Uma tristeza profunda pode gerar alterações no cérebro, causando a depressão?

9 respostas
Uma tristeza profunda pode gerar alterações no cérebro, causando a depressão?
Sim há no Sistema Neurônico Central uma grande capacidade de adaptação, a chamada neuroplasticidade, no entando se isso é bom por um lado, isso também pode ser percebido quando sujeito experimentam afetos e sentimentos por muito tempo podem levar a alterações neurológicas sim. Claro que sempre é preciso passar por uma avaliação tanto psicológica/psicanalítica como neurológica para avaliar as alterações.

abc

Danilo Alves da Cruz

Olá,

Quando estamos tristes é provável que deixemos de fazer atividades que estimulem a produção de algumas substâncias produzidas pelos neurônios, principalmente a serotonina - que melhora o humor e traz uma sensação de bem estar.
A depressão é uma tristeza profunda, sem fim, em que até a motivação para levantar da cama de manhã pode ser comprometida. Há prejuízos no apetite, sono, na vida profissional, sexual, social e é considerada uma doença grave. Uma ajuda profissional é indispensável.

Abraço!
A tristeza pode causar alterações não só psicológicas, quanto físicas, chamamos de doenças psicossomáticas, quando não são bem elaboradas e começam afetar o corpo. É importante identificar qual o significado desta tristeza, observar quando ela surge, quais aspectos estão influenciando esse estado, e o que de fato chamamos de tristeza profunda. Esses aspectos quando bem trabalhados, podem colaborar para que o indivíduo se conheça e entenda o processo que esta passando, porém se esses aspectos não são tratados, não são discutidos, então pode ocasionar uma depressão. Lembrando que, tristeza profunda, pode ter diversos significados, dessa forma, busque ajuda de um profissional para entender o que é essa tristeza profunda.
Tristeza e angustia recorrentes são sintomas de depressão. Episódios depressivos produzem alterações químicas cerebrais e orgânicas. Você pode constatar através de exame neuropsicológico e entrevistas estruturadas para um diagnóstico seguro.Na Neuropsicologia estudamos a interação das funções cognitivas e comportamentos podendo promover a compreensão dos estados depressivos e diagnóstico diferencial das demências.Seria muito importante buscar uma avaliação e diagnóstico correto.
Tristeza profunda e depressão (doença, com sintomas físicos), são coisas diferentes. Na atualidade parece que todos temos depressão. Mas não é esse o caso. Tristeza faz parte da vida, assim como a alegria. Ambos os sentimentos dependem das situações que estamos vivendo. Contudo, acredito no caminho inverso. Ou seja, devido à forma como nossos neurônios se comunicam, podemos experimentar o sentimento de tristeza profunda.
Sucesso!
Depressão é resultado de vários fatores ao longo de um grande período de tempo. Tristeza é com certeza, um dos sintomas mais evidentes da depressão, mas é acompanhada muitas vezes de ansiedade, pensamentos negativos recorrentes, perda ou ganho abrupto de peso, dificuldades em dormir, ou o dormir excessivo, enfim é um quadro complexo e varia de indivíduo para indivíduo. Episódios depressivos são comuns ao longo da vida de todas as pessoas. Na medida em que você encontra dificuldades para sair de um estado, já duradouro e que está prejudicando algum aspecto da sua vida, talvez seja interessante procurar ajuda profissional de um psicólogo e de um psiquiatra. Abraço!
Na verdade, tristeza profunda pode sinalizar estado ou transtorno depressivo.
A depressão é uma alteração química no Sistema Nervoso Central, que pode ser corrigida com medicação.
Procure um psicólogo ou psiquiatra, para análise de todos os sintomas que compõem o quadro, para o correto diagnóstico e forma de intervenção.
Boa sorte e forte abraço
o ideal seria procurar um profissional, a tristeza profunda é um forte indicio de depressão e pode sim trazer muitos sintomas físicos tb alem do emocional, procure a terapia e se dedique a ela para ver o por que dessa tristeza e assim poder trata-la...as vezes o problema parece ser um bicho tão grande e com uma ajudinha vc verá que essa tristeza vai embora assim que vc se fortificar psicologicamente.
me deixo a disposição se precisar.
Depende, basicamente, de suas razões, e do tempo que ela dura. Depressão não tem um razão específica, fisiologica ou psicologicamente. Mas qualquer tipo de dor, tristeza incomum, e sofrimento é motivo para se buscar ajuda profissional.