Histerectomia total ampliada - Informações, especialistas e perguntas frequentes

A ampliada ou operação de Wertheim-Meigs é utilizada no tratamento do cancro do colo e no tratamento do cancro do endométrio. A histerectomia total ampliada Wertheim-Meigs (WM) consiste na retirada do útero com os seus ligamentos de soporte (paramétrio), trompas, ovários, e 1/3 da parte superior da vagina. Geralmente, é associada também à remoção dos gânglios linfáticos (linfonodos) retroperitoneais pélvicos e até para-aórticos (linfadenectomia retroperitoneal). Às vezes, um dos ovários pode ser preservado, em mulheres com tumores pequenos e na idade reprodutora, a fim de não colocá-las em menopausa. A histerectomia total ampliada Wertheim-Meigs é uma cirurgia hemorrágica, com um tempo operatório longo, frequentemente associada a complicações per e pós-operatórias. Sem embargo, são pouco frequentes as tardias ou as sequelas. Por isto, a histerectomia total ampliada Wertheim-Meigs considera-se uma cirurgia segura. O tempo médio de internamento é de dez a quinze días. A histerectomia total ampliada Wertheim-Meigs deve ser realizada por um com treino em oncologia. Nos últimos anos cada vez mais serviços de oncologia ginecológica vêm realizando histerectomia total ampliada Wertheim-Meigs por via laparoscópica.

Especialistas - histerectomia total ampliada

Marcelo Antonini

Marcelo Antonini

Ginecologista, Mastologista

São Paulo

Agendar uma visita
Gisele Tolaini Gomes Pereira

Gisele Tolaini Gomes Pereira

Ginecologista, Mastologista

São Paulo

Agendar uma visita
Paulo Henrique de Sousa Fernandes

Paulo Henrique de Sousa Fernandes

Cirurgião oncológico

Uberlândia

Agendar uma visita
Lucas Ribeiro

Lucas Ribeiro

Endocrinologista, Ginecologista

Lavras

Agendar uma visita
Fabiana Muniz

Fabiana Muniz

Ginecologista, Mastologista

Cuiabá

Agendar uma visita
Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas sobre Histerectomia total ampliada

Nossos especialistas responderam a 126 perguntas sobre Histerectomia total ampliada

Oi, tudo bem?
Primeiramente, para te ajudar preciso saber que tipo de derivados está querendo se referir: glúten (biscoito, macarrão/massas em geral, pães) , leites e derivados (iogurte,…

Não existe contraindicação nenhuma. A indicação é de uma alimentação equilibrada e com aporte adequado de proteínas para que haja cicatrização adequada de qualquer ferimento.

Olá.
Ela já pode subir escadas porém evitando fazer com muita frequência .

Especialistas falam sobre Histerectomia total ampliada

É o tipo de histerectomia realizada no tratamento do câncer de colo uterino. Nessa cirurgia, se retiram também os paramétrios (ligamentos ricos em gânglios linfáticos, que prendem o útero à parede pélvica). Para a retirada desses ligamentos, há que se descolar a bexiga do útero anteriormente e o intestino da vagina, posteriormente assim como isolar nervos importantes nas funções da pelve. Pode ser realizada por via abdominal (aberta, com corte) ou laparoscópica (por videolaparoscopia).

Sibele Klitzke

Ginecologista

Porto Alegre

Quais profissionais realizam Histerectomia total ampliada?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.