Qual é a medida da pressão arterial ?

A maioria das pessoas tem medido a pressão arterial (tirar o stress, em linguagem coloquial) em um momento ou outro em suas vidas. Este é um teste simples e indolor que fornece uma riqueza de informações sobre a condição de coração e vasos sanguíneos.

O que é medido?

O médico determina a pressão máxima (sistólica) e pressão mínima (diastólica), realizados pelos batimentos cardíacos.

  • A pressão máxima: A pressão máxima em uma artéria (vaso sanguíneo que leva sangue do coração),é quando o coração está batendo, e empurrando o sangue pelo corpo.
  • A pressão mínima: é a pressão mínima na parede da artéria, nos momentos que passam entre as batidas, quando o coração está em repouso. Esta pressão é particularmente importante para o diagnóstico de (pressão alta). Também é importante acompanhar a evolução da pressão arterial.

Como é medida a pressão arterial?

É importante que o paciente está relaxado e mantido em repouso por pelo menos 5 ou 10 minutos antes de gravar a sua pressão arterial. A pressão arterial pode ser medida de várias formas de acordo com o que vai usar as informações obtidas pelas medidas, mas geralmente o que é feito é o seguinte:

  • O paciente esteja sentado relaxado, com o braço direito apoiado sobre um suporte. Ao redor do topo de seu braço direito existe um balão inflável conectado a um dispositivo com uma escala de um lado, conhecido como um esfigmomanômetro.
  • Posteriormente, o ar é soprado dentro da bola, o que aumenta o manguito de pressão em torno de seu braço.
  • O médico coloca um estetoscópio no braço do paciente e ouve o pulso, ao deixar o ar sair lentamente para fora da bola.
  • A pressão sistólica é determinada no momento em que o  médico ouve o primeiro pulso. Este som vai lenta e progressivamente ficando mais distante, para finalmente desaparecer.
  • A pressão diastólica é medida a partir do momento que o médico não consegue ouvir o som do pulso. Corresponde, portanto, até o último batimento audível.
  • A pressão arterial é medida em termos de milímetros de mercúrio (mmHg).

O que constitui a pressão arterial elevada?

Pressão arterial 150/90 (sistólica / diastólica) - medida  quando o paciente está em repouso, é considerada alta. Em algumas pessoas, especialmente no caso dos diabéticos, o objetivo deve ser uma leitura de valores de pressão arterial abaixo de 130/80.

Todo mundo tem variações da pressão arterial durante o dia. As situações que envolvem a ansiedade, ou desconforto podem, temporariamente, aumentar a pressão arterial em pessoas sem hipertensão significativa (ie, aumento da pressão arterial que necessita de tratamento).

Por esta razão, em todos os casos, exceto o mais grave, é melhor não fazer julgamentos sobre o significado do aumento da pressão arterial, até que tenham sido três ou quatro medidas no espaço de poucas semanas, que irá calcular o pressão arterial média.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Louise Freire
Cardiologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Bom dia! Podemos aferir a pressão arterial nos membros superiores (isso é, braços - alguns aparelhos automaticos medem tambem no antebraço) e membros inferiores (pernas). A escolha de qual membro…

Dra. Joana Cundari
Médico de família, Dermatologista
Niterói
A Pressão arterial pode ser variável ao longo do dia, diante de alguns fatores internos e até mesmo do meio externo. Geralmente, isso acontece em questão de horas ou até mesmo minutos. O que…

Dra. Paula Bianchi
Cardiologista, Intensivista
São Paulo
Geralmente a pressão tem que ser reavaliada e as medicações ajustadas para mais ou menos dependendo da avaliação. Às vezes se faz necessário a troca da medicação

Dr. Edmilson Almeida Fiel
Cardiologista, Médico clínico geral
Alvorada
A Pressão Arterial é um sinal vital que reage a estímulos diversos. Situações como estresse, ansiedade, dor, atividade física, uso de estimulantes ou medicamentos, dentre outras, podem fazer…

Bom dia. Pesquise "Dr. Leandro Franco Cardiologista" no youtube e assista o vídeo sobre desidratação. Neste período de temperaturas próximas ou acima dos 30° é comum sentir estes sintomas…

Dr. Gilberto Lins
Cardiologista
Rio de Janeiro
A diretriz brasileira classifica medição casual da pressao arterial em:
Pressão. sistólica Diastólica

Normal < 120…

Dr. Alvaro Gabriel Duraes
Cardiologista
Nova Lima
O pulso que você palpa no punho corresponde a artéria radial ( coincide com o mesmo lado do dedo polegar ). Caso palpe o pulso do lado contralateral ( coincide com o lado do dedo mindinho), será…

Prezado (a),
de acordo com a última atualização da Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia, este nível de pressão é considerada Hipertensão Arterial Estágio 1, onde se tem como…

Dr. Humberto Graner Moreira
Cardiologista
Goiânia
A pressão arterial é um componente fundamental do funcionamento de seu corpo, e o mais adequado é que se evite variações abruptas da mesma. Assim, tanto a elevação rápida da pressão arterial,…

A pressão mínima considerada normal é 90x60 (ou 9/6) mas algumas pessoas convivem com pressão mais baixa sem nenhum sintoma ou risco. No sono a pressão é naturalmente mais baixa e o exame MAPA…