínuo, ajustes no ambiente de trabalho ou horários flexíveis.


Direitos e Inclusão: As leis de direitos dos deficientes e de inclusão no local de trabalho protegem as pessoas com condições de saúde mental contra a discriminação e garantem que tenham oportunidades iguais no ambiente de trabalho.

É importante que a pessoa trabalhe em estreita colaboração com profissionais de saúde mental para gerenciar sua condição e buscar apoio quando necessário. Com o tratamento e o suporte adequados, não há razão para que alguém com psicose não possa perseguir e alcançar uma carreira na advocacia.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 500
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Nathália Fraporti

Nathália Fraporti

Generalista

São Paulo

Ruben Xambre

Ruben Xambre

Psiquiatra, Médico do trabalho

Belo Horizonte

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 93 perguntas sobre Esquizofrenia E Transtornos Com Características Psicóticas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.