Usei o Lexapro e ele me fez muito bem, mas tive o efeito colateral descrito como anorgasmia. Gostaria

3 respostas
Usei o Lexapro e ele me fez muito bem, mas tive o efeito colateral descrito como anorgasmia. Gostaria de saber como faço para continuar o tratamento?
O Lexapro, de uma forma simples de explicar, tem na atividade serotoninérgica quase que pura sua ação. A administração aumenta a serotonina que por sua vez reduz a sensibilidade dos circuítos cerebrais a ela.
Disso temos os diversos benefícios do medicamento, mas também seus malefícios. A anorgasmia, ou anestesia genital, deriva de queda de estimulação de alguns circuitos que dependem também da serotonina. Com o tempo, em alguns casos a perda da capacidade de orgasmo se reverte, mas sempre é necessário considerar prós e contras.
Não adianta resolvermos algo e extragarmos outro!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O que determinará a manutenção ou não do tratamento com o Lexapro (cujo princípio ativo é o escitalopram) é a avaliação do risco versus benefício realizado junto com seu médico.

Respeitosamente,
O tratamento com Inibidores de Recaptação de Serotonina (como o Lexapro), costumam apresentar frequentemente efeitos colaterais relacionados com questões sexuais. Alguns pacientes apresentam anorgasmia, como é o seu caso.
Ás vezes a associação de outra medicação resolve o problema, em outras, pode haver a necessidade de troca de antidepressivo.
O ideal é conversar com seu médico sobre tais sintomas e buscarem juntos uma solução!!!

Atenciosamente,
Dra. Karina Barradas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 800 perguntas sobre Lexapro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.