Vou ficar intolerante a lactose depois de tirar a vesicula? Passei muito mal fiz a cirurgia a3 dias

2 respostas
Vou ficar intolerante a lactose depois de tirar a vesicula? Passei muito mal fiz a cirurgia a3 dias do só por favor o que devo fazer
A colecistectomia (retirada da vesícula) não leva à intolerância a lactose. A intolerância a lactose é uma dificuldade do organismo de digerir o açúcar do leite por redução da enzima que faz esta digestão (a lactase). Esta enzima está presente no intestino delgado e não na bile/ vesícula biliar.
Por outro lado, alguns pacientes podem evoluir com diarreia e flatulência após a retirada da vesícula biliar (síndrome pós-colecistectomia), ou seja, os mesmos sintomas da intolerância a lactose, porém de causa diferente. Geralmente, isto está associado à ingestão de gorduras (e não da lactose, que é um açúcar) e muitas vezes o leite e derivados que consumimos são ricos em gorduras, causando esta confusão nos pacientes.
Sugiro que você consulte o seu gastroenterologista para tirar suas dúvidas de forma individualizada e espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A colecistectomia é um tratamento padrão ouro para colelitíase ou pedra na vesícula biliar. Será possível viver sem vesícula biliar. Entretanto a digestão de gorduras não será mais a mesma, porque a retirada da vesícula impede o armazenamento da bile, a qual serve para emulsificar ou quebrar gorduras. A absorção de vitaminas lipossolúveis como vitamina A, D, E e K será mais prejudicada pela ausência de uma quantidade concentrada de bile no momento das refeições. O fluxo de bile será continuo do fígado para o intestino sem sincronia com a alimentação, o que favorece uma irritação do intestino e por sua vez aparecimento de sintomas como diarreia e má digestão de gorduras. Os sintomas podem lembrar aqueles da intolerância à lactose, que consiste na falta de lactase no intestino para degradar a lactose, gerando diarreia, flatulência e mã digestão. A recomendação médica é estudar níveis destas vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, bem como planejar dieta que as favoreça. Também será importante suplementar sais biliares junto com as refeições principais para melhorar a digestão e absorção de gorduras e vitaminas lipossolúveis. Desta forma, a colecistectomia não causa intolerância à lactose, mas prejudica a digestão para o resto da vida em nome de salvar a vida do paciente e impedir complicações graves como pancreatite, colecistite aguda e colangite.

Especialistas

Sandes Hipolito

Sandes Hipolito

Nutrólogo

Campinas

Melissa Malfate

Melissa Malfate

Nutricionista

São Paulo

Lucas Vaz

Lucas Vaz

Nutrólogo

Aracaju

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Andre Luiz Neto Fontoura

Andre Luiz Neto Fontoura

Endocrinologista

Cabo Frio

Taissa Müller

Taissa Müller

Nutricionista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 409 perguntas sobre Intolerância a lactose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.