A amigdalectomia é a remoção das amígdalas palatinas, devido a infecções de garganta recorrentes (amigdalite). A cirurgia é realizada sob anestesia geral e dura cerca de 30 minutos. O cirurgião remove as amígdalas através da boca, sem fazer incisões na pele. Às vezes, se os adenoides também estão afetados, a adenoidectomia é realizada na mesma operação para removê-los. Recomenda-se a cirurgia em idade precoce para uma recuperação rápida (cicatrização em duas semanas com antibióticos e analgésicos).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Boa noite! A recuperação da cirurgia de amigdalectomia realmente é bastante dolorida, principalmente até o 7o a 10o dia, dependendo de cada paciente. Claro que a partir desse momento a dor deve…

Dr. Rodrigo dos Santos Pêgo
Otorrino
Rio de Janeiro
Olá, sim a remoção do caseum pode ser feita dentro do consultório médico na própria cadeira de exames sem nenhum tipo de dor e sem nenhum tipo de problema,ok?Sugiro que procure seu otorrino de…

A cicatrização total dura aproximadamente de duas a três semanas. Seria prudente retornar ao seu cirurgião verificar se está tudo bem, mesmo sem estar com dor .

Dr. Rafael Souza Moraes
Otorrino, Cirurgião cranio-maxilo-facial
Curitiba
Isto pode ocorrer, mas o ideal é conversar com o seu médico!

A turbinoplastia inferior parcial é a retirada de parte dos cornetos inferiores. Normalmente é um procedimento realizado concomitante com a septoplastia. Caso esteja com dúvidas, é válido agendar…

Dra. Maíra da Rocha
Otorrino, Médico do sono
Rio de Janeiro
Caso você e seu médico optem pelo tratamento cirúrgico, a técnica cirúrgica não muda pela presença dos cáseos ou pelo tamanho reduzido das amígdalas. A maioria dos cirurgiões atualmente opta…

Dr. Daniel Curi
Otorrino, Cirurgião cranio-maxilo-facial
São Paulo
Olá! Teoricamente não há um tempo mínimo para que se faça a amigdalectomia após um episódio infeccioso. Geralmente não se realiza a cirurgia durante um quadro agudo de amigdalite por aumentar…

Dr. Daniel Curi
Otorrino, Cirurgião cranio-maxilo-facial
São Paulo
Olá! Essa não é uma condição tão comum, mas pode ocorrer sim. Geralmente trata-se de um quadro reversível, mas que pode durar por alguns meses. Seria interessante que um otorrino avaliasse para…