A audiometria, em sua forma mais simples, é a medição da capacidade de um indivíduo em ouvir sons. Envolve uma série de testes realizados por um audiologista ou outro especialista treinado, usando um audiômetro, uma máquina equipada para produzir sons de frequências e volumes variados. O objetivo principal da audiometria é determinar a extensão da perda auditiva de uma pessoa e sua possível causa. É uma ferramenta indispensável na saúde moderna, desempenhando um papel crucial no diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados à audição.

O termo “audiometria” tem origem na palavra latina 'audire', que significa 'ouvir', e na palavra grega 'metron', que significa “medida”. Os resultados de um teste de audiometria geralmente são representados em um audiograma, um gráfico que visualiza os níveis de limiar auditivo em diferentes frequências.

A audiometria é um procedimento não invasivo e indolor. É um processo padrão em avaliações de rotina, especialmente para indivíduos que trabalham em ambientes com exposição ao ruído, idosos e crianças com dificuldades na fala ou aprendizado.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Vale lembrar se a perda é uni ou bilateral , pois o diagnóstico e conduta irá variar. A consulta com ORL e talvez outros exames serão importantes.

 Maria Bernadete Tormena
Fonoaudiólogo
Campinas
Eu gostaria de ver o resultado do seu exame pq pode ter um padrão diferente do que estou habituada aferir. Mas o meu conselho faça nova audiometria e procure opinião de outro profissional. Vc…

 Juliane Lazzari Prezzi
Fonoaudiólogo
Bento Gonçalves
Olá! Temos perda auditiva moderada em AO. Quais são as frequências atingidas? Qual o tipo de perda auditiva? Tem que se enquadrar em determinadas características para poder se enquadrar nas cotas.

Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Otorrino
Rio de Janeiro
Prezado paciente-internauta,

Sua descrição do exame não está muito clara, entretanto, se a conclusão do laudo é "dentro da normalidade", creio que não haja muito com…

 Juliane Lazzari Prezzi
Fonoaudiólogo
Bento Gonçalves
Perda auditiva mista você deve consultar com o otorrinolaringologista, sendo que dependendo o caso pode vir a apresentar audição normal pós tratamento. No entanto depende da função para a audiometria…

Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Otorrino
Rio de Janeiro
Prezado paciente-internauta,

As perdas ou déficits auditivos, podem até ter relação com algum tipo de infecção que tenha deixado uma sequela, mas isso não é o mais comum nos dias…

 Giuliana Marsola
Fonoaudiólogo
Salvador
O que geralmente ocorre é a presença de GAP(diferencial aéreo-ósseo) em mais de uma frequência, que é constituído por uma diferença de 15dB ou mais entre a via óssea e via aérea. Quando esta…

Dra. Gilselia Martins
Fonoaudiólogo
Duque de Caxias
Provavelmente pela perfuração você deve ter uma perda condutiva. O ideal é saber com o seu médico qual a extensão da perfuração, que pode ser reconstituída pelo próprio organismo, com ajuda de…