Av Araújo Pinho, 439, Canela, Salvador 40110-150
Clínica de oncologia acreditada pela Joint Commission International (JCI), seguindo os mais rigorosos protocolos em excelência de assistência em oncologia.
Ler mais11/07/2023
Salvador 5 endereços
Número de registro: CRM BA 15815 - RQE 8778 - RQE 9070
181 opiniõesAv Araújo Pinho, 439, Canela, Salvador 40110-150
Clínica de oncologia acreditada pela Joint Commission International (JCI), seguindo os mais rigorosos protocolos em excelência de assistência em oncologia.
Ler mais11/07/2023
Os planos de saúde são aceitos, mas a cobertura varia de acordo com o local e o serviço. Confirme durante a etapa de agendamento!
Este especialista não oferece agendamento online neste endereço
Adenocarcinoma Papilar
O câncer da vesícula biliar é uma doença rara, porém é o tumor mais frequente do trato biliar. Em 2020, foram diagnosticados 115949 novos casos com 84695 mortes (GLOBOCAN). A doença acomete principalmente mulheres idosas. Os principais fatores de risco são a inflamação crônica causada pela colelítiase (pedra na vesícula, principalmente quando > 3cm), pólipos da vesícula biliar (> 1cm), vesícula em porcelana (parede da vesícula calcificada). O diagnóstico é habitualmente feito através de exames de imagem. O tratamento depende do momento da doença (invasão de estruturas, disseminação para outros orgãos), podendo incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.
Câncer de pele
Melanoma é um tipo de câncer de pele originado a partir dos melanócitos, células responsáveis pela pigmentação da pele (melanina). Os principais fatores de risco são exposição aos raios solares, pele clara (cabelos ruivos e olhos azuis), história familiar e pessoal de melanoma, bronzeamento excessivo e múltiplas pintas (nevos) pelo corpo. Este tumor pode assumir um comportamento extremamente agressivo, com disseminação metastática (enraizamento) para quase todos os orgãos ou tecidos humanos. Entretanto se descoberto precocemente tem alta chance de cura. O tratamento consiste em remoção da lesão com margens amplas com eventual estudo da cadeia de gânglios (ínguas) mais próxima.
Neoplasias Abdominais
Neoplasias abdominais correspondem aos tumores que podem acometer os orgãos do trato gastrointestinal (estômago, pâncreas, fígado, vesícula biliar, intestino delgado e intestino grosso), trato urinário (rins, ureteres, bexiga), trato ginecológico (útero e tubas uterinas, além dos ovários), sistema linfóide (baço e gânglios linfáticos) ou ainda a membrana que recobre as estruturas abdominais (peritônio). Os sintomas são bastante variados dependendo do local acometido.
Carcinoma In Situ
Tumores in situ representam um grupo de células anormais que ainda não ultrapassaram a camada de células mais profunda (membrana basal), ou seja, que ainda não invadiram os tecidos profundos. Significam o início de desenvolvimento de uma câncer invasivo (lesão pré-cancerosa). Na maioria das vezes são tratada através da remoção cirúrgica ou através de ablação ("queimagem"). São bastante vistos na prática oncoginecológica quando do achado das lesões ou neoplasias intra-epiteliais do colo uterino (conhecidas como NIC)
Carcinoma Hepatocelular
O câncer do fígado representa o 5º câncer mais frequente em homens no mundo, sendo observados comumente em pacientes acometidos por cirrose hepática. O carcinoma hepatocelular representa a grande maioria dos casos. Os principais fatores de risco são as infecções pelos vírus da hepatite, consumo de álcool e a esteatose hepática não alcoólica (gordura no fígado). Quase sempre são diagnosticados quando da realização de exames de imagem, pela dosagem do marcador alfa-fetoproteína e ocasionalmente através de biópsia. O tratamento consiste em remoção cirúrgica do tumor ou mesmo transplante hepático. Em alguns casos indica-se quimioembolização e em outros quimioterapia.
Neoplasias Pancreáticas
O câncer de pâncreas representa o 13º tipo de câncer de maior incidência no país. Apesar da menor incidência, apresenta alta letalidade. Os principais fatores de risco são idade, sexo (masculino), raça (negros), tabagismo, etilismo, obesidade, diabetes, história familiar e doenças hereditárias. Os sintomas mais comuns são perda de peso, falta de apetite, empachamento e em muitos casos o aparecimento de sintomas colestáticos como icterícia (olhos amarelados), colúria (urina escurecida), embranquecimento das fezes (acolia) e prurido (coceira no corpo). O diagnóstico é feito principalmente através de exames de imagem. Em fases iniciais o tratamento é cirúrgico e em casos avançados quimioterapia
181 opiniões
Profissional de excelência, muito gentil e atencioso,prestativo ao máximo e sua condução na consulta tranquiliza o paciente
Excelente profissional, humano e muito atencioso, deixa o paciente muito a vontade para tirar qualquer dúvida.
Dei
Dr. Ramiro é um médico competente, atencioso e muito humano! Somos gratos ao seu atendimento.
O Dr Ramiro Martins é um excelente profissional e muito atencioso.
Conheci Dr Ramiro hoje e gostei do atendimento dele e explicações sobre a cirurgia.
Estou bastante confiante.
Fiquei satisfeita com o atendimento;vi que o Dr Ramiro é humilde e se preocupa com os seus pacientes.
Dr. Ramiro Martins
Obrigado Valneide
Desejo-lhe que tenhas grande sucesso em seu tratamento
Uma ótima semana para ti
Excelente profissional, competentíssimo , Amei minha consulta com Dr. Ramiro, Super indico, humano, atencioso, me sinto segura e feliz sendo paciente de Dr. Ramiro.
Dr. Ramiro Martins
Oi Helena
Me sinto lisonjeado pela confiança e pela empatia transmitida em nossas consultas
Grande abraço
Profissional atencioso, escutou todas as minhas queixas com paciência e explicou o tratamento de forma clara. Me senti acolhida e segura durante a consulta.
Recomendo!
Dr. Ramiro Martins
Obrigado pelo comentário
Este sentimento de acolhimento indiscutivelmente é uma das coisas mais especiais da minha profissão e da minha especialidade
Fico feliz que tenha se sentido desta forma
Desejo-lhe tudo de bom
Excelente profissional, dedicado, atencioso, passa muita segurança para o paciente
Dr. Ramiro Martins
Agradeço pelas palavras, AM
Que bom que tenhamos tido uma relação médico-paciente tão especial quanto esta
Abraço e boa semana
Excelente atendimento, médico muito humano. Amei demais a consulta e saí satisfeita. Super indico!
Dr. Ramiro Martins
Oi Dagmar
Me sinto bastante feliz com este comentário e por saber que tivemos uma relação médico-paciente bastante respeitosa, honesta e profícua.
Abraço enorme
95 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia
É possivel realizar 7 procedimentos ao mesmo tempo por via laparoscópica? P. ex: histerectomia total ampiada , omentectomia,linfadenectomia inguinal ou ilíaca, pélvica e retropeitoneal além de ressecção de tumor do septo reto-vaginal?
Boa tarde
Pelos códigos descritos, a cirurgia deve estar relacionado ao tratamento de um tumor ginecológico, sendo verdadeiramente necessária a realização de todos estes procedimentos
Não existe um número exato de procedimentos que possam ser feitos por laparoscopia. A extensão da cirurgia dependerá de questões relacionadas à doença e a experiência da equipe cirúrgica com o procedimento indicado
Numa histerectomia total, por vídeo e retirada do útero via vaginal, durante a cirurgia,
a mulher fica parcialmente coberta ou fica totalmente sem roupa?
Boa tarde
Os pacientes ficam quase inteiramente despidos na maioria das cirurgias intra-cavitárias do abdome, porém o corpo é quase completamente coberto pelos campos cirúrgicos (sintéticos ou de tecido), excetuando-se apenas a região que vai ser submetida ao ato cirúrgico
No caso da histerectomia por vídeo, tanto o abdome quanto o períneo (parcialmente) ficam expostos, pois são os locais que serão manipulados pela equipe cirúrgica.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.