A amigdalectomia é a remoção das amígdalas palatinas, devido a infecções de garganta recorrentes (amigdalite). A cirurgia é realizada sob anestesia geral e dura cerca de 30 minutos. O cirurgião remove as amígdalas através da boca, sem fazer incisões na pele. Às vezes, se os adenoides também estão afetados, a adenoidectomia é realizada na mesma operação para removê-los. Recomenda-se a cirurgia em idade precoce para uma recuperação rápida (cicatrização em duas semanas com antibióticos e analgésicos).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Varia de acordo com a idade do paciente, comorbidades e complexidade do procedimento envolvido. Em alguns casos é necessário associar a adenoidectomia ao procedimento, em outros septoplastia…

Bom dia! o pós-operatório da amigdalectomia é bastante doloroso, por isso é importante usar os analgésicos prescritos por seu cirurgião com rigor. Em geral, a dor não tem relação com a posição,…

Dr. Luiz Henrique Vaz
Otorrino, Especialista em medicina estética
Itajaí
Olá, não há nada contra. Há necessidade de avaliação pq existem tratamentos, inclusive para aumentar a sua imunidade, que podem ajudar muito.
A infecção frequente das amígdalas e o mal…

Sim! A cirurgia pode ser uma opção! Mas vc primeiro deverá ser avaliada pelo otorrino;)

Vai depender de sua patologia. Sempre é importante realizar um acompanhamento com o especialista.

Não, se não há indicação(em geral amigdalites de repetição, amigdalite cronica, abscessos, entre outras ) , não há necessidade de retirar as amígdalas.

Dores na primeira semana de pós operatório e febre baixa realmente podem acontecer após a cirurgia de amigdalectomia. O melhor a se fazer é entrar em contato com seu cirurgião para que os sintomas…

Não, não é normal.
Volte ao otorrino que a/o operou para reavaliação.
Sugiro que ingira muito líquido.
Abraço
Dr Rubens Cat