Qual é a medida da pressão arterial ?

A maioria das pessoas tem medido a pressão arterial (tirar o stress, em linguagem coloquial) em um momento ou outro em suas vidas. Este é um teste simples e indolor que fornece uma riqueza de informações sobre a condição de coração e vasos sanguíneos.

O que é medido?

O médico determina a pressão máxima (sistólica) e pressão mínima (diastólica), realizados pelos batimentos cardíacos.

  • A pressão máxima: A pressão máxima em uma artéria (vaso sanguíneo que leva sangue do coração),é quando o coração está batendo, e empurrando o sangue pelo corpo.
  • A pressão mínima: é a pressão mínima na parede da artéria, nos momentos que passam entre as batidas, quando o coração está em repouso. Esta pressão é particularmente importante para o diagnóstico de (pressão alta). Também é importante acompanhar a evolução da pressão arterial.

Como é medida a pressão arterial?

É importante que o paciente está relaxado e mantido em repouso por pelo menos 5 ou 10 minutos antes de gravar a sua pressão arterial. A pressão arterial pode ser medida de várias formas de acordo com o que vai usar as informações obtidas pelas medidas, mas geralmente o que é feito é o seguinte:

  • O paciente esteja sentado relaxado, com o braço direito apoiado sobre um suporte. Ao redor do topo de seu braço direito existe um balão inflável conectado a um dispositivo com uma escala de um lado, conhecido como um esfigmomanômetro.
  • Posteriormente, o ar é soprado dentro da bola, o que aumenta o manguito de pressão em torno de seu braço.
  • O médico coloca um estetoscópio no braço do paciente e ouve o pulso, ao deixar o ar sair lentamente para fora da bola.
  • A pressão sistólica é determinada no momento em que o  médico ouve o primeiro pulso. Este som vai lenta e progressivamente ficando mais distante, para finalmente desaparecer.
  • A pressão diastólica é medida a partir do momento que o médico não consegue ouvir o som do pulso. Corresponde, portanto, até o último batimento audível.
  • A pressão arterial é medida em termos de milímetros de mercúrio (mmHg).

O que constitui a pressão arterial elevada?

Pressão arterial 150/90 (sistólica / diastólica) - medida  quando o paciente está em repouso, é considerada alta. Em algumas pessoas, especialmente no caso dos diabéticos, o objetivo deve ser uma leitura de valores de pressão arterial abaixo de 130/80.

Todo mundo tem variações da pressão arterial durante o dia. As situações que envolvem a ansiedade, ou desconforto podem, temporariamente, aumentar a pressão arterial em pessoas sem hipertensão significativa (ie, aumento da pressão arterial que necessita de tratamento).

Por esta razão, em todos os casos, exceto o mais grave, é melhor não fazer julgamentos sobre o significado do aumento da pressão arterial, até que tenham sido três ou quatro medidas no espaço de poucas semanas, que irá calcular o pressão arterial média.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Concordo com o colega mas esclarecendo sobre a qualidade da medida como fator para essa diferença, a técnica adequada nos dois braços, o momento e a posição devem ser avaliados. Se mediu em um…

Dra. Helena Hertha Weibel
Cardiologista, Especialista em clínica médica
Rio de Janeiro
Não é normal a PÁ Diastolica aumentar durante os exercícios. É normal subir a PA Sistolica por aumentar a frequência cardíaca durante os exercícios.

Um dos possíveis efeitos colaterais da Sibutramina é o aumento da pressão, mas os valores citados na sua pergunta estão dentro do normal. Lembrando que apenas a medicação não vai resolver o problema…

Prezado,

Concordo com o exposto acima. É importante fazer ainda algumas ponderações... É interessante averiguar a qualidade da aferição do seu aparelho, talvez um MAPA, que faz…

Dr. Otavio Eboli
Cardiologista
São Paulo
Prezada (o), as possibilidades são muitas, variando desde problemas na técnica de medição ou no equipamento, até condições orgânicas e/ ou emocionais que levem, de fato, a estes tipos de variações…

Dr. Alexandre de Loyola e Silva Avellar Fonseca
Cardiologista, Médico clínico geral
Curitiba
O local mais adequado para avaliação da pressão arterial é no braço ( esquerdo ou direito). Toda primeira consulta a pressão arterial deve ser avaliada em ambos os membros superiores para descartar…

Dr. Otavio Eboli
Cardiologista
São Paulo
Prezado (a), numa condição tão especifica, havendo a impossibilidade de garroteamento de algum dos cotos dos membros ausentes, resta a medida invasiva.
Por punção ou dissecação de artéria…

Dr. Edmar Batista dos Santos
Cardiologista, Médico clínico geral
São Paulo
A pressão arterial esta sujeita a uma série de fatores que a influenciam.
Por exemplo caminhar aumenta a pressão durante o percurso. Se você esta numa sala sem ar condicionado e entra…

Dr. Roberto Montelli
Intensivista
Caieiras
Pequenas variações são absolutamente normais, e se devem a adaptações do corpo a situações momentâneas.
Inclusiv podem ser relacionadas a variação do aparelho

Dr. Roberto Montelli
Intensivista
Caieiras
A pressão arterial, na realidade pode ser aferida em qualquer artéria do corpo.
Existem algumas mais superficiais, que habitualmente são mais utilizadas para isso, mas não obrigatório.