Uso Aluporinol 100mg/dia para manter a taxa de ácido úrico no sangue abaixo de 5. Mesmo assim tenho

8 respostas
Uso Aluporinol 100mg/dia para manter a taxa de ácido úrico no sangue abaixo de 5. Mesmo assim tenho sempre crises de gota .
Dr. José Umbelino de Morais
Médico clínico geral
Uberlândia
Alopurinol 100 mg é muito fraco, aumente a dose e evite comer muito feijão e carne vermelha.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, busque o seu médico para que juntos avaliem se não há outros fatores contribuindo para a persistência elevada do ácido úrico, como por exemplo, uso de medicamentos, alimentação, entre outros. Alem disso, é possível ajustar as doses do alopurinol.
Dr. Bruno Bordallo
Reumatologista
Rio de Janeiro
No início do tratamento da gota com medicações hipourecimiantes (que servem para abaixar os níveis sanguíneos de ácido úrico) como o Alopurinol é comum é esperado que as crises aumentem. Contudo com o passar do tempo as crises irão diminuir. Converse com seu médico sobre suas dúvidas e expectativas em relação ao tratamento. Espero tê-lo ajudado.
Dra. Júlia Carone
Reumatologista
Caruaru
Com ainda está em crise de gota, o ácido úrico provavelmente está alto, mesmo no exame de sangue aparentar em limites normais. Procure fatores que estejam perpetuando isso como: uso de alcool (destilados ou não), alimentação, uso regular das medicações. Se estes descartados, avaliar com seu médico a possibilidade de aumento da dose do alopurinol e/ou associação com a colchicina se não houver contra-indocações para a mesma.
Dra. Priscila Garcia Câmara
Reumatologista, Médico clínico geral
Fortaleza
Se persiste com crises, a dose da medicação não está adequada e provavelmente, os níveis séricos de ácido úrico ainda continuam elevados. Além do tratamento medicamentoso, é necessário fazer mudança no estilo de vida. Todo paciente deve fazer uma dieta hipocalórica, com baixo teor de purinas (carnes vermelhas, alimentos embutidos, feijão) e uma redução no consumo de álcool, refrigerantes e bebidas energéticas com alto teor de frutose. Diante de qualquer dúvida, procure um reumatologista para esclarecimento.
Dr. Guilherme Condé
Médico clínico geral, Generalista
Barueri
Olá, espero que esteja tudo bem por aí!

O Alopurinol é eficaz para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue, mas em alguns casos, ele pode não ser suficiente para prevenir completamente as crises de gota, especialmente se houver outros fatores em jogo, como dieta, peso, ou condições associadas. Além disso, a resposta ao medicamento pode variar de pessoa para pessoa.

É importante revisar sua alimentação e estilo de vida, pois alimentos ricos em purinas, como carnes vermelhas, frutos do mar e bebidas alcoólicas, podem desencadear crises. O seu médico pode avaliar a necessidade de ajustes no tratamento, seja com doses diferentes de Alopurinol ou a introdução de outros medicamentos.

Se precisar, fique à vontade para marcar uma teleconsulta aqui no Doctoralia para cuidar do seu caso.

Atenciosamente!
Dra. Flávia Gava Bastos
Reumatologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Alguns dados devem ser levados em consideração: se está seguindo as recomendações alimentares e de estilo de vida orientadas e/ou se deveria usar outras medicações visando a prevenção de novas crises.
Para prevenção de novas crises, a terapia de redução de urato é indicada em pacientes com crises recorrentes, tofos, nefrolitíase (cálculo renal) ou doença renal. O alopurinol é a primeira escolha, iniciando-se com ≤100 mg/dia e titulação gradual até 800–900 mg/dia, conforme tolerância e meta de urato sérico (<5 mg/dL para o seu caso). Outras opções podem ser consideradas, especialmente se contra-indicação ao alopurinol. Durante o início da medicação, pode ser recomendada a profilaxia de crises com baixas doses de colchicina, anti-inflamatórios não esteroidais ou glicocorticoides, devido ao risco aumentado de crises precipitadas pela mobilização dos cristais de urato.
Ajustes de dose e escolha do agente devem considerar a existência de outras doenças, especialmente insuficiência renal, em que a colchicina e os anti-inflamatórios não esteroidais exigem cautela, por exemplo.
Medidas não farmacológicas, como perda de peso, redução do consumo de álcool, moderação na ingesta de carnes vermelhas e frutos do mar, e controle de fatores de risco metabólicos (como pressão arterial, circunferência abdominal, etc), são recomendadas como adjuvantes.
Converse com o seu médico reumatologista para mais orientações e consideração de ajuste de terapia, caso indicado.
Dr. Jackson Ribeiro Fernandes
Médico clínico geral, Generalista
Curitiba
Não é esperado.
Crises recorrentes mesmo com alopurinol indicam dose insuficiente, adesão irregular ou gatilhos alimentares — precisa reavaliação médica e ajuste do tratamento.

Especialistas

Glênio Marchezan Gutjahr

Glênio Marchezan Gutjahr

Reumatologista

Chapecó

José Roberto Barbosa

José Roberto Barbosa

Ortopedista - traumatologista

Patos de Minas

Kleber Araujo

Kleber Araujo

Médico clínico geral

Recife

Karine Trevisan Piazzetta

Karine Trevisan Piazzetta

Reumatologista

Sorriso

Fernando Pimentel

Fernando Pimentel

Reumatologista

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 532 perguntas sobre Gota
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.