Qual é a medida da pressão arterial ?

A maioria das pessoas tem medido a pressão arterial (tirar o stress, em linguagem coloquial) em um momento ou outro em suas vidas. Este é um teste simples e indolor que fornece uma riqueza de informações sobre a condição de coração e vasos sanguíneos.

O que é medido?

O médico determina a pressão máxima (sistólica) e pressão mínima (diastólica), realizados pelos batimentos cardíacos.

  • A pressão máxima: A pressão máxima em uma artéria (vaso sanguíneo que leva sangue do coração),é quando o coração está batendo, e empurrando o sangue pelo corpo.
  • A pressão mínima: é a pressão mínima na parede da artéria, nos momentos que passam entre as batidas, quando o coração está em repouso. Esta pressão é particularmente importante para o diagnóstico de (pressão alta). Também é importante acompanhar a evolução da pressão arterial.

Como é medida a pressão arterial?

É importante que o paciente está relaxado e mantido em repouso por pelo menos 5 ou 10 minutos antes de gravar a sua pressão arterial. A pressão arterial pode ser medida de várias formas de acordo com o que vai usar as informações obtidas pelas medidas, mas geralmente o que é feito é o seguinte:

  • O paciente esteja sentado relaxado, com o braço direito apoiado sobre um suporte. Ao redor do topo de seu braço direito existe um balão inflável conectado a um dispositivo com uma escala de um lado, conhecido como um esfigmomanômetro.
  • Posteriormente, o ar é soprado dentro da bola, o que aumenta o manguito de pressão em torno de seu braço.
  • O médico coloca um estetoscópio no braço do paciente e ouve o pulso, ao deixar o ar sair lentamente para fora da bola.
  • A pressão sistólica é determinada no momento em que o  médico ouve o primeiro pulso. Este som vai lenta e progressivamente ficando mais distante, para finalmente desaparecer.
  • A pressão diastólica é medida a partir do momento que o médico não consegue ouvir o som do pulso. Corresponde, portanto, até o último batimento audível.
  • A pressão arterial é medida em termos de milímetros de mercúrio (mmHg).

O que constitui a pressão arterial elevada?

Pressão arterial 150/90 (sistólica / diastólica) - medida  quando o paciente está em repouso, é considerada alta. Em algumas pessoas, especialmente no caso dos diabéticos, o objetivo deve ser uma leitura de valores de pressão arterial abaixo de 130/80.

Todo mundo tem variações da pressão arterial durante o dia. As situações que envolvem a ansiedade, ou desconforto podem, temporariamente, aumentar a pressão arterial em pessoas sem hipertensão significativa (ie, aumento da pressão arterial que necessita de tratamento).

Por esta razão, em todos os casos, exceto o mais grave, é melhor não fazer julgamentos sobre o significado do aumento da pressão arterial, até que tenham sido três ou quatro medidas no espaço de poucas semanas, que irá calcular o pressão arterial média.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Jose Alexandre Addeo Cipolli
Cardiologista
Hortolândia
Boa tarde,
Neste caso procura parte restantes dos membros, como: antebraços e coxas. Sempre utilizando manguitos com tamanhos adequados a espessura (Diâmetro) do membro.
É isso

Dra. Bruna Vasconcellos
Cardiologista
São Paulo
Boa noite, valores maiores que 140x90 mmHg já são indicativos de hipertensão arterial, mas não é adequado fechar um diagnóstico apenas com uma medida isolada da pressão, é preciso um avaliação…

Dra. Idelzuita Leandro Liporace
Cardiologista
São Paulo
Diferenças grandes entre a pressão arterial sistólica e diastólica pode indicar a presença de insuficiência aórtica. Procure um cardiologista para afastar esse diagnóstico.

Dr. Fabio Gomes da Conceição
Cardiologista, Médico clínico geral
São Paulo
Olá.
A pressão pode se alterar ao longo do dia e em diferentes medidas. Quando as variações são muito grandes e em pouco tempo (como as que você está referindo) pode ser que o aparelho…

Dra. Patricia Da Silveira Lages
Cardiologista, Médico clínico geral
Belo Horizonte
A pressão arterial varia o dia todo, mas tem uma faixa de normalidade que ela pode variar. A causa é multi fatorial ! O ideal é procurar o cardiologista, fazer a MAPA e assim prescrever a medicação…

Dr. Marcos Martins Mussa
Cardiologista, Generalista
São Paulo
A Pressão arterial poderá sofrer mudanças, a partir da modificação da posição do corpo, do membro onde se afere e de muitos outros fatores. Vc pode observar que, em uma mesma posição, a PA pode…

Dra. Fernanda Caldeira Santin
Cardiologista
Curitiba
Olá! A aferição da pressão arterial pode ser realizada a qualquer hora do dia, mas não há um horário em especial que seja melhor que outro. O ideal seria aferir em vários horários diferentes…

Dra. Patrícia Hitomi Kuga
Cardiologista
São Paulo
Em tese não deveria haver diferença entre as pressões arteriais: braço, antebraço e pernas. Porém, para cada diâmetro dos membros teríamos em tese que adequar os manguitos de medida e isso não…

Dr. Bruno Barros Petraglia
Generalista, Médico de família
Niterói
Segundo o livro de semiologia do Porto, o braço esquerdo é classicamente usado para aferir a pressão arterial. Na prática, precisamos ver se o paciente não apresenta nenhuma contra indicação…